Covid-19 reforça tendências de ganho ou perda de relevância das competências

O emprego em Portugal tem-se transformado na última década, tornando-se mais qualificado e mais concentrado em empregos mais complexo que envolvem tarefas mais abstratas do que manuais e requerem maior conhecimento por parte dos trabalhadores.

Esta transformação tem consequências nas competências mais relevantes para o mercado do trabalho, com algumas a ganharem preponderância em detrimento de outras. Como se caracteriza esta evolução até 2019? E a crise pandémica, veio reforçar ou reverter essa tendência?

QUE COMPETÊNCIAS QUE GANHARAM E PERDERAM PREPONDERÂNCIA ENTRE 2011 E 2019?

A transformação do emprego registada entre 2011 e 2019 levou a que a preponderância de diferentes competências tenha evoluído.

Nesse período, evidenciam-se as competências de ’Programação e design de tecnologias’, pelo crescimento acentuado na totalidade do emprego. O crescimento foi moderado até 2013, mas acelerou no período que se seguiu à crise financeira, tendo obtido uma taxa de crescimento para todo o período de 8,8%.

Embora menor, é também visível um crescimento da intensidade de utilização das competências de ‘Interpretação científico-matemática’ e pela ‘Análise e avaliação de sistemas’. 

Estas três competências são precisamente aquelas que em 2018 estavam associadas a um maior salário real médio entre as pessoas ao serviço em empresas. São ocupações que utilizam intensamente as várias competências e que são mais usadas em profissões do tipo abstrato. 

Em contrapartida, no mesmo período (de 2011 a 2019) decresceu a intensidade de utilização de competências como as de ’Monitorização e controlo de operações’ e de ‘Seleção, instalação e manutenção de equipamentos e sistemas’. Apesar desse decréscimo ter sido observado ao longo de todo o período, foi mais acentuado no período da crise financeira do que no período pós-crise. 

Variação da intensidade de utilização das competências no emprego entre 2011 e 2019

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), O*NET, FJN 1

A CRISE PANDÉMICA REFORÇOU ESTAS TENDÊNCIAS

As competências que mais perderam e ganharam preponderância em 2020, ano de crise pandémica, foram semelhantes às destacadas no período 2011-2019.

A intensidade de utilização de competências parece ter aumentado sobretudo para as competências de ‘Programação e design de tecnologia’, de ‘Interpretação científica e matemática e de análise’ e ‘Avaliação de sistemas’.

Por outro lado, o emprego global parece ter reduzido a procura por competências de ‘Seleção, instalação e manutenção de equipamentos ou sistemas’ e de ‘Monitorização e controlo de operações’, competências particularmente importantes em empregos de natureza menos abstrata. Estas tendências estão também em linha com as verificadas até 2019. 

Finalmente, o aumento de intensidade de competências mais interativas, nomeadamente ‘Gestão de tempo e equipas’, ‘Orientação para o serviço e mercado’ ou ‘Inteligência emocional’, é menos notório, um facto a que não será estranho a sua maior dependência da interação social comprometida durante a crise pandémica. 

Variação da intensidade de utilização das competências no emprego entre 2019 e 2020  

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), O*NET, FJN 1

1VER AQUI ANEXO METODOLÓGICO PARA MAIS INFORMAÇÃO.

Este insight faz parte do relatório da Fundação José Neves “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal” que pode consultado na íntegra aqui.

Partilha este artigo_