A procura de competências digitais voltou a aumentar em 2022

Os últimos anos foram atípicos: a crise pandémica, as restrições impostas e os subsequentes efeitos económicos e sociais, modificaram o mercado de trabalho. Houve alterações na procura, por parte dos empregadores, e tanto empregadores como trabalhadores tiveram de se adaptar a um novo contexto laboral, marcado, em muitas profissões e setores de atividade, pelo teletrabalho e com recurso a tecnologias de informação e comunicação. Com o relativo regresso à normalidade, importa perceber se estas alterações se repercutiram nas competências procuradas por parte dos empregadores.

Neste Insight, analisa-se a evolução das competências pedidas nas ofertas online de emprego, entre 2019 e 2022, e as competências mais procuradas no último ano.

As competências estão organizadas em três grandes grupos:

  • Competências técnicas: comumente chamadas hard skills, que são relevantes para uma tarefa ou profissão específica;
  • Competências digitais: competências técnicas que permitem o uso de tecnologias de informação e comunicação;
  • Competências transversais: comumente chamadas soft skills, são, por natureza, mais transversais e englobam a capacidade de interação com os outros e com o contexto e ambiente de trabalho.

AS OFERTAS DE EMPREGO AUMENTARAM E, CONSEQUENTEMENTE, AS COMPETÊNCIAS PEDIDAS PELOS EMPREGADORES

As ofertas de emprego aumentaram 45% entre 2021 e 2022. Nestes dois anos, cerca de 87% das ofertas de emprego pediram, pelo menos, uma competência.

Das ofertas que pediram, pelo menos, uma competência em 2022:

  • 88% solicitaram, pelo menos, uma competência técnica
  • 79% solicitaram, pelo menos, uma competência transversal
  • 66% solicitaram, pelo menos, uma competência digital

Com exceção das competências transversais, estes valores representam um aumento da percentagem de ofertas de emprego que pediram competências, entre 2021 e 2022, que foi mais expressivo nas competências digitais: 63% das ofertas em 2021 e 66% das ofertas em 2022 (aumento de 3 pontos percentuais). Apesar da variação ser mais contida nas competências técnicas (1,4 pontos percentuais), estas continuaram a ser as mencionadas em mais ofertas de emprego em 2022, tal como em 2020 e 2021.

A tendência de decréscimo da percentagem de ofertas de emprego que solicitaram, pelo menos, uma competência transversal, verificada entre 2020 e 2021, continuou em 2022: reduziu de 82%, em 2021, para 79%, em 2022.

Percentagem de ofertas que pedem pelo menos uma competência, por tipo de competência e ano

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS

A PROCURA POR COMPETÊNCIAS DIGITAIS AUMENTOU EM 2022

No conjunto de todas as competências pedidas em ofertas de emprego, há um equilíbrio no peso que assumiram as competências técnicas, as transversais e as digitais, verificando-se apenas com uma ligeira desvantagem nas digitais.

Em 2022, das competências pedidas em ofertas de emprego, 37,8% eram técnicas, 34% transversais e, por último, 28,2% eram digitais.

Apesar de as competências digitais serem as menos representadas, este foi o grupo de competências cujo peso mais cresceu, no total das competências pedidas, quer entre 2021 e 2022 (variação de 1 ponto percentual), como entre 2019, antes da crise pandémica, e em 2022 (variação 2,8 pontos percentuais).

No sentido inverso, foram as competências transversais que mais perderam preponderância, no total das competências pedidas: entre 2021 e 2022, o seu peso decresceu 1,3 pontos percentuais, acentuando a perda que já se tinha vindo a verificar desde 2019 (redução de 3,6 pontos percentuais entre 2019 e 2022).

Distribuição das competências pedidas nas ofertas de emprego, por tipo de competência e por ano

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS

ALGUMAS COMPETÊNCIAS VIRAM A SUA PROCURA AUMENTAR DE FORMA EXPONENCIAL

Do top das competências que mais cresceram entre 2021 e 2022, evidenciaram-se as 10 competências técnicas cuja procura mais aumentou, com uma variação superior a 140%. Deste grupo, destacam-se Princípios de marketing e Princípios de comunicação, que registaram o quádruplo de menções em ofertas de emprego, em 2022 face a 2021.

No caso das competências digitais, a procura por Fazer desenhos AutoCad e Cibersegurança aumentou mais de 140%, entre 2021 e 2022.

Por fim, a procura das competências transversais Trabalhar bem em equipa, Trabalhar de forma independente e Efetuar uma auto-avaliação, mais do que duplicou em 2022, face ao ano anterior.

Top das competências com maior crescimento, entre 2021 e 2022, por tipo de competência

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS (1)

QUAIS FORAM AS COMPETÊNCIAS MAIS PROCURADAS PELOS EMPREGADORES?

As competências mais procuradas pelos empregadores não têm variado nos últimos anos. De facto, nove das dez competências mais procuradas em 2022 encontravam-se também no top das mais procuradas no ano anterior. Todavia a sua ordenação foi ligeiramente diferente. Quer em 2021 como em 2022, as dez competências mais procuradas representaram cerca de 21% do total de competências mencionadas nas ofertas de emprego.

Os empregadores parecem destacar competências para lidar com situações de mudança, para resolver problemas, para trabalhar em equipa, competências digitais básicas e relacionadas com o serviço aos clientes.

Competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego em 2022

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS

O grupo das competências transversais foi o mais bem representado neste top, com cinco das competências mais pedidas nas ofertas de emprego. De seguida, surgem as competências técnicas, com três competências no top, sendo as restantes duas competências digitais.

As nove competências comuns ao top das mais procuradas em 2021 e 2022 foram as seguintes:

Face ao ano anterior, a competência que saiu do grupo das dez mais procuradas foi Desenvolver estratégias de resolução de problemas e a que entrou foi Comunicação.

A competência Adaptar-se à mudança permaneceu como a mais pedida pelos empregadores nas ofertas de emprego. Das restantes competências transversais, comuns a 2021 e 2022, Trabalhar como parte de uma equipa manteve a mesma posição, enquanto Criar soluções para problemas e Revelar responsabilidade desceram um lugar no top das mais procuradas.

As competências digitais, apesar de estarem em minoria, ocuparam a segunda e a terceira posição do top: Utilizar computadores permaneceu como a segunda competência mais pedida pelos empregadores nas ofertas de emprego. Também a competência digital Utilizar programas do Microsoft Office manteve a terceira posição em 2022 depois de, em 2020, ter subido três posições no top face a 2019.

Competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego em 2022, por tipo de competência

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS

Notas:
(1) CONSIDERAM-SE AS COMPETÊNCIAS MENCIONADAS EM PELO MENOS 1000 OFERTAS DE EMPREGO EM 2021

Este Insight tem por base dados de 2022. Existe um Insight com dados mais antigos. Clica aqui e compara informação.

Partilha este artigo_