Como variou a oferta online de emprego com a covid-19?

O contexto da crise pandémica alterou o mercado de trabalho de forma abrupta. Os diferentes setores de atividade e profissões foram afetados de forma muito díspar, dependendo se foram considerados essenciais ou se as suas tarefas podiam ser executadas em teletrabalho.

#covid-19 #empregabilidade #teletrabalho

Para perceber a resposta do mercado de trabalho após a crise, importa analisar as ofertas de emprego e os perfis mais procurados pelos empregadores.

O Brighter Future analisa anúncios de emprego de diversas fontes online revelando as profissões em maior procura pelos empregadores ao longo do tempo. Esta é uma base de dados que permite, com uma alta frequência, perceber dinâmicas de procura na sequência de um choque no mercado de trabalho como foi a Covid-19.


_QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS ENTRE ABRIL E JUNHO DE 2020?

No segundo trimestre de 2020, o top das profissões com mais ofertas online por parte dos empregadores incluía profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

_Programador de software

_Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas  

_Analista de sistemas

_Pessoal de informação administrativa

_Especialista em recursos humanos

_Representante comercial

_Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

_Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes

_Programador Web e de multimédia

_Trabalhador não qualificado da indústria transformadora

_COMO SE COMPARAM COM O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020?

O top de profissões mais procuradas pelos empregadores manteve-se praticamente inalterado em comparação com os meses de janeiro a março de 2020.

A ÚNICA EXCEÇÃO, É A SAÍDA DO TOP DOS “EMPREGADOS DE MESA E BAR” E “MECÂNICO E REPARADOR DE MÁQUINAS E DE VEÍCULOS TERRESTRES” ...

...PARA A ENTRADA DAS PROFISSÕES “PESSOAL DE INFORMAÇÃO ADMINISTRATIVA” E “TRABALHADOR NÃO QUALIFICADO DA INDÚSTRIA TRANSFORMADORA”


Refletindo as diferentes dinâmicas verificadas no setor do comércio (particularmente do alimentar) e da restauração.

O facto da maioria das profissões mais procuradas nos dois primeiros trimestres de 2020 ser a mesma, sugere que a Covid-19 não alterou substancialmente o perfil de procura de profissionais. A isto não é certamente alheio o facto destas profissões estarem mais associadas a setores que sofreram pouco com a crise.

Mas o que se passou fora do top das profissões mais procuradas?

_AS PROFISSÕES COM MAIOR VARIAÇÃO DE PROCURA PELOS EMPREGADORES

Entre as profissões que tinham alguma expressão de procura no primeiro trimestre de 2020, algumas destacam-se por terem verificado uma maior variação de anúncios online de ofertas de emprego.

As profissões que sofreram maior queda de procura (superior a 60%) estão relacionadas com o setor da cultura, turismo e restauração, que, em geral, foram fortemente abalados pela crise:

_Rececionista de hotel

_Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo

_Empregado de mesa e bar

_Pessoal de companhia, ajudante de quarto, agente funerário e prestador de cuidados a animais

Por outro lado, as profissões com maior aumento de procura estão associadas aos setores de Saúde e a setores bastante tecnológicos:

_Enfermeiro

_Programador de aplicações

_Programador de software

_Técnico e assistente farmacêutico

A procura por ‘Enfermeiros’ foi a que mais aumentou – 106% - entre as profissões que já tinham uma procura expressiva no primeiro trimestre de 2020. No entanto, houve outras profissões em que as ofertas mais do que duplicaram, embora os números absolutos de ofertas sejam relativamente mais baixos:

_Técnico de eletricidade - 150%

_Carteiro e similares - 118%

_Inspetor e técnico de saúde - 100%

Partilha este artigo_