Poucos adultos participam em educação e formação ao longo da vida

O défice de qualificações dos adultos portugueses – particularmente dos indivíduos na faixa etária dos 35 aos 64 anos – é crónico e pode ser mitigado pela aprendizagem ao longo da vida e pela participação da população adulta em programas de formação formal e não formal.

A aprendizagem ao longo da vida refere-se a todas as atividades de aprendizagem intencional ou não, desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais, não-formais ou informais, com o objetivo de adquirir, desenvolver ou melhorar conhecimentos, aptidões e competências, no quadro de uma perspetiva pessoal, cívica, social e/ou profissional.

A participação de adultos na aprendizagem ao longo da vida é urgente face às mudanças do mercado de trabalho e tecnológicas verificadas nas últimas décadas. Entre elas, a transformação digital e a generalização da automação dos processos provocaram alterações qualitativas no perfil da procura de competências. 

APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: UMA REALIDADE QUE TEIMA EM NÃO AUMENTAR 

Em 2020, a percentagem de adultos portugueses que reportou ter participado em educação ou formação nas semanas anteriores ao inquérito reflete esta urgência. Foi de apenas 10% e diminuiu 1,5 pontos percentuais desde 2011. Não há diferenças muito significativas entre homens e mulheres: em 2020, a percentagem de homens e mulheres que participaram em educação e formação foi de 9,6% e 10,4%, respetivamente. 

Adultos que participaram em programas de educação ou formação por sexo 

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), FJN 1

UM VALOR BAIXO, MAS PRÓXIMO DA MÉDIA EUROPEIA  

Os dados internacionais mais recentes são de 2019. Nesse ano, foram 10,5% os adultos em Portugal que participaram em educação e formação nas semanas anteriores ao inquérito. Embora este valor seja essencialmente igual à média europeia, que se fixou em 10,8%, é particularmente preocupante para Portugal dado o grave défice de qualificações dos adultos. A fraca participação na aprendizagem ao longo da vida poderá resultar de uma falta de interesse da população adulta, de falta de orientação e de uma fraca oferta educativa orientada a este público, que procura formação mais especializada e tem restrições temporais, geográficas e financeiras. 

Nem Portugal nem a Europa atingiram a meta que a União Europeia tinha estabelecido para este indicador em 2020: 15% de adultos entre os 25 e os 64 anos a participarem em educação ou formação. 

Um padrão comum aos países europeus é o facto de a taxa de participação ser superior entre os adultos com mais escolaridade, ou seja, entre os diplomados do ensino superior. Em Portugal, entre os adultos com este nível de escolaridade, a taxa de participação na aprendizagem ao longo da vida foi de 21,2%, um valor superior à generalidade da população em 10,1 pontos percentuais. Considerando apenas este grupo com qualificações superiores, a participação em Portugal é superior em 2,5 pontos percentuais à média europeia (18,7%). Este resultado mostra que os diplomados do ensino superior beneficiam, não só por possuírem um nível de educação mais elevado no início da sua carreira profissional, mas também pela sua maior participação em formação ao longo da sua vida ativa. 

A percentagem os adultos menos escolarizados (apenas com o ensino básico) que participam em educação e formação é muito menor (4,2%) e próximo da média europeia (4,3%).  

Adultos que participaram em programas de educação ou formação por nível de escolaridade e sexo, 2019

FONTE: EUROSTAT, FJN 2

1ADULTOS DOS 25 AOS 64 ANOS. OS VALORES DIZEM RESPEITO ÀS ÚLTIMAS 4 SEMANAS ANTES DO INQUÉRITO.
2ADULTOS DOS 25 AOS 64 ANOS. OS VALORES DIZEM RESPEITO ÀS ÚLTIMAS 4 SEMANAS ANTES DO INQUÉRITO. VER AQUI ANEXO METODOLÓGICO PARA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

Este insight faz parte do relatório da Fundação José Neves “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal” que pode consultado na íntegra aqui. 

Partilha este artigo_