A oferta de emprego no terceiro trimestre de 2020
A crise pandémica alterou o mundo do trabalho de forma abrupta e importa seguir com frequência as dinâmicas de procura através da oferta de emprego por parte dos empregadores.
Através de anúncios de empregos publicados em diversas fontes, o Brighter Future revela as profissões em maior procura pelo mercado e as principais alterações de trimestre para trimestre.
Do primeiro para o segundo trimestre, concluiu-se que as profissões mais pedidas em ofertas online de emprego foram muito semelhantes, mas houve uma alteração significativa da procura por alguns grupos profissionais.
Será que estas conclusões se mantêm com os dados do terceiro trimestre?
QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS ENTRE JULHO E SETEMBRO DE 2020?
No terceiro trimestre de 2020, o top das profissões com mais ofertas online por parte dos empregadores é muito semelhante ao dos primeiro e segundo trimestres. Neste top encontram-se profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.
A única diferença entre o segundo e o terceiro trimestre é a entrada no top da profissão de ‘Mecânico e reparador de máquinas’ e a saída de 'Trabalhador não qualificado da indústria transportadora'. A profissão de ‘Empregado de mesa e bar’ não voltou a entrar no top depois do primeiro trimestre de 2020.
FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE
OFERTA DE EMPREGO RECUPERA DURANTE O TERCEIRO TRIMESTRE DE 2020
Recorrendo a um grupo estável de fontes de ofertas de emprego, é possível perceber que, do segundo para o terceiro trimestre, a grande maioria das profissões com alguma expressão de procura no início do ano recuperou da queda verificada no segundo trimestre.
De facto, do primeiro para o segundo trimestre, cerca de 74% das profissões do Brighter Future registaram um decréscimo de ofertas de emprego, mas todas mostram sinais de retoma do segundo para o terceiro trimestre.
Apesar desta recuperação de T2 para T3, muitas destas profissões ainda apresentavam níveis de procura muito aquém dos do primeiro trimestre. As que se destacam por um maior decréscimo da procura comparando diretamente o primeiro e terceiro trimestre são:
_Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo
_Empregado de mesa e bar
_Chefe de cozinha
_Cabeleireiro, esteticista e similares
_Diretor dos serviços das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
_Governante doméstico e encarregado de limpeza e de trabalhos domésticos
PROFISSÕES COM AUMENTO DE PROCURA: TEMPORÁRIO OU PERMANENTE?
Do primeiro para o segundo trimestre de 2020, cerca de 26% das profissões do Brighter Future mantiveram ou aumentaram o número de ofertas de emprego.
Deste grupo, apenas a procura por 'Técnico e assistente farmacêutico' diminui entre o segundo e terceiro trimestres, sugerindo que o aumento de procura registado no segundo trimestre foi transitório.
No entanto, o aumento de ofertas de emprego parece ter um caráter mais permanente em algumas profissões. Por exemplo, a procura por enfermeiros mais que quadruplicou desde o início do ano. Outro grupo profissional com crescimento semelhante são as profissões com forte índole tecnológica como 'Programador de aplicações' e 'Especialista em base de dados e redes'.
Outras profissões em destaque pelo contínuo crescimento de procura são: