Ofertas de emprego aumentaram mais de 50% no 3º trimestre de 2022 face ao mesmo período de 2021

No 3º trimestre de 2022, registou-se um aumento de 52% das ofertas de emprego em Portugal, face ao período homólogo de 2021. Empregados de centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares e empregados de agências de viagens, foram as profissões cuja procura mais aumentou. Estas são algumas das conclusões do Insight lançado pela Fundação José Neves, que refere a evolução das ofertas de emprego e a dinâmica de procura do mercado laboral.

O Insight revela, ainda, que, face a 2021, nos primeiros nove meses de 2022, o número de ofertas de emprego foi significativamente superior ao verificado em qualquer um dos trimestres de 2021.

De salientar que 2021 foi marcado pela crise pandémica e consequentes medidas restritivas. No 1º trimestre de 2022, as ofertas de emprego voltaram a registar uma trajetória de crescimento expressivo (62%), face ao trimestre anterior (o último de 2021). No 2º trimestre de 2022, manteve-se a tendência de crescimento, com um ligeiro aumento de 3%. No 3º trimestre, até à data, registou-se o número mais baixo do ano, no que diz respeito a ofertas de emprego. Em comparação com o segundo trimestre de 2022, houve uma redução de 5%.

Apesar da redução face aos primeiros dois trimestres de 2022, o volume das ofertas de emprego do 3º trimestre continuou a ser muito superior a qualquer um dos trimestres de 2021. Entre o último trimestre de 2021 e o 3º trimestre de 2022 o crescimento foi de 60%.

Profissões como empregados dos centros de chamadas, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados de agências de viagens e pessoal de informação administrativa, apresentaram um aumento na procura de mais de 200%, face ao mesmo trimestre de 2021. Para além de empregados dos centros de chamadas e pessoal de informação administrativa, os vendedores e encarregados de lojas e operadores de caixas e outros trabalhadores relacionados com vendas, foram, ainda, as profissões em que se verificou um aumento superior a 1.000 ofertas, no 3º trimestre de 2022, face ao período homólogo.

Vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques, oficiais maquinistas, de convés e pilotos de navios, pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais, registaram um decréscimo de ofertas de emprego no mesmo período. Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados, assim como técnicos da agricultura, produção animal, silvicultura e ciências da vida, também estiveram em contraciclo.

O Insight revela ainda que programadores de software, operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas, empregados de mesa e bar, analistas de sistemas e representantes comerciais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores no 3ª trimestre de 2022.

A plataforma Brighter Future é a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.

Disponibiliza informação de qualidade para escolher um futuro baseado em factos / tomar decisões sobre percursos educativos e profissionais de forma consciente e informada, e ainda Insights (informação agregada e sucinta sobre dados e matérias mais relevantes), Guias (documentos para ajudar na tomada de decisões conscientes e baseadas em factos, que impactam as dimensões educativa, profissional e/ou o desenvolvimento pessoal) e um Simulador de carreira (ferramenta que permite dar aos portugueses a informação necessária para identificarem e compararem possíveis caminhos profissionais e os requisitos para darem esse passo.

São parceiros da FJN no portal Brighter Future, o INE, a DGES, as Universidades do Minho e de Aveiro, as tecnológicas Microsoft, Outsystems e Contentful, entre outros.

Partilha este artigo_