Da educação ao emprego: competências do futuro para desenvolver hoje

Receber uma educação enquanto somos jovens. Terminar um curso e encontrar um trabalho onde aplicar os conhecimentos académicos ao qual dedicamos toda a nossa carreira profissional. Estas são algumas etapas que fazem parte de um paradigma em extinção. Atualmente, caminhamos para um novo cenário em que a única certeza é a mudança. Mas como podemos preparar hoje as competências do futuro?

A Quarta Revolução Industrial: o início da transformação

Encontramo-nos no início da Quarta Revolução Industrial. Estamos perante uma revolução tecnológica que alterará a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ainda não se sabe exatamente como acontecerá, mas uma coisa é clara: temos de nos adaptar e começar desde já a trabalhar algumas das competências do futuro.

Segundo o relatório “Future of Jobs”, publicado pelo World Economic Forum, as mudanças no mercado de trabalho implicam que, nos próximos anos, um grande número de pessoas seja obrigado a mudar de categoria ocupacional e a adquirir novas competências - as chamadas competências do futuro.

Até 2030, entre 400 e 800 milhões de indivíduos poderão perder os seus empregos devido à automação e será necessário encontrar novas oportunidades. Os mesmos estudos indicam que a aquisição de novas competências e a exploração de diferentes áreas de educação ao longo da vida aumentam a capacidade de adaptação.

Competências do futuro que podemos desenvolver hoje

O sucesso profissional depende de uma cooperação entre “hard skills” e “soft skills”. Quando trabalhadas em simultâneo, estas competências complementam o desenvolvimento pessoal e tornam o individuo mais capaz de enfrentar as mudanças no local de trabalho.

Numa época em que o desenvolvimento tecnológico é tão urgente, o foco está em dominar competências técnicas relacionadas com as novas tecnologias.

Entre as competências sociais e emocionais, destaca-se a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e analítico, liderança, flexibilidade, inteligência emocional e atualização e formação contínua.Descobre mais sobre as competências do teu setor com o Brighter Future

A educação ao longo da vida como solução

Em Portugal, até 2030, estima-se que serão criados entre 600 mil a 1,1 milhões novos postos de trabalho decorrentes de novas oportunidades. Deste modo, é fundamental uma aposta tão rápida quanto possível na formação e educação de adultos.

O Guia de Implementação para a Estratégia de Competências para Portugal refere que a falta de interesse em prosseguir a educação e formação de adultos é a principal razão pela qual os adultos nos países da OCDE não participam em iniciativas educativas.

Existe alguma incerteza e ambiguidade em relação ao futuro do trabalho, mas a principal competência a destacar é a mesma que servirá às pessoas hoje, amanhã e sempre: a capacidade de aprender.

Partilha este artigo_