Um programa para promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar mental

A saúde mental permite que cada pessoa se realize em todas as suas potencialidades, contribuindo para a comunidade de forma positiva. A promoção da saúde mental é, por isso, um instrumento fundamental para a construção de sociedades felizes, realizadas, produtivas e coesas.

A reconfiguração das relações pessoais, dos modos de comunicação, das modalidades de trabalho e da forma como nos projetamos no futuro colocou novos e crescentes desafios sobre uma sociedade em que nos sentimos, tantas vezes, sozinhos, ansiosos e desamparados. Curiosamente, ao mesmo tempo que se deslaçam muitas das redes de suporte tradicionais, um número crescente de pessoas procura reencontrar um sentido para vida, habitando mais serenamente cada momento.

Quantas vezes somos mais exigentes e penalizadores connosco próprio do que com os outros? Quantas vezes reagimos emocionalmente sem um efetivo controlo racional das nossas ações? Quantas vezes temos dificuldade em relaxar e sentir aquilo que o corpo tem para nos comunicar? Quantas vezes colocamos em causas os nossos próprios valores? Quantas vezes temos dificuldade para manter relações pessoais reciprocamente positivas?

Cientes da pertinência destas questões, o programa 29K FJN proporciona um conjunto de ferramentas que visam promover a saúde mental através do desenvolvimento pessoal, do autoconhecimento e do bem-estar. Em concreto, apresentam-se cursos de desenvolvimento pessoal baseados em técnicas cientificamente validadas e largamente utilizadas ao longo das últimas décadas como a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Terapia de Aceitação e Compromisso para melhorar o autoconhecimento e garantir uma transformação pessoal promotora de bem-estar e saúde mental.

Os cursos são constituídos por vídeos, meditações e exercícios, guiados por embaixadores que partilham de forma genuína as suas emoções e pensamentos. A partilha em pequenos grupos, através de chats de textos e sessões de vídeo ao vivo, garante a possibilidade de dar e receber apoio de forma honesta e aberta, permitindo uma maior identificação e desenvolvimento pessoal.

Todo o processo de criação dos conteúdos foi cientificamente informado e clinicamente validado, encontrando-se em validação a adaptação para a língua portuguesa. Além da adequabilidade dos conteúdos, serão medidos os ganhos em saúde e a qualidade de vida bem como os níveis de ansiedade, stress e sintomas depressivos. Este processo garante a replicabilidade das intervenções e protege os utilizadores de um certo experimentalismo que ainda se verifica no âmbito das intervenções em saúde em ambiente digital.

O caminho que cada um constrói na jornada pela 29K FJN é pessoal, único, partilhado, profundo e intransmissível. A aprendizagem e o crescimento são garantidos.

Partilha este artigo_