O 2º trimestre de 2021 foi o segundo trimestre com mais ofertas de emprego desde 2020

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a resposta dos empregadores às diferentes fases da crise pandémica. Estes dados para os meses de 2021 permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho neste ano, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de 2020.

COMO TÊM EVOLUÍDO AS OFERTAS DE EMPREGO TRIMESTRAIS DESDE O 1º TRIMESTRE DE 2020?

As ofertas de emprego trimestrais têm tido uma forte oscilação justificada por variações sazonais mas também pela situação pandémica e pelas medidas restritivas que condicionaram a atividade económica.

As ofertas de emprego do 1º e 2º trimestre de 2020 – período do aparecimento da pandemia – foram baixas. O 3º trimestre de 2020 revelou uma grande recuperação com um aumento de ofertas de 123% face ao trimestre anterior.

Desde o 3º trimestre de 2020 se que tem verificado uma queda progressiva das ofertas trimestrais de emprego. De facto, entre o 3º trimestre do ano anterior e o 1º trimestre deste ano, as ofertas trimestrais reduziram cerca de 53%, ou seja, as ofertas dos primeiros 3 meses de 2021 correspondem a menos de metade das ofertas dos meses de julho a setembro de 2020. Os períodos de confinamento parecem assim ter prejudicado a procura de emprego por parte dos empregadores.

Evolução trimestral das ofertas de emprego entre o 1º trimestre de 2020 e o 2º trimestre de 2021 (1º trimestre de 2020 = 100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS1

O 2º TRIMESTRE DE 2021 MARCA O RETORNO À TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO

À semelhança do que aconteceu no final do primeiro período de confinamento, em 2020, também o final do período de confinamento, em Março de 2021, inverteu a tendência registada nos trimestres anteriores: face aos primeiros três meses de 2021, as ofertas do 2º trimestre registaram um aumento bastante significativo de aproximadamente 44%.

Verifica-se, deste modo, uma correlação negativa entre as medidas restritivas que condicionam a atividade económica e a evolução das ofertas de emprego ao longo dos trimestres.

ESTE É O SEGUNDO TRIMESTRE DESDE O INÍCIO DE 2020 COM MAIS OFERTAS DE EMPREGO

Apesar do crescimento no 2º trimestre de 2021, as ofertas ainda não recuperaram para o nível de ofertas registado no 3º trimestre de 2020 (decréscimo de 32% entre o 3ºt de 2020 e o 2ºt de 2021). Não obstante, e analisando a evolução das ofertas trimestrais desde o início de 2020, o 2º trimestre de 2021 apresentou o 2º melhor resultado em termos de volume de ofertas de emprego.

Face ao trimestre homólogo do ano anterior – 2º trimestre de 2020 – que ficou inevitavelmente marcado pelo agravamento da situação pandémica e pela imposição de um conjunto de medidas que limitaram de forma significativa a atividade económica, nomeadamente durante o mês de abril com o 1º confinamento obrigatório, as ofertas do 2º trimestre de 2021 registaram um crescimento de aproximadamente 51%, ou seja, as ofertas conjuntas de abril a junho de 2021 correspondem a 1,5 vezes das ofertas registadas no mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUÍRAM AS OFERTAS MENSAIS DE EMPREGO NO 2º TRIMESTRE DE 2021?

A análise da evolução mensal das ofertas de emprego permite-nos perceber que durante o 2º trimestre de 2021 não houve um crescimento contínuo e uniforme das ofertas tal como indiciado pela evolução trimestral.

De facto, comparando com 1º mês do trimestre – abril de 2021 – verifica-se uma redução das ofertas mensais tanto em maio como em junho. Entre abril e maio as ofertas reduziram cerca de 15% sendo que entre maio e junho inverteu-se a tendência anterior com as ofertas a crescerem cerca de 8%.

Apesar da queda das ofertas mensais de aproximadamente 9% entre o primeiro e o último mês do trimestre (abril e junho), qualquer um dos meses do 2º trimestre registaram um maior volume de ofertas que qualquer um dos meses do 1º trimestre do ano. De facto, no 1º semestre do ano – entre janeiro e junho – as ofertas aumentaram cerca de 35%.

