As aptidões mais relevantes em Portugal

#como é calculada a intensidade

As aptidões são usadas com diferentes graus de intensidade nas profissões o que permite identificar as que são mais relevantes num conjunto de profissões, num setor de atividade económica, numa região ou no mercado de trabalho como um todo.

Tendo em conta o peso relativo do número de trabalhadores nas diferentes profissões em cada região e o perfil de aptidões que caracteriza cada profissão, é possível calcular a intensidade com que cada aptidão é utilizada, em média, em cada região de Portugal.

AS APTIDÕES MAIS UTILIZADAS PELOS TRABALHADORES EM 2018

O visual seguinte mostra a intensidade média de utilização de cada aptidão em Portugal e por regiões. Quanto maior o valor, maior é a intensidade com que essa aptidão é utilizada pelo conjunto dos trabalhadores.

FONTES: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS DE 2018

Em Portugal, as aptidões utilizadas com maior intensidade são:

Escuta ativa, Oralidade, Pensamento Crítico e Leitura

Este top de competências é, em geral, comum às diferentes regiões de Portugal.

_ Escuta ativa

Define-se como a capacidade de prestar atenção ao discurso de outrem, procurando assimilar os seus argumentos, colocando questões relevantes e não interrompendo de forma inoportuna.

É relevante para um grande leque de profissões que envolvem contacto com os outros como Conservador, Notário, Advogado, Realizador ou produtor, Especialista do trabalho social ou Médico.

As aptidões menos utilizadas pelos trabalhadores

As aptidões menos utilizadas em Portugal e nas diferentes regiões são Instalação, Programação e Design de Tecnologia. Enquanto que a primeira está associada a tarefas manuais, as restantes estão diretamente relacionadas com tecnologia.

O que se está a medir?

Esta intensidade média tem como base a estrutura do mercado de trabalho em termos de profissões de cada região e reflete, por isso, as aptidões usadas pelos trabalhadores no exercício das suas funções e não as aptidões que os trabalhadores ou a população dessa região possui.
Para estes cálculos, são considerados os trabalhadores em empresas com pelo menos um trabalhador, quer sejam do setor privado ou do setor empresarial do estado. Estes cálculos excluem portanto os trabalhadores independentes e do setor administrativo do estado.

Partilha este artigo_