Continuar a estudar depois da escolaridade obrigatória compensa

Num mundo que muda tão rapidamente, é imprescindível a aquisição de competências para responder a novas exigências profissionais.

Os números falam por si: em média, quem completa o ensino superior tem maior probabilidade de estar empregado e tem salários mais elevados.

Em 2018, os jovens entre os 25 e os 34 anos com licenciatura tinham um salário 42% superior aos que ficaram pelo ensino secundário. Também aqueles que terminaram cursos do pós-secundário, ou cursos Técnicos Superiores Profissionais, têm ganhos salariais de cerca de 10% face aos do ensino secundário.

Tomar decisões sobre a continuação dos estudos e da área de formação pode ser desafiante, pela incerteza e necessidade de ponderar diversos fatores. A família desempenha um papel essencial para ajudar neste processo, por isso disponibilizamos 6 recomendações úteis que podes conhecer neste vídeo:

Se ficaste interessado em saber mais, consulta o “Guia para jovens e pais: como escolher o que estudar?” onde encontrarás dados e outras recomendações essenciais para ajudar a tomar uma das decisões mais importantes da vida.

O processo de tomada de decisão é complexo e não existe uma escolha melhor comum a todos. As pessoas são diferentes, têm prioridades e interesses distintos e o contexto em que vivem tem uma enorme influência nas suas expectativas e escolhas.

Por isso, o acesso a informação de qualidade, de fontes fidedignas e baseadas em factos torna-se a chave para as escolhas mais acertadas.

No Brighter Future podes pesquisar cursos do ensino superior por área de estudo, região, nível e tipo de ensino ou instituição; saber mais detalhes sobre cada profissão, desde as tarefas, aos salários médios ou nível de educação mais comum; e, ainda, explorar as competências mais relevantes em determinada profissão ou área.
Partilha este artigo_