Ofertas de emprego diminuíram 26% entre julho e agosto

Como evoluíram as ofertas de emprego em agosto de 2023 comparativamente aos meses anteriores?

As ofertas de emprego de agosto de 2023 baixaram 26% em comparação com as de julho, acentuando a tendência de decréscimo que se tem vindo a verificar desde junho.  

Entre junho e agosto de 2023, as ofertas de emprego diminuíram cerca de 52%, ou seja, o volume de ofertas em agosto foi menos de metade do registado em junho.

De facto, agosto foi o mês, até ao momento, com o número mais baixo de ofertas de emprego de 2023.  

Evolução das ofertas de emprego entre agosto de 2021 e agosto de 2023 (agosto 2021=100)

Fonte: FJN/Brighter Future, Burning Glass (1)

Como se compara o volume das ofertas de emprego em agosto de 2023 face ao período homólogo de 2022 e 2021?

As ofertas de agosto de 2023 decresceram, quer face aos meses anteriores como face ao período homólogo do ano transato. Em comparação com agosto de 2022, o volume de ofertas foi 69% inferior.

Apesar de ainda ter sido um período ainda bastante marcado pela crise pandémica e pelos subsequentes efeitos no mercado laboral, o número de ofertas em agosto de 2021 foi também superior: as ofertas em agosto de 2023 ficaram 46% abaixo das registadas dois anos antes.  

Que profissões registaram maior e menor procura em agosto de 2023, face ao mesmo período de 2022?

O forte decréscimo, em termos agregados, do número de ofertas de emprego em agosto de 2023 face ao período homólogo do ano anterior também se traduziu, previsivelmente, na queda das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 94% das profissões  Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2022.

Destas, destacaram-se as seguintes com um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 78% e uma queda do volume de ofertas, em termos absolutos, superior a 400 ofertas em agosto de 2023 face ao período homólogo de 2022:

_Pessoal de informação administrativa

_Empregados de mesa e bar

_Empregados dos centros de chamadas

_Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_Vendedores e encarregados de lojas

_Empregados de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes

_Motoristas de veículos pesados e de autocarros

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um crescimento do volume das ofertas em agosto de 2023 face ao período homólogo de 2022 superior a 25%:

_Técnicos operadores das tecnologias de informação e comunicação (TIC)

_Especialistas e Engenheiros do ambiente

_Inspetores e técnicos da saúde, do trabalho e ambiente

_Analistas e programadores de software e aplicações

Quais foram as profissões mais procuradas?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem seis profissões no top dez das profissões mais procuradas em agosto de 2023 que também estavam no top em agosto de 2022. Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Profissões mais procuradas em agosto de 2023 e variação face a agosto de 2022

Fonte: FJN/Brighter Future, Burning Glass

Apesar de agosto de 2022 e 2023 partilharem as mesmas seis profissões, o posicionamento de cada uma entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo.

Os ‘Representantes comerciais’ foram os únicos que não alteraram de posição ao manterem o 8º lugar entre as profissões mais procuradas.

Os ‘Programadores de software’, que sistematicamente têm sido a profissão mais procurada pelos empregadores, baixaram de posição, encontrando-se, em agosto de 2023, no 2º lugar. Os ‘Analistas de sistemas’, com uma subida de quatro posições, foram a profissão com o maior volume de ofertas em agosto de 2023.

No sentido inverso, os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e o ‘Pessoal de informação administrativa’ perderam posições entre as profissões mais procuradas, encontrando-se, em agosto de 2023, no 5º e 7º lugares, respetivamente.    

Que profissões entraram e quais as que saíram do top das mais procuradas?

Face a agosto de 2022, as quatro profissões que saíram do top foram as seguintes:  

_Empregados de mesa e bar

_Empregados dos centros de chamadas

_Vendedores e encarregados de lojas

_Motoristas de veículos pesados e de autocarros  

No sentido oposto, as quatro profissões que entraram no top das mais procuradas em agosto de 2023 foram as seguintes:  

_Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança

_Especialistas em publicidade e marketing

_Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares

_Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados

Destas profissões, destacaram-se a subida de 10 posições dos ‘Especialistas em publicidade e marketing’ até à 6ª posição do top das mais procuras em agosto de 2023.

No Brighter Future podes encontrar dados detalhados para mais de 1800 profissões. Podes procurar por profissões através da pesquisa do Brighter Future ou do Explorar Profissões.

Nota Metodológica:
Na elaboração do presente insight recorreu-se aos dados das ofertas de emprego online no mercado laboral português facultados pela Burning Glass e tratados pela FJN do mês de agosto de 2023 comparando, os mesmos, quer face aos meses anteriores como ao período homólogo de 2021 e 2022.  
  1. O índice 100 é uma normalização do número global de ofertas de emprego em agosto de 2021.  

Partilha este artigo_