Fundação José Neves e Ordem dos Psicólogos Portugueses juntos na promoção da saúde mental

Pela saúde mental e bem-estar dos portugueses. Pela partilha e divulgação de conhecimento. Pela saúde psicológica e diminuição do preconceito e do estigma associado às doenças de cariz mental. Pela promoção do desenvolvimento pessoal, do potencial humano e das competências ao longo da vida. Foram estes propósitos que levaram a Fundação José Neves (FJN) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) a firmar um protocolo de colaboração institucional.

A parceria entre a FJN e a OPP vai permitir potenciar diversos tipos de colaboração, nomeadadamente:

_Sensibilizar para a importância da intervenção das Psicólogas e dos Psicólogos nas dimensões de formação e intervenção nas áreas do desenvolvimento de competências, empregabilidade, desenvolvimento pessoal, saúde mental/ psicológica e bem-estar.

_Promover a literacia em saúde psicológica e bem-estar e psicologia vocacional e do desenvolvimento da Carreira.

_Promover e aprofundar os conhecimentos e contributos da ciência psicológica, colaborando na produção e/ou promoção de documentação, investigação, ferramentas e websites no âmbito do desenvolvimento de competências ao longo da vida, da empregabilidade, do desenvolvimento pessoal e da promoção da saúde psicológica e bem-estar.

“Despertar para a consciência individual é um dos pilares de atuação da Fundação José Neves. É nossa missão promover o equilíbrio entre as dimensões intelectual e espiritual do conhecimento, fortalecer o lado humano, moral e ético dos cidadãos. Esta parceria vai certamente contribuir para que as nossas ações possam ter mais impacto na promoção do bem-estar, da felicidade e do desenvolvimento pessoal dos portugueses”, destaca Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.

“Promover a literacia em saúde mental é fundamental para a promoção da saúde mental e bem-estar e este protocolo é mais um passo nesse sentido. A Ordem dos Psicólogos Portugueses quer, em todos os contextos, contribuir para intervenções baseadas na evidência científica e assim para a melhoria de novas soluções, experimentais ou não, bem como das soluções já existentes” afirma o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses Francisco Miranda Rodrigues.

Com o objetivo de fortalecer a saúde mental dos portugueses, a Fundação José Neves disponibiliza a App 29k FJN, com cursos, exercícios e meditações. É gratuita, 100% digital, em português e está ao alcance de todos através de uma aplicação disponível para iOS e Android e pode ser descarregada também no link https://joseneves.org/pt/29-k-fjn , onde consta informação sobre esta ferramenta.

Disponibiliza ainda conteúdos diversos, tais como dois Guias FJN criados em parceria com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e lançados recentemente. Os documentos contam com o patrocínio científico da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O Guia para pais e professores: como investir na saúde mental e no bem-estar dos jovens? é dirigido a pais, familiares e professores que querem saber como identificar e agir perante os sintomas e problemas de saúde mental dos jovens. Já o Guia para empresas: como promover o bem-estar e saúde mental dos trabalhadores? é dirigido a todas as empresas e gestores que queiram melhorar a sua atividade e garantir o bem-estar e a saúde mental dos seus trabalhadores

Partilha este artigo_