São cada vez mais os jovens com ensino superior, mas com grandes diferenças regionais

Como têm evoluído as qualificações dos jovens portugueses na última década? A evolução que se regista a nível nacional é comum a nível regional ou existem assimetrias entre regiões?

Este insight responde a estas perguntas focando nos jovens dos 25 aos 34 anos diplomados do ensino superior a trabalharem em empresas, sendo a informação regional respeitante à empresa e não ao local de residência dos trabalhadores.

O AUMENTO DAS QUALIFICAÇÕES DOS JOVENS TRABALHADORES

A percentagem de jovens com ensino superior tem vindo a aumentar de forma gradual ao longo dos últimos anos. Em 2018, cerca de 30% dos trabalhadores entre os 25 e os 34 anos tinham completado um grau do ensino superior (cTeSP, licenciatura, mestrado ou doutoramento), o que representa um aumento de 5,3 pontos percentuais face a 2010.

Percentagem de jovens trabalhadores diplomados por região, 2010 e 2018

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS)1

QUAIS AS REGIÕES COM MAIS JOVENS TRABALHADORES DIPLOMADOS?

Esta tendência positiva verifica-se em todas as grandes regiões portuguesas, mas há assimetrias significativas entre regiões, quer na percentagem de diplomados quer na magnitude da variação.

Com 36,5%, a Área Metropolitana de Lisboa é a região com maior percentagem de jovens trabalhadores diplomados em 2018.

Já em 2010, esta região liderava e a sua percentagem de diplomados era superior ao registado nas restantes regiões em 2018 – 31,7%. Esta é a única região com valores superiores à média nacional.

No polo oposto, surgem os Açores com a menor percentagem de jovens trabalhadores com o ensino superior, quer em 2010 quer em 2018, apesar do aumento de aproximadamente 4 pontos percentuais entre os dois anos em análise.

Em 2018, os trabalhadores entre os 25-34 anos com ensino superior nos Açores representavam 18,5% do total dos trabalhadores na mesma faixa etária.

O AUMENTO ENTRE 2010 E 2018 VERIFICA-SE NAS DIFERENTES REGIÕES?

O aumento da qualificação dos jovens entre 2010 e 2018 é comum a todas as regiões de Portugal, tendo sido mais pronunciado na região Norte, com um aumento de 6,4 pontos percentuais. Nesta região, a percentagem de jovens trabalhadores diplomados passou de 21,1% em 2010 para 27,5% em 2018, ocupando a segunda posição do ranking ao ultrapassar, embora ligeiramente, a região Centro do país.

O aumento da percentagem de jovens trabalhadores com ensino superior foi menor no Algarve – apenas 1,5 pontos percentuais.

UMA ANÁLISE MAIS DETALHADA POR SUB-REGIÕES

As assimetrias existentes na percentagem de jovens trabalhadores com ensino superior entre regiões são ainda mais acentuadas na análise por sub-regiões do território português.

Percentagem de jovens trabalhadores diplomados em 2018 e variação desde 2010, por região

FJN/BRIGHTER FUTURE, QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS)2

Além da Área Metropolitana de Lisboa, existem cinco sub-regiões onde a percentagem de jovens trabalhadores diplomados em 2018 é superior à média nacional. Todas estão localizadas nas regiões Norte e Centro:

_Região de Coimbra – 32,8%

_Terras de Trás-os-Montes – 32,7%

_Área Metropolitana do Porto – 31,3%

_Beiras e Serra da Estrela – 30,9%

_Douro – 30,7%

No extremo oposto, estas foram as cinco sub-regiões com a menor percentagem de jovens trabalhadores diplomados em 2018:

_Tâmega e Sousa – 14,6%

_Alentejo Litoral – 18,3%

_Região Autónoma dos Açores – 18,6%

_Oeste – 19,2%

_Algarve – 20,5%

A variação de jovens trabalhadores diplomados entre 2010 e 2018 foi positiva para todas as sub-regiões, tendo sido menor do que 2 pontos percentuais em regiões do sul do país:

_Alentejo Litoral - 0,01%

_Algarve – 1,5%

_Baixo Alentejo – 1,6%

A região do Alentejo Litoral destaca-se por ser a segunda com menor percentagem de jovens diplomados e a que simultaneamente não teve praticamente crescimento na última década.

As sub-regiões com maior aumento na percentagem de jovens diplomados estão concentradas nas regiões Centro e Norte:

_Cávado – 9,4 pontos percentuais

_Douro – 7,8 pontos percentuais

_Beiras e Serra da Estrela – 7,6 pontos percentuais

_Região de Leiria – 7 pontos percentuais

Conclui-se que, apesar do aumento dos jovens trabalhadores com um diploma do ensino superior ter sido transversal a todas as regiões de Portugal, ainda subsistem assimetrias substanciais entre regiões. Em geral, é na Área Metropolitano de Lisboa e nas regiões do Norte e Centro que se concentram as sub-regiões com maior percentagem de jovens diplomados a trabalharem em empresas. Em contraste, é nas regiões do sul do país que uma menor percentagem de trabalhadores completaram um grau do ensino superior.

1TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM, 25-34 ANOS, PORTUGAL E NUTS II. INFORMAÇÃO REGIONAL REFERENTE À EMPRESA.
2TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM 25-34 ANOS; PORTUGAL, NUTS II E NUTS III. INFORMAÇÃO REGIONAL REFERENTE À EMPRESA.
Partilha este artigo_