Em julho, as ofertas de emprego aumentaram e os empregados de mesa voltaram a estar entre as profissões mais procuradas

A análise da evolução das ofertas de emprego é um indicador relevante para perceber a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos e, no caso particular dos anos de 2020 e 2021, às diferentes fases da crise pandémica.

A ofertas de emprego permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho nos últimos meses, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO EM JULHO DE 2021 COMPARATIVAMENTE AOS MESES ANTERIORES?

Face ao mês anterior, as ofertas de emprego de julho de 2021 registaram um crescimento de aproximadamente 10%. Este resultado vai ao encontro da tendência de crescimento registada desde o mês de maio: entre maio e julho verificou-se um aumento de 19% das ofertas de emprego online.

Com exceção da redução superior a 15% entre os meses de abril e maio, as ofertas têm vido a crescer de forma continuada de fevereiro em diante.

ENTRE FEVEREIRO E JULHO AS OFERTAS DE EMPREGO AUMENTARAM CERCA DE 105%

Ou seja, as ofertas de julho correspondem a mais do dobro das ofertas do mês de fevereiro.

O volume de ofertas de emprego de fontes estáveis em julho de 2021 foi bastante similar ao verificado no mês de abril de 2021: variação de apenas 0,3% entre abril e julho de 2021.

COMO SE COMPARA A OFERTA DE EMPREGO EM JULHO DE 2021 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2020?

Apesar do crescimento das ofertas de emprego em julho e do facto de julho ser o mês com mais ofertas de emprego de 2021, o número de ofertas de julho encontra-se se num patamar muito inferior ao verificado no mês homólogo de 2020. Comparando julho de 2020 – o mês com o maior número de ofertas em 2020 – com julho de 2021 verifica-se uma redução nas ofertas de emprego de aproximadamente 38%. Uma comparação mais geral revela que julho de 2021 registou o 5º maior número de ofertas desde o início de 2020.  


Evolução mensal das ofertas de emprego online de fontes estáveis entre janeiro de 2020 e julho de 2021 (janeiro de 2020 = 100)

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.1

FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO QUAIS AS PROFISSÕES QUE MAIS CRESCERAM? E DIMINUÍRAM?

Mais de 80% das profissões do Brighter Future registaram uma redução das ofertas em julho de 2021 face ao período homólogo de 2020. Este decréscimo foi mais acentuado nas seguintes profissões:

_ Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo -96%
_ Professor do ensino básico (1º ciclo) -92%
_ Técnico de operação e controlo de processos industriais -91%
_ Diretor de sucursais de bancos, serviços financeiros e de seguros -88%
_ Matemático, atuário, estaticista e demógrafo -88%
_ Educador de infância -86%

Em termos absolutos, a queda das ofertas foi mais acentuada nas seguintes profissões, ao registarem uma redução superior a 250 ofertas entre os dois períodos:

_ Programador de software -64%
_ Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes -74%
_ Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC) -52%
_ Trabalhador não qualificado da indústria transformadora -70%

Apesar do decréscimo generalizado das ofertas, as ofertas de emprego de algumas profissões registaram um crescimento superior a 30%:

_ Carteiro e similares +120%
_ Diretor de recursos humanos +107%
_ Técnico de nível intermédio dos serviços jurídicos, sociais e religiosos +73%
_ Instrutor e monitor de atividade física e recreação +73%
_ Trabalhador qualificado da transformação de alimentos +65%
_ Estafeta, bagageiro e distribuidor +38%
_ Biólogo, botânico, zoólogo e especialistas relacionados +32%
_ Chefe de cozinha +32%

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM JULHO DE 2021?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo do último ano devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas em julho de 2021 são semelhantes às do período homólogo do ano anterior.

De facto, existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas em julho de 2021 que também estavam no top em julho de 2020.

Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em julho de 2021 é composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Top de profissões mais procuradas pelos empregadores em julho de 2021 e variação face julho de 2020

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.

A profissão ‘Programador de software’ mantém-se como a profissão mais procurada sendo também a única profissão do top dez juntamente com a profissão de ‘Analista de sistemas’ que se encontra na terceira posição que não mudou de posição face a julho de 2020.

Apesar de sete das dez profissões serem as mesmas, a sua ordenação é bastante diferente. Destaca-se a subida ao segundo lugar da profissão ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e das profissões de ‘Especialista em recursos humanos’ e ‘Programador Web e de multimédia’ à quinta e sétima posição, respetivamente.

No sentido oposto, a profissão de ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ saiu da segunda para a quarta posição. Também a profissão de ‘Representante comercial’ teve uma queda de quatro posições, encontrando-se na penúltima posição do top em julho de 2021.

Face a julho de 2020, as três profissões que saíram do top foram as seguintes:

_ Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes
_ Pessoal de informação administrativa
_ Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres

Das profissões que entraram no top destaca-se, a profissão de ‘Empregado de mesa e bar’ com uma subida de dezoito posições até ao oitavo lugar em julho de 2021. As restantes posições que entraram no top foram as seguintes:

_ Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança
_ Diretor de investigação e desenvolvimento

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO DE FONTES ESTÁVEIS NO MÊS DE JANEIRO DE 2020.
Partilha este artigo_