Despertar o desenvolvimento pessoal ___ para um país mais feliz

Olhar para o futuro, transformar mentalidades

O 29k FJN insere-se no pilar de Desenvolvimento Pessoal da Fundação José Neves, que tem a missão de potenciar o desenvolvimento individual de um milhão de portugueses, através do fortalecimento da sua saúde mental, equilíbrio emocional e bem-estar. É um programa que alia ciência e tecnologia à partilha de experiências, através de uma app gratuita e acessível a todos, desenvolvida em parceria com a Fundação sueca 29k e comprovada cientificamente por psicólogos e investigadores da Universidade de Harvard, da Universidade de Londres, do Instituto Karolinska e da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Cada um de nós pode influenciar positivamente a sua vida e assumir o controlo do seu presente e futuro, na aprendizagem, na carreira profissional, na trajetória de vida; num mundo cada vez mais volátil, complexo e incerto.

PRESENTE

Hoje, num tempo de globalização e de avanço galopante das tecnologias, as pessoas viajam por todo o mundo, escolhem novas cidades ou países para residirem, mudam de emprego e de carreira profissional, e muitos optam por mudar a sua forma de estar, uma ou mais vezes ao longo da vida. Este conjunto de fatores coloca uma pressão acrescida sobre nós, para sermos capazes de viver, prosperar e fazer escolhas informadas num ambiente de alta complexidade e constante transformação. Ou seja, precisamos de ser capazes de nos transformar e reinventar. Mas o que é que significa ‘termos de nos transformar’? Será isto possível? Esta reflexão constitui um argumento para a necessidade de focarmos a atenção no nosso ‘Eu’ interior e estimular capacidades que nos permitam a lidar com a incerteza, a mudança rápida e a transformação constante para conseguirmos alcançar, com sucesso, os nossos objetivos e aumentar o nosso bem-estar.

SUPER-COMPETÊNCIAS

Ao mundo em constante mudança não está apenas associada a necessidade de transformação, mas também a capacidade de vivermos com a sensação de incerteza e instabilidade. Posto isto, é importante aprender ou reaprender abordagens fundamentais para nos adaptarmos à incerteza da mudança num dado contexto, e aos potenciais perigos que essa mudança pode trazer. No entanto, para se adaptar à transformação e à incerteza, o ser humano precisa de desenvolver ou reforçar algumas competências. Estas competências podem-nos ajudar a crescer, a lidar com a complexidade do mundo que nos rodeia e a aumentar o nosso bem-estar. A Fundação Ekskäret organizou estas competências e criou as cinco “Super-competências”:

  1. Abertura para conhecer situações, pessoas e explorar pensamentos/emoções próprias e relativas aos outros;
  2. Procura de perspetivas para conhecer e coordenar vários pontos de vista permitindo uma maior compreensão do próprio, dos outros e do mundo exterior;
  3. Procura do sentido para ajudar o próprio e os outros a encontrar um significado para as mudanças que ocorrem no mundo;
  4. Bússola interna para ter coragem de explorar e agir com base no que é realmente importante para o próprio;
  5. Compaixão para se encontrar e consequentemente, cuidar dos outros e tomar decisões no sentido de reduzir o sofrimento deles.
No seu conjunto, estas “Super-competências” ajudam-nos a lidar com questões complexas, bem como a desenvolver uma bússola interna que dá a capacidade de nos auto-guiarmos. Só contribuindo para o nosso bem-estar e desenvolvimento pessoal é que poderemos contribuir para a transformação dos outros e para a evolução da sociedade em geral.

A Fundação José Neves entrega a Portugal uma ferramenta de promoção do bem-estar e saúde mental. A app 29K junta cursos, exercícios e dicas numa só ferramenta. Esta aplicação baseia-se na mais recente evidência científica e na partilha entre pares.

Juntamos o conhecimento da investigação clínica e da académia com a facilidade de acesso, numa ferramenta que promove a saúde mental, o autoconhecimento e a capacitação individual.


A app 29K FJN é gratuita e com todos os conteúdos em português europeu.

Investir no bem-estar, no desenvolvimento pessoal e na saúde mental é garantir um futuro mais saudável para toda a população e garantir as condições para que cada um crie as suas oportunidades e possa ultrapassar eventuais dificuldades com esta ferramenta.  


Continuar a ler _
Desenvolve o teu potencial __________ toda a informação sobre a app 29k FJN aqui
Partilha este artigo_