Qual é o risco de desemprego dos recém-diplomados?

O desemprego de recém-diplomados do ensino superior é um indicador que contruibui para se aferir a facilidade ou dificuldade da sua entrada no mercado de trabalho. Este indicador baseia-se nos recém-diplomados dos últimos quatro anos letivos que se registam como desempregados junto do Instituto de Desemprego e Formação Profissional (IEFP).

Uma das dimensões mais relevantes de se analisar é esta taxa de desemprego por área de formação do ensino superior. Apesar desta informação ser recolhida para os diplomados de licenciaturas e mestrados integrados, considera-se apenas as licenciaturas uma vez que nem todas as áreas de formação contam com mestrados integrados.

Entre os recém-diplomados de licenciaturas de diferentes áreas de formação, verificam-se diferenças na taxa de desemprego na ordem dos 8 pontos percentuais.

PROPENSÃO AO DESEMPREGO DE RECÉM-DIPLOMADOS POR ÁREA DE FORMAÇÃO (2019)

FONTE: IEFP, DGEEC, FJN/BRIGHTER FUTURE

AS TOP TRÊS SÃO:

Serviços sociais, Informação e jornalismo e Ciências veterinárias.

No entanto, a área de Informação e jornalismo aparece com este destaque apenas em 2019. Até esse ano, as áreas com maior desemprego foram sempre destacadamente Serviços sociais, sendo a segundo e a terceira Ciências veterinárias ou Proteção do ambientes, dependendo do ano.

O que nos diz a tendência entre 2014 e 2019?

Tendo em conta a evolução deste indicador, verifica-se que, para estas áreas de formação, a tendência tem sido em geral positiva, pelo menos comparando diretamente os valores do primeiro e últimos anos disponíveis – 2014 e 2019. Para estas dez áreas de formação o valor de 2019 encontra-se abaixo do de 2014.

As áreas de formação com menor propensão ao desemprego

Do outro lado do espectro, destacam-se as seguintes áreas de formação com menor percentagem de recém-diplomados inscritos no IEFP:

_Serviços de segurança ____ 0,4%

_Serviços de transporte ____ 1,1%

_Matemática e estatística ____ 1,1%

_Ciências da vida ____1,8%

No entanto, há que ressalvar que, quando comparadas com as restantes áreas de formação, as de Serviços de segurança e Serviços de transporte contêm um número muito reduzido de cursos que parecem ser bastante específicos e com poucas vagas.

O que nos diz e não nos diz este indicador?

Este indicador da taxa de desemprego dos recém-diplomados é baseado nos desempregados registados no IEFP, e portanto pode também ser influenciado pela propensão dos diplomados de diferentes áreas se inscreverem ou não no IEFP que poderá depender, por exemplo, da probabilidade de encontrarem emprego por esta via.

Além disso, este indicador não permite avaliar a qualidade do emprego dos restantes recém-diplomados que se encontrem a trabalhar. Por outras palavras, os recém-diplomados podem ter empregos desadequados quer à área de formação como inclusive ao nível de ensino que acabaram de completar.

Partilha este artigo_