Áreas de conhecimento que ganharam e perderam relevância nos últimos anos

#cálculo da intensidade

Cada profissão requer conhecimento de diversas áreas com diferentes graus de intensidade. Tendo em conta o peso relativo dos trabalhadores nas diferentes profissões, é possível calcular a intensidade média de utilização de cada aptidão para o conjunto de trabalhadores por conta de outrem no conjunto das empresas do setor privado e do setor empresarial do estado.

Tendo em conta este indicador, quais foram as áreas de conhecimento cuja intensidade média de utilização mais variou entre 2010 e 2018?

As variações que se apresentam refletem a evolução da estrutura do número de trabalhadores por profissão ao longo do tempo.

As áreas de conhecimento cuja intensidade de utilização mais cresceu

As 5 áreas de conhecimento cuja intensidade média de utilização mais cresceu entre 2010 e 2018 foram: Medicina e Odontologia, Biologia, Terapia e aconselhamento, Filosofia e Teologia, Sociologia e Antropologia.

Todas estas áreas de conhecimento encontravam-se entre as 10 menos utilizadas em 2010 e, apesar do seu crescimento, mantinham-se na mesma situação em 2018.

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE , QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET

As áreas de conhecimento cuja intensidade de utilização mais decresceu

As 5 áreas de conhecimento cuja intensidade média de utilização mais decresceu entre 2010 e 2018 foram: Construção, Design Industrial, Mecânica, Engenharia e Tecnologia, e Transportes.

FONTE: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE
Partilha este artigo_