Profissões que pagam melhor valorizam aptidões como leitura, aprendizagem ativa e resolução de problemas complexos

Aptidões relacionadas com a leitura, aprendizagem ativa e resolução de problemas, assim como conhecimentos sobre computadores, eletrónica e matemática, são mais relevantes nas profissões que pagam melhor em Portugal. Estas são algumas conclusões do Insight da Fundação José Neves, que refere quais são as competências utilizadas com maior intensidade nas profissões que pagavam um salário mais elevado em 2019.

O Insight revela que a leitura, a aprendizagem ativa, a resolução de problemas complexos e a avaliação e análise de sistemas foram as aptidões mais relevantes nas profissões com melhores salários em 2019. Estas aptidões acompanhavam ainda as áreas de conhecimento mais relevantes nessas profissões, nomeadamente Computadores e Eletrónica, Matemática, Língua Portuguesa, Serviços Pessoais e Administração e Gestão.

Numa altura em que se verificam constantes avanços ao nível tecnológico e profissional, torna-se imprescindível que todos os profissionais, empregados ou desempregados, desenvolvam competências, de forma a acompanhar as tendências de mercado. De acordo com o “Guia para adultos: como aprender ao longo da vida?”, da Fundação José Neves, apenas 10% da população portuguesa adulta frequenta programas de formação, valor que desce para 4,8% nos adultos com mais de 55 anos.  Entre os adultos menos qualificados, apenas 3,3% apostam na aprendizagem ao longo da vida. Constata-se também que apenas ¼ dos adultos portugueses receberam informação ou aconselhamento sobre oportunidades de formação, por parte de instituições ou organizações, e que adultos acima de 55 anos, menos qualificados, desempregados e residentes em áreas rurais, estão pior informados sobre as suas oportunidades educativas.

Espera-se ainda que venham a surgir desafios complexos, como a automação e robotização, em diferentes setores, pelo que a aprendizagem ao longo da vida torna-se imprescindível para reforçar competências e conhecimentos, de forma a acompanhar os novos desafios e tendências do mercado de trabalho. Frequentar ações formativas para complementar a escolaridade básica ou secundária, como a aprendizagem online, seminários, workshops, iniciativas de caráter social, cultural, cívico, político ou ambiental, pode ajudar a complementar a formação e potenciar a progressão profissional.

Um outro guia da Fundação José Neves, revela ainda que a produtividade das empresas tende a aumentar em 5%, pelo menos, quando estas investem em formação. O “Guia para empresas: como apostar na formação dos trabalhadores?”, revela ainda que 47,6 % dos adultos portugueses gostariam de apostar na sua educação e formação, contudo, a falta de tempo, os custos financeiros ou a falta de apoio por parte da entidade empregadora - apesar de 50% das empresas considerarem a formação dos colaboradores muito importante -, não o tem permitido,  O fosso que já se verifica nas qualificações tende a aumentar ainda mais entre os trabalhadores mais jovens e qualificados e os mais velhos que, por consequência, participam em menos ações de formação, contrastando com o aumento no investimento das qualificações e formação dos quadros superiores das empresas.  

Num mundo globalizado, é essencial que as empresas se adaptem rapidamente às inovações tecnológicas e aos novos padrões do mercado de trabalho, para não serem ultrapassadas pelos seus concorrentes, pelo que a atualização de conhecimentos ou o desenvolvimento de novas competências dos profissionais são a forma de se adaptarem à nova realidade. Para além da maior retenção de talento nas empresas, a aposta na aprendizagem, por parte das empresas, promove ainda menor rotatividade das equipas, melhoria de performance, de satisfação e de rentabilidade dos trabalhadores.

O portal Brighter Future da Fundação José Neves é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, permitindo comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

Esta ferramenta disponibiliza informação de qualidade, que poderá suportar a tomada de decisões, sobre percursos educativos e profissionais, baseadas em factos. Oferece, ainda, Insights (informação agregada e sucinta sobre matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes, baseados em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que fornece informação necessária para a identificação e comparação de possíveis caminhos profissionais, bem como dos requisitos para darem esse passo).

São parceiros da FJN no portal Brighter Future, o INE, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.

Partilha este artigo_