As ofertas de emprego voltaram a crescer em maio de 2022

A análise da evolução das ofertas de emprego é um indicador relevante para perceber a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos e, no caso particular dos últimos anos, às diferentes fases crise pandémica.

As ofertas de emprego permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO EM MAIO DE 2022 COMPARATIVAMENTE AOS MESES ANTERIORES?

Em maio de 2022, as ofertas de emprego aumentaram em aproximadamente 5% comparativamente ao mês anterior. Este resultado retomou a tendência de crescimento das ofertas de emprego que se regista desde o início de 2022 e que tinha sido interrompida em abril. Entre março e abril de 2022 as ofertas tinham caído em aproximadamente 21%.

O mês de maio do presente ano registou o segundo maior volume de ofertas de emprego desde o início de 2021, apenas ultrapassado pelo mês de março de 2022.

COMO SE COMPARA A OFERTA DE EMPREGO EM MAIO DE 2022 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2021?

O volume das ofertas de emprego de maio de 2022 foi superior não só ao verificado nos meses anteriores – com exceção de março de 2022 – como também em relação ao mês homólogo do ano anterior: comparativamente a maio de 2021, as ofertas de emprego de maio de 2022 cresceram cerca de 78%, ou seja, o volume de ofertas em maio de 2022 foi cerca de 1,8 vezes superior ao volume das ofertas do período homólogo de 2021.

Evolução mensal das ofertas de emprego online de fontes estáveis entre janeiro de 2021 e maio de 2022 (janeiro de 2021 = 100)

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.1

FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO QUAIS FORAM AS PROFISSÕES QUE MAIS CRESCERAM? E DIMINUÍRAM?

O forte crescimento, em termos agregados, do número de ofertas de emprego em maio de 2022 face ao período homólogo do ano anterior também se traduziu, previsivelmente, no crescimento das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 84% das profissões BF registaram um aumento do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2021.

Destas, destacaram-se as seguintes com um crescimento a nível das ofertas de emprego superior a 200%, ou seja, para todas estas profissões o volume de ofertas em maio de 2022 foi pelo menos três vezes superior ao verificado em maio de 2021:

_Trabalhadores não qualificados de apoio aos transportes e armazenagem

_Diretores de compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados

_Auxiliares de educadores de infância e de professores

_Chefes de cozinha

_Governantes domésticos e encarregados de limpeza e de trabalhos domésticos

_Rececionistas de hotel

_Estafetas, bagageiros e distribuidores

Em termos absolutos, o aumento das ofertas foi mais acentuado nas seguintes profissões, ao registarem um crescimento superior a 450 ofertas entre os dois períodos:

_Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados

_Especialistas em recursos humanos

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um decréscimo do volume das ofertas em maio de 2022 face ao período homólogo de 2021 superior a 70%:

_Vendedor ambulantes e em mercados ou quiosques

_Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados

_Trabalhadores qualificados em isolamentos acústicos e térmicos e vidro

_Terapeutas ocupacionais, psicopedagogos clínicos e institucionais, podólogos e psicomotricistas

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM MAIO DE 2022?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas em maio de 2022 foram semelhantes às do período homólogo do ano anterior.

De facto, existem oito profissões no top dez das profissões mais procuradas em maio de 2022 que também estavam no top em maio de 2021.

Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em maio de 2022 foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Top de profissões mais procuradas pelos empregadores em maio de 2022 e variação face a maio de 2021

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.


A profissão ‘Programadores de software’ manteve-se como a mais procurada. De igual modo, também os ‘Especialistas em recursos humanos’ permaneceram na 5ª posição do top em ambos os períodos em análise. Para as restantes e, apesar de oito das dez profissões serem as mesmas, a sua ordenação entre as mais procuradas foi diferente.

Destacaram-se as subidas dos ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e dos ‘Empregadores de mesa e bar’ à 2ª e 3ª posição do top, respetivamente.

No sentido inverso, as profissões dos ‘Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ e ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ desceram três posições no top. Também as profissões ‘Analistas de sistemas’ e dos ‘Representantes comerciais’ perderam lugares no top das mais procuradas, encontrando-se, em maio de 2022, na 4ª e 8ª posição do top, respetivamente.

Face a maio de 2021, as duas profissões que saíram do top foram as seguintes:

_ Diretores de investigação e desenvolvimento

_ Mecânicos e reparadores de máquinas e de veículos terrestres

Os ‘Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados’ e ‘Vendedores e encarregados de lojas’ que, em maio de 2021, não se encontravam entre as dez mais procuradas, subiram sete posições até à 6ª e 10ª posição do top das profissões mais procuradas em maio de 2022.

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO DE FONTES ESTÁVEIS NO MÊS DE JANEIRO DE 2021.

Partilha este artigo_