Ferramenta Inovadora vai ajudar os portugueses a fazerem as melhores escolhas para o seu futuro

Brighter Future: Fundação José Neves lança portal de informação inovador que faz a radiografia do Emprego, da Educação e das Competências em Portugal


A Fundação José Neves lançou hoje o inovador portal Brighter Future FJN (https://brighterfuture.joseneves.org/) que transforma dados em conhecimento, ao reunir e interligar indicadores, dados estatísticos e informação relevante sobre Emprego, Competências e Educação em Portugal. No total, a ferramenta vai permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.000 cursos e formações, mais de 200 profissões e mais de 200 competências relevantes. Esta será, assim, a maior base de conhecimento sobre educação e competências em Portugal.

Através do Brighter Future é possível identificar de forma simples as grandes tendências, no que diz respeito às profissões mais representativas do mercado de trabalho, às profissões mais procuradas, às competências mais valorizadas pelas empresas e a empregabilidade das diferentes áreas de formação.

O objetivo da Fundação é disponibilizar a todos os portugueses, de forma gratuita, uma ferramenta, baseada em investigação, com informação relevante sobre competências, profissões e cursos, permitindo a todos os cidadãos tomarem as melhores decisões, com base em factos. O Brighter Future está construído de forma a dar resposta a perguntas concretas sobre Emprego, Formação e Competências e vai evoluir.

Para os estudantes e profissionais, este portal de informação inovador é uma ferramenta que os apoiará na tomada das melhores decisões para o seu futuro, seja na escolha de um curso ou na seleção de uma carreira profissional. É também um instrumento útil para instituições de ensino, entidades governamentais, poderem tomar decisões que ligam o mercado de trabalho, a formação e as competências. As entidades de ensino podem, por exemplo, utilizar o Brighter Future como mais uma fonte de informação para o lançamento de nova formação ou para a realização de ajustes aos currículos dos seus cursos, de forma a garantir que estes se encontram ajustados às necessidades do mercado.

“A Fundação José Neves quer ajudar a proporcionar aos portugueses um futuro melhor. Para tal, está a disponibilizar várias ferramentas inovadoras que permitam aos estudantes, aos profissionais que já estão no mercado de trabalho fazerem as melhores escolhas para o seu futuro. O Brighter Future FJN permite dar resposta a estes desafios, interligando informação e indicadores sobre empregabilidade, formação e competências”, explica Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves. E adianta: “À distância de um clique, todos podem ter acesso a uma radiografia das profissões, competências e formação em Portugal, e conhecer as tendências do mercado de trabalho em Portugal e saber quais são as competências mais procuradas pelas empresas sobre diversas perspetivas de análise, facilitando a tomada de decisões esclarecidas e com base em factos”.

No total, o portal agrega:

Mais de 200 milhões de registos provenientes de 2.500 ficheiros de fontes de dados diferentes.

Mais de 50 GB de dados.

Mais de 200 gráficos diferentes de análise.

Mais de 100 diferentes páginas de informação.

400 indicadores de análise.

Para disponibilizar informação de elevado valor acrescentado sobre estas áreas, a Fundação José Neves conta com a parceria do Instituto Nacional de Estatística (INE), e a colaboração da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e da Burning Glass.

Este é um projeto baseado em ciência de dados e investigação, contando ainda com a investigação da Fundação em conjunto com investigadores da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. O Brighter Future conta também com parcerias tecnológicas fortes com a Microsoft e a Outsystems. O projeto contou ainda com a consultoria de implementação da AskBlue e Singularity Digital Enterprise.

De navegação simples e intuitiva, o portal Brighter Future FJN está dividido em quatro grandes áreas: Insights (que cria  conhecimento a partir dos dados que suportam a plataforma); Profissões; Cursos e Competências (onde se pode navegar e explorar dados detalhados para cada profissão, curso ou competência).

Nestas áreas, os utilizadores poderão explorar dados e perceber, por exemplo: quais são os salários, os níveis de educação e as competências associados a cada profissão; as profissões que têm ganho relevância nos últimos anos; as competências mais relevantes nas profissões mais bem remuneradas. Podem ainda saber se os níveis de educação mais elevados são melhor remunerados; verificar as competências que foram mais procuradas no último ano pelas empresas; analisar a empregabilidade de diferentes áreas de formação; conhecer a oferta formativa do ensino superior, entre muitas outras informações.

O Brighter Future vai ainda analisar à lupa as principais tendências verificadas na Educação e no Emprego, recorrendo quer a dados da última década, como os dados mais atuais e de maior frequência.

Partilha este artigo_