O Desenvolvimento Pessoal e Bem-Estar para a Educação - um pilar fundamental

A Educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de cada pessoa e para a construção da Sociedade.

Entendo a Educação como um processo e uma atitude.

Um processo para a vida, que concretiza a ambição de cada indivíduo e lhe permite potenciar a sua realização pessoal – isto deve ser construído ao serviço do próprio mas, em última análise, também ao serviço da sociedade. É, igualmente, uma atitude que nos permite “aprender para ser” – e assim permite a cada um potenciar a sua realização pessoal completa a nível psicossocial, afetivo e físico.

O desenvolvimento pessoal, a criatividade e o bem-estar são fatores críticos para a Educação. Curiosamente, em paralelo, são também os principais resultados do sistema educativo. Creio que o sucesso do sistema educativo implica o recurso a métodos pedagógicos inovadores disruptivos e transformadores a implementar em ambientes de aprendizagem inspiradores, que promovam uma aprendizagem colaborativa focada na aquisição de competências e centrada no estudante. E porque somos todos diferentes, é fundamental que o sistema educativo tenha em consideração a diversidade das pessoas. Mantendo um espírito aberto, e aceitando a diversidade, podemos mitigar as iniquidades no acesso ao sistema educativo dos mais desfavorecidos e ser mais inclusivos. Mais, garantimos o sucesso na retenção de todos no processo de aprendizagem e incentiva uma atitude positiva em relação à aprendizagem ao longo da vida.  A centralidade no desenvolvimento pessoal e no bem-estar são inegáveis para o constructo educacional. Contudo, existem dificuldades para que estes tópicos se inscrevam nas agendas das estruturas políticas, provavelmente porque são percebidos como resultados individuais, e não sociais ou económicos.

Felizmente, a sociedade, como um todo, está mais consciente da sua importância e da necessidade de considerarmos o bem-estar como um fator essencial para a aprendizagem, a educação ao longo da vida como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e os processos de avaliação como elementos chave para a melhorar os processos e atingirmos os nossos objetivos pessoais e coletivos. Só assim cumprimos a nossa Missão e Razão de Ser!

Partilha este artigo_