Por uma Educação com Futuro: Carlos Oliveira no “Portugal Amanhã” sobre a educação em PortugaL

Por uma Educação com Futuro: Carlos Oliveira no“Portugal Amanhã” sobre a educação em Portugal

Carlos Oliveira, presidente da Fundação José Neves, destacou questões críticas relacionadas com o sistema de educação em Portugal, no “Portugal Amanhã”, do Semanário Sol.

“O desfasamento do sistemade educação em Portugal face à velocidade a que o mundo evolui é de tal formaque pode ser descrito da seguinte forma: temos hoje uma educação baseada emmodelos do século XVIII, com professores do século XX e alunos do século XXI.”

Carlos Oliveira destaca a lacuna entre as abordagens de ensino e as necessidades do mundo moderno, que exige novas habilidades técnicas, assim como socioemocionais.

Outro ponto crucial abordado é a escassez de professores, um problema que vai além das questões crónicas entre a classe docente e o governo. O envelhecimento de professores qualificados sem substituição adequada é uma preocupação significativa. Como é possível ver no Estado da Nação de 2023,“os professores com menos de 30 anos são uma exceção, representando apenas 1,7%dos professores no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e 3,1% no Ensino Pré-Escolar.”

“(…) os alunos, quedeveriam ser o centro e foco da Educação em Portugal, mas que continuam a sertratados em grandes grupos homogéneos.”

 Carlos Oliveira também ressalta a importância de uma educação mais individualizada, adaptada ao perfil de cada aluno, reconhecendo que todos são diferentes e que o futuro depende da promoção das as suas habilidades.

Para enfrentar estes desafios, são sugeridas algumas medidas, incluindo o foco no resultado da educação, o investimento em recursos educacionais, a melhoria das condições para professores, a adaptação do ensino superior às necessidades futuras e o reconhecimento da importância da educação profissional e do ensino superior politécnico.

“A mudança na Educaçãopassa por um Ministério da Educação focado nos resultados da educação (output),isto é, em portugueses com competências adequadas para o futuro.”

Conclui com a importância da inovação na educação e apela à criação de uma Agenda da Educação em Portugal para a próxima década, enfatizando que o país não pode ficar para trás diante das mudanças iminentes. Assunto que também é abordado no Estado da Nação de 2023.

Veja o artigo completo de Carlos Oliveira no “Portugal Amanhã” do Semanário Sol.

Partilha este artigo_