As ofertas de emprego do 1º trimestre de 2023 cresceram 25% face ao trimestre anterior

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos ao permitirem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de anos anteriores.  

No presente Insight analisamos os dados das ofertas de emprego do 1º trimestre de 2023 comparando, o número de ofertas, quer face ao trimestre anterior como ao período homólogo de 2022.  

Como evoluíram as ofertas de emprego do 1º trimestre de 2023 em comparação com os trimestres anteriores?

Depois da forte redução do volume das ofertas de emprego no 4º trimestre de 2022comparativamente ao trimestre anterior, as ofertas de emprego dos primeiros três meses de 2023 voltaram a aumentar em cerca de 25% face ao volume de ofertas registado no último trimestre de 2022.

Não obstante, as ofertas do 1º trimestre de 2023 foram inferiores às do período homólogo do ano anterior: em comparação com o 1º trimestre de 2022, o volume de ofertas do1º trimestre de 2023 foi 35% inferior.

De facto, com exceção do 4º trimestre, as ofertas do 1º trimestre de 2023 foram mais baixas doque as registadas em qualquer um dos trimestres do ano anterior.    

Evolução trimestral e mensal das ofertas de emprego entre janeiro de 2021 e março de 2023 (1º trimestre ou janeiro de 2021 =100)

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass
Notas: O índice 100 é uma normalização do número global de ofertas de emprego no 1º trimestre de 2021(evolução trimestral) ou em janeiro de 2021 (evolução mensal).

O crescimento mensal das ofertas não foi contínuo ao longo do 1º trimestre de 2023

Em termos mensais, verifica-se que o crescimento das ofertas de emprego não foi constante ao longo do 1º trimestre de 2023. Face a dezembro de 2022, janeiro registou um forte aumento de 56% nas ofertas de emprego, ou seja, as ofertas do 1º mês de2023 foram mais de 1,5 vezes superiores às do último mês de 2022.

As ofertas de emprego voltaram a cair em fevereiro, cerca de 21%, face ao mês anterior. Apesar de, em março, se ter verificado uma ligeira recuperação – com as ofertas crescerem cerca de 5% em comparação com fevereiro –, o número de ofertas do último mês do 1º trimestre de 2023 ainda foi 17% inferior ao registado em janeiro.

Não obstante, o volume mensal de ofertas de emprego de qualquer um dos meses do 1º trimestre de2023 foi superior o volume mensal de ofertas de todos os meses do último trimestre de 2022.

Quais foram as profissões que mais cresceram no 1º trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022? E decresceram?

O forte decréscimo, em termos agregados, do número de ofertas de emprego do1º trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior – redução de 36%– também se traduziu, previsivelmente, na redução das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 78% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao trimestre homólogo de 2022.

Destas, destacaram-se as seguintes com um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 75%:

_Operadores de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais

_Trabalhadores qualificados do fabrico e decoração de artigos de vidro e cerâmica

_Engenheiros eletrónicos

_Trabalhadores de vidro de ótica, salineiros, fogueteiros, revestidores manuais e escolhedores

Em termos absolutos, a redução das ofertas foi mais significativa para as seguintes profissões, que registaram um decréscimo superior a 1000 ofertas, no1º trimestre de 2023, face ao período homólogo do ano anterior:

_Programadores de software

_Empregados de mesa e bar

_Mecânicos e reparadores de máquinas e de veículos terrestres

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões em que as ofertas de emprego mais do que duplicaram entre o 1º trimestre de 2022 e de2023:

_Médicos

_Diretores de sucursais de bancos, serviços financeiros e de seguros

_Autores, escritores, tradutores e linguistas

_Diretores financeiros

_Analistas financeiros

Quais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores no 1º trimestre de 2023?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem seis profissões no top dez das profissões mais procuradas no 1º trimestre de 2023 que também estavam no top do mesmo trimestre de 2022. Tal como verificado para os trimestres anteriores, o top de profissões mais procuradas no 1º trimestre de 2023 foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Profissões mais procuradas no 1º trimestre de 2023 e variação face ao 1ºtrimestre de 2022

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass

Apesar do top do 1º trimestre de 2022 e 2023 partilharem as mesmas seis profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo.

Os ‘Programadores de software’ foram os únicos que não alteraram de posição, mantendo-se no 1º lugar do ranking entre as profissões mais procuradas nas ofertas de emprego.

 Face ao 1º trimestre de 2022, os ‘Analistas de sistemas’ e os ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ subiram posições entre as mais procuradas, ocupando, no 1º trimestre de 2023, o 2º e 5º lugar do top ,respetivamente.

 No sentido inverso, os ‘Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’, os ‘Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados’ e os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ desceram posições no ranking das profissões mais procuradas, ocupando, no1º trimestre de 2023, o 6º, 8º e penúltimo lugar do top, respetivamente.

Que profissões entraram e quais as que saíram do top das mais procuradas?

Face ao 1º trimestre de 2022, as quatro profissões que saíram do top foram as seguintes:

_ Empregados de mesa e bar

_ Especialistas em recursos humanos

_ Programadores Web e de multimédia

_ Representantes comerciais

No sentido oposto, as quatro profissões que entraram no top das mais procuradas no 1º trimestre de 2023 foram as seguintes:

_ Diretores de investigação e desenvolvimento

_ Pessoal de informação administrativa

_ Especialistas em publicidade e marketing

_ Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares

Destas profissões, destacaram-se as subidas em mais de 10 posições do ‘Pessoal de informação administrativa’ e dos ‘Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares’ até ao 4º e último lugar do top das mais procuras no 1º trimestre de2023, respetivamente.

Partilha este artigo_