Fundação José Neves já investiu 1.6 milhões de euros no pagamento de propinas a 205 portugueses

São 205 os portugueses a quem a Fundação José Neves já pagou propinas através das bolsas ISA FJN. No total, o investimento realizado já vai em 1.6 milhões de euros. Até final de 2022, estão ainda disponíveis 3.4 milhões de euros para pagar estudos nos agora 330 cursos elegíveis em 40 instituições, entre as quais universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, às quais se juntam a Universidade Católica, a Católica Porto Business School, a Carnegie Mellon Portugal, a Lisbon Digital School e a EDIT.  O processo de candidatura é simples e muito intuitivo, e se o curso desejado não estiver disponível pode ser sugerida a sua inclusão através do website da FJN.

O programa ISA FJN da Fundação José Neves garante o pagamento integral da propina para aqueles que queiram continuar ou retomar os estudos.

“Acabámos de ultrapassar a barreira dos 200 portugueses que já conseguiram uma bolsa reembolsável ISA FJN e os resultados alcançados são encorajadores. Sabemos hoje que muitos dos alunos apoiados não conseguiriam estudar sem o apoio dos ISA FJN e os nossos dados sobre o impacto na sua vida profissional revelam o mais importante: a larga maioria dos candidatos que já terminaram a sua formação está empregada e há um efeito positivo, quer na empregabilidade quer na remuneração salarial. O nosso objetivo é democratizar o acesso à educação e preparar os portugueses para os empregos do futuro, retirando o peso do custo da propina na hora de decidir estudar. E até final do ano temos ainda 3.4 milhões de euros disponíveis para ajudar muitos portugueses”, adianta Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

O Fundo Europeu de Investimento apoia o programa e publicou recentemente dois case studies sobre bolseiros ISA FJN pelos seus trajetos de requalificação profissional.

Depois de concluir o curso Full-Stack Programming Bootcamp na Academia de Código, Vânia Costa, licenciada em Marketing, conseguiu em apenas algumas semanas um emprego na Deloitte como programadora full-stack. “Com o apoio do ISA FJN senti-me muito mais segura. Sabia que não tinha de devolver o dinheiro até conseguir um emprego e que, se ficar desempregada, o pagamento congela automaticamente. Isso deu-me uma grande tranquilidade”.

Por sua vez, Joanita Mateus, licenciada em Psicologia Educacional, realizou um bootcamp de Data analytics na Ironhack e em novembro passado conseguiu um novo emprego numa empresa de Data analytics. Sobre a ISA FJN considera que “é melhor do que um apoio financeiro normal porque o pagamento só começa depois de encontrar um emprego. Agora estou a aprender muito, a ganhar experiência.”

Esta é uma oportunidade para os jovens que pretendem candidatar-se a mestrados, pós-graduações, bootcamps e outros cursos intensivos, mas também para todos aqueles que pretendem aprender ao longo da vida e fazer upskill ou reskill de competências.

O ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement), e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina.

Dirigido aos estudantes e a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento.

No total, entre universidades, institutos politécnicos e escolas de formação prática e intensiva, são já 330 os cursos elegíveis e 40 as instituições parceiras do ISA FJN. Os interessados em beneficiar deste apoio deverão submeter a sua candidatura em https://isa.joseneves.org/.

Além do ISA FJN, a Fundação José Neves conta também com o portal Brighter Future, que é a maior base de conhecimento sobre Educação e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.000 cursos e formações, mais de 200 profissões e mais de 200 competências relevantes. Esta plataforma transforma dados em factos e informação relevante para que profissionais e estudantes possam tomar as melhores decisões para o seu futuro.

Partilha este artigo_