Ofertas de emprego aumentaram 45% em 2022

_Plataforma Brighter Future da Fundação José Neves revela que, em 2022, em algumas profissões a procura aumentou mais de 140%.

Ofertas de emprego aumentaram 45% em 2022

Os últimos anos foram atípicos, motivados por uma crise pandémica, que impôs restrições com efeitos económicos e sociais que acabaram por modificar o mercado de trabalho. Houve alterações no mercado de trabalho e tanto empregadores como trabalhadores tiveram de se adaptar a um novo contexto laboral, marcado, em muitas profissões e setores de atividade, pelo teletrabalho e pelo recurso a tecnologias de informação e comunicação.

Este Insight da Fundação José Neves apresenta a evolução das ofertas de emprego entre 2021 e 2022 e, entre outros dados, mostra que, em 2022, as ofertas de emprego aumentaram 45% face ao ano anterior, sendo que em algumas profissões a procura aumentou mais de 140%.

A análise trimestral dos últimos dois anos (2021 e 2022) diz-nos que as ofertas de emprego têm registado uma forte oscilação, sobretudo em 2022. Com exceção do último trimestre, em 2022, o volume de ofertas foi muito superior ao de 2021.

O início de 2022 registou um crescimento bastante significativo das ofertas de emprego: face ao 4º trimestre de 2021, o volume das ofertas do 1º trimestre de 2022 cresceu cerca de 62%. Esta tendência de crescimento continuou no 2º trimestre, com as ofertas a aumentarem cerca de 3% face aos três primeiros meses do ano. No 2º semestre de 2022, ocorreu uma nova inversão na tendência de crescimento, com o volume de ofertas a decrescer ligeiramente (cerca de 5%), entre o 2º e o 3º trimestre e, posteriormente, a sofrer uma forte redução de 47%, entre o 3º e o 4º trimestre.

O Insight demonstra, ainda, que em 2021 as profissões mais qualificadas registaram menos oscilações no volume de ofertas trimestrais. Por seu lado, as profissões menos qualificadas e de qualificação intermédia, cresceram 46% e 36% entre o 1º e o 3º trimestre de 2021, respetivamente.

No início de 2022, todos os grupos profissionais registaram um crescimento bastante significativo, em comparação com qualquer um dos trimestres do ano anterior: face ao período homólogo de 2021, as ofertas do 1º trimestre de 2022 cresceram cerca de 68%, no caso das profissões mais e menos qualificadas, e 94% nas profissões de qualificação intermédia.

Apesar das fortes oscilações verificadas nas ofertas trimestrais, algumas profissões tiveram um crescimento bastante expressivo no volume de ofertas, entre 2021 e 2022. Para as seguintes, o crescimento foi superior a 140%: Rececionistas de hotel; Médicos; Caixas bancários, penhoristas e similares; Empregados dos centros de chamadas; Diretores de compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados; Empregados das agências de viagens.

Em termos absolutos, o aumento das ofertas foi mais significativo para as seguintes profissões, em 2022 (mais de 2700 ofertas): Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados; Empregados de mesa e bar; Vendedores e encarregados de lojas; Empregados dos centros de chamadas.

Apesar do aumento de 45% do volume de ofertas totais, entre 2021 e 2022, algumas profissões registaram uma redução no mesmo período. Estas foram as que registaram uma queda do número de ofertas superior a 50%: Vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques; Pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais; Trabalhadores qualificados em isolamentos acústicos e térmicos e vidro; Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil; Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados; Assistentes de viagem e comissários; Operadores de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais

Partilha este artigo_