Que aptidões ganharam e perderam relevância nos últimos anos?

As aptidões são usadas com diferentes graus de intensidade em cada profissão. Tendo em conta o peso relativo dos trabalhadores nas diferentes profissões, é possível calcular a intensidade média de utilização de cada aptidão para o conjunto dos trabalhadores das empresas portuguesas.

Tendo em consideração este indicador, quais foram as aptidões cuja intensidade média de utilização mais variou entre 2010 e 2019?

As variações que se apresentam refletem a evolução da estrutura do número de pessoas ao serviço por profissão ao longo do tempo.

AS APTIDÕES CUJA INTENSIDADE DE UTILIZAÇÃO MAIS DECRESCEU

As 5 aptidões cuja intensidade média de utilização mais decresceu entre 2010 e 2019 foram: Gestão de recursos financeiros, Reparação, Seleção de equipamento, Gestão de recursos materiais e Instalação.

Todas estas aptidões encontravam-se no top 10 das menos utilizadas no ano de 2010, pelo que este decréscimo indica que têm vindo a perder ainda mais relevância nos últimos anos.

Aptidões com maior decréscimo da intensidade de utilização entre 2010 e 2019

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), O*NET.

AS APTIDÕES CUJA INTENSIDADE DE UTILIZAÇÃO MAIS CRESCEU

As 5 aptidões cuja intensidade média de utilização mais cresceu entre 2010 e 2019 foram: Ciências, Programação, Orientação ao serviço, Design de tecnologia e Perceção social.

Entre estas, Orientação ao serviço e principalmente Perceção social, encontravam-se entre as aptidões mais utilizadas já em 2010, tendo por isso reforçado a sua relevância.

Por outro lado, as aptidões de Ciências, Programação e Design de tecnologia encontravam-se entre as menos utilizadas em 2010 e apesar do seu crescimento, mantêm-se entre as menos utilizadas em 2019.

Aptidões com maior crescimento da intensidade de utilização entre 2010 e 2019

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), O*NET.

QUAIS FORAM AS APTIDÕES MAIS RELEVANTES EM 2019?

Apesar do aumento muito significativo na intensidade de utilização de algumas aptidões entre 2010 e 2019, o conjunto das aptidões utilizadas com maior intensidade manteve-se inalterado.

As aptidões com maior intensidade média de utilização em 2019 e em 2010 foram:

_Escuta ativa

_Oralidade

_Pensamento crítico

_Leitura

_Monitorização de pessoas e organizações

A variação da intensidade média de utilização entre 2010 e 2019 foi, para todas estas aptidões, inferior a 1%.

Partilha este artigo_