Fundação José Neves e Brave Generation Academy potenciam a educação do futuro

_ Uma parceria estratégica para promover novos modelos de ensino experimentais em Portugal

Fundação José Neves e Brave Generation Academy potenciam a educação do futuro

Fazer uma experimentação controlada de novos modelos de educação, mais orientados ao mundo em que vivemos, que, a médio prazo, possam contribuir para melhorar o ensino público. É este o propósito da parceria estabelecida entre a Fundação José Neves (FJN) e a Brave Generation Academy (BGA), que tem como base a aposta na educação do futuro e a importância de se operarem mudanças urgentes no ensino em Portugal, que melhor preparem os nossos jovens para os desafios do futuro.

A parceria é focada na educação e pretende dotar cada individuo de conhecimentos, ferramentas e competências, capazes de ajudar na transformação de uma sociedade que se quer mais qualificada, mais realizada e mais feliz. Em conjunto, a FJN e a BGA vão procurar entender as novas dinâmicas sociais e desafiar os estudantes a serem pró-ativos, responsáveis, empreendedores e flexíveis.

Para concretizar os objetivos delineados, a FJN e a BGA vão desenvolver em parceria atividades que visem melhorar a qualidade e a variedade da educação, o apoio ao desenvolvimento de projetos, a criação de condições para a sua execução, assim como a criação de bolsas de estudo.

“A sociedade está em profunda e acelerada transformação e, por isso mesmo, as necessidades de educação estão a mudar rapidamente. É, por isso, fundamental perceber o mundo em que vivemos, perspetivar o futuro da nossa sociedade e adequar os modelos de ensino a esta nova realidade, de forma a educarmos crianças e jovens felizes e prepará-los para os desafios do presente e do futuro. Portugal tem de agarrar a oportunidade de dar o salto de um modelo de educação do século XVIII para o século XXI. Para que isso aconteça, temos de permitir a experimentação de novos formatos como a BGA”, afirma Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves.
“A BGA está pensada para preparar os jovens para o futuro, dando-lhes ferramentas de aprendizagem que dificilmente encontram noutro lugar. Na BGA, o nosso foco é o aluno, não é a turma. Queremos saber qual é o sonho de cada um e ajudar a atingir esse sonho preparando-o também para saber lidar com as dificuldades que vão encontrar e como ultrapassá-las de uma forma positiva. Gosto de dizer que a BGA prepara cada um para o que sonha ser e também para um futuro desconhecido em que a aprendizagem não termina no último ano da faculdade, mas que o vai acompanhar ao longo de toda a vida. A educação é o melhor plano para o crescimento económico. Não pode haver distribuição de riqueza sem crescimento económico e não há crescimento económico sem empresas fortes. Também não há empresas sem trabalhadores, motivados, qualificados e em permanente processo de formação. Trabalhadores com capacidade de aprendizagem, atitude positiva no trabalho de equipa e capazes de resolver problemas com criatividade vão continuar a ser os mais requisitados”, sublinha Tim Vieira, fundador e CEO da Brave Generation Academy.

As duas entidades veem a inovação na educação como forma de aproximar e cativar as várias gerações para o conhecimento e para a aprendizagem, capacitando-as para um mundo em constante evolução e mudança.  E pretendem assumir como desafio identificar e implementar novos métodos, processos e formatos de aprendizagem, alinhados com futuro do trabalho, antecipando e preparando respostas às novas tendências e necessidades que se adivinham no sector.

Partilha este artigo_