Em Portugal, as mulheres continuam a ganhar menos do que os homens

As mulheres são mais propensas a completarem o ensino superior

Entre os trabalhadores mais jovens (25 a 34 anos de idade), a proporção de diplomados do ensino superior é substancialmente mais elevado nas mulheres. