Em 2020, cerca de metade das profissões viu os salários aumentarem mais de 3%

Na última década, os salários dos trabalhadores portugueses foram afetados de forma significativa quer por fatores relacionados com o ciclo económico – tais como a crise financeira de 2010 a 2014 como a mais recente crise pandémica – como também por fatores mais intrínsecos ao mercado laboral como, por exemplo, o aparecimento e crescimento de profissões com uma forte componente tecnológica.

Neste insight analisa-se a evolução do salário médio em termos agregados e por profissões do Brighter Future. Para isso, recorre-se aos dados dos Quadros de Pessoal que resulta de um inquérito anual obrigatório a todas as empresas do setor privado e do setor empresarial do estado com pelo um trabalhador por conta de outrem e que está a cargo do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP/MTSSS). Os dados mais recentes, que reportam a situação das empresas em 2020, são comparados aos de 2019, antes da crise pandémica, e aos de 2010.

COMO TEM EVOLUÍDO O SALÁRIO MÉDIO DOS TRABALHADORES EM PORTUGAL?

Entre 2010 e 2019, o salário médio real dos trabalhadores cresceu apenas cerca de 0,6%, uma evolução que esconde duas tendências muito distintas: a queda de 5,4% entre 2010 e 2015 e a recuperação de 6,4% entre 2015 e 2019.

Em 2020, ano marcado pelo início da crise pandémica, o salário médio fixou-se em cerca de 1200€, mantendo a tendência de crescimento, com um aumento de 4,6% entre 2019 e 2020.

De facto, esta foi a maior taxa de crescimento anual dos salários, sendo inclusivamente superior a variação registada entre 2018 e 2019 (3,1%). A razão do aumento do salário médio pode ser no entanto muito diferente nos dois períodos, evidente pela diferente evolução do número de trabalhadores.

A acentuada subida do salário médio de 2019 para 2020 pode não resultar de um aumento efetivo do salário dos trabalhadores, mas sim de um efeito estatístico resultante de uma recomposição do emprego. Este efeito é comum durante períodos recessivos em que os postos de trabalho eliminados são os mais frágeis, tipicamente com vínculos laborais precários, menos qualificações, experiência profissional e remunerações mais baixas, o que leva a um aumento do salário médio.

A variação do número de trabalhadores e do salário nos diferentes setores de atividade sugere que a recomposição do emprego está, pelo menos em parte, associada à variação do salário. Em média, os setores com maior perda de emprego entre 2019 e 2020 tendem a ser os que tiveram maior aumento salarial.

Evolução do salário médio real e das pessoas ao serviço entre 2010 e 2020

FONTE: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), FJN/BRIGHTER FUTURE.
NOTAS: SÃO CONSIDERADOS OS TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM EM EMPRESAS DO SETOR PRIVADO E DO SETOR EMPRESARIAL DO ESTADO. SALÁRIO BRUTO MENSAL MÉDIO A PREÇOS CONSTANTES (BASE 2020).

EM 2020, A MAIORIA DAS PROFISSÕES TEVE AUMENTOS SALARIAIS, MAS POR RAZÕES DIFERENTES

Dada a especificidade do ano de 2020, o aumento do salário médio nas profissões pode ter resultado da diminuição do número de trabalhadores com salário mais baixo, pelo que é pertinente ter em conta a evolução do número de trabalhadores na análise da evolução do salário médio.

Por um lado, existem de facto profissões que registaram um aumento salarial e uma queda no número de trabalhadores. As profissões em que esta tendência é mais expressiva são:

Por outro lado, há profissões em que o aumento salarial em 2020 foi acompanhado por um aumento do número de trabalhadores no mesmo ano, sugerindo que houve de facto aumento salarial para os trabalhadores ou que os novos trabalhadores recebem salários acima da média. Este duplo aumento é indicativo de uma escassez de oferta destes profissionais no mercado de trabalho, particularmente quando acontece durante vários anos.

Esse é o caso para as seguintes profissões, que registaram aumentos acima da média no salário médio e no número de trabalhadores quer entre 2015 e 2019 quer entre 2019 e 2020:

Taxa de variação dos trabalhadores e dos salários médios entre 2019 e 2020 por profissão BF

FONTE: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), FJN/BRIGHTER FUTURE.
NOTAS: SÃO CONSIDERADOS OS TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM EM EMPRESAS DO SETOR PRIVADO E DO SETOR EMPRESARIAL DO ESTADO.

O top de profissões com maior aumento salarial entre 2019 e 2020, independentemente a variação do número de trabalhadores, foi composto por profissões bastante diferentes entre si, destacando-se as seguintes com um crescimento salarial superior a 19%:

_ Empregados das agências de viagens
_ Treinadores, instrutores e árbitros de desportos
_ Técnicos em redes, sistemas de computadores e Web

Em contraste, apenas 11% das profissões Brighter Future tiveram uma queda do salário médio real entre 2019 e 2020. A maior redução salarial entre 2019 e 2020 ocorreu quer em profissões mais qualificadas – por exemplo: ‘Engenheiros químicos’ ou ‘Físicos, químicos e especialistas relacionados’ – como em profissões tipicamente menos qualificadas. Destacam-se os ‘Trabalhadores qualificados da aquicultura e das pescas’ e os ‘Controladores de tráfego aéreo e de segurança de sistemas eletrónicos aeronáuticos’ com uma redução do salário médio real superior a 11% entre 2019 e 2020.

ENTRE 2010 E 2020, 4 EM CADA 10 PROFISSÕES TIVERAM PERDAS SALARIAIS REAIS

Apesar do aumento de 5,3% do salário médio real entre 2010 e 2020, 4 em cada 10 profissões tiveram perdas salariais reais.

As profissões cujo salário mais diminui entre 2010 e 2020 são bastante díspares. No top dez, encontram-se várias profissões de professores (do ensino privado), ‘Farmacêuticos’, ‘Técnicos operadores de TIC’, ‘Especialistas em publicidade e marketing’, ‘Analistas em gestão e organização’, ‘Diretores de estratégia e planeamento’ e ‘Engenheiros industriais e de produção’, todos com perdas superiores a 15%.

Também há bastante disparidade nas profissões com maior aumento salarial entre 2010 e 2020. No top dez, encontram-se, entre outras, profissões mais tecnológicas – como ‘Técnicos em redes, sistemas de computadores e Web’ e ‘Programadores Web e de multimédia’- e profissões relacionadas com o setor têxtil. Destacam-se os ‘Controladores de tráfego aéreo e de segurança de sistemas eletrónicos aeronáuticos’ e os ‘Agentes imobiliários e gestores de propriedades’ com aumentos de 74,3% e 31,4%, respetivamente.

Profissões com maior e menor crescimento do salário médio real entre 2010-2020

FONTE: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), FJN/BRIGHTER FUTURE.
NOTAS: SÃO CONSIDERADOS OS TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM EM EMPRESAS DO SETOR PRIVADO E DO SETOR EMPRESARIAL DO ESTADO. CONSIDERARAM-SE APENAS AS PROFISSÕES BF COM PELO MENOS 500 TRABALHADORES EM 2010. PREÇOS CONSTANTES (BASE 2020).
Partilha este artigo_