Evolução das ofertas de emprego entre janeiro de 2020 e junho de 2021 (janeiro 2020 = 100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS2

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES COM MAIOR VARIAÇÃO DE PROCURA NO ÚLTIMO ANO?

Das profissões Brighter Future com expressão de procura no 2º trimestre de 2020, 88% registaram um aumento de ofertas no mesmo trimestre de 2021. Destas destacam-se as seguintes profissões cujas ofertas mais do que duplicaram no 2º trimestre de 2021 face ao período homólogo do ano anterior:

_ Empregado de mesa e bar

_ Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições

_ Administrativo e secretário especializado

_ Cozinheiro

_ Analista financeiro

_ Pintor, limpador de fachadas e similares

_ Engenheiro civil

_ Desenhador e técnicos afins

_ Técnico de compras

_ Empregado de biblioteca, revisor de provas, escrivão de anúncios e de correspondência, classificador arquivista e empregado de serviço de pessoal

_ Diretor de vendas e marketing

_ Operador de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais

No polo oposto, encontram-se as profissões em contraciclo, ou seja, profissões que, contrariamente ao crescimento de ofertas de emprego em termos agregados, registaram uma redução de ofertas no 2º trimestre de 2021 face ao período de 2020. Essas profissões são as seguintes:

_ Farmacêutico

_ Técnico operador das tecnologias de informação e comunicação (TIC)

_ Carteiro e similares

_ Operador de máquinas do fabrico de produtos alimentares e similares

_ Pessoal de informação administrativa

_ Motorista de automóveis ligeiros, de carrinhas e condutor de motociclos

_ Técnico e assistente farmacêutico

_ Ator, apresentador, criativo e outros artistas

_ Trabalhador de cuidados pessoais nos serviços de saúde

_ Enfermeiro

_ Pessoal dos serviços de proteção e segurança

_ Agente imobiliário e gestor de propriedades

_ Empregado das agências de viagens

Algumas destas profissões mantêm a tendência de contraciclo face às restantes, designadamente as profissões de ‘Enfermeiro’, ‘Técnico e assistente farmacêutico’ e ‘Carteiro e similares’ que, contrariamente à generalidade das profissões, cresceram entre o 1º e o 2º trimestre de 2020 durante um dos períodos de maior condicionamento da atividade económica em virtude das medidas restritivas de combate à pandemia adotadas.

QUAIS SÃO AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS PELOS EMPREGADORES NO 2º TRIMESTRE DE 2021?

Apesar de todas estas oscilações verificadas ao longo dos meses e em relação a períodos homólogos, há um conjunto de 7 profissões que se mantêm no top dez das mais procuradas pelos empregadores no 2º trimestre de 2021 comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

_Programador de software

_Analista de sistemas

_Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

_Programador Web e de multimédia

_Especialista em recursos humanos

_Representante comercial

As 3 profissões que saíram do top das mais procuradas no 2º trimestre de 2021 foram as seguintes:

_Pessoal de informação administrativa

_Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes

_Trabalhador não qualificado da indústria transformadora

Já as 3 profissões que aparecem apenas no top no 2º trimestre de 2021 são:

_Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança

_Empregado de mesa e bar

_Diretor de investigação e desenvolvimento

Apesar de o 2º trimestre de 2020 e 2021 partilharem as mesmas sete profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não é exatamente o mesmo. A profissão ‘Analista de sistemas’ que se encontrava, no 2º trimestre do ano anterior em 3º lugar subiu, em 2021, uma posição, trocando de posições com a profissão de ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’.

As profissões de índole mais tecnológica tais como ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ e ‘Programador Web e de multimédia’ subiram no top do 7º e 9º lugar em 2020 para o 4º e 5º lugar em 2021, respetivamente. No sentido oposto, as profissões de ‘Especialista em recursos humanos’ e ‘Representante comercial’ perderam 3 posições cada. A profissão ‘Programador de software’ é a única que não alterou de posições mantendo o primeiro lugar das profissões mais procuradas pelos empregadores.

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO NO 1º TRIMESTRE DE 2020.
2O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO EM JANEIRO DE 2020.
Partilha este artigo_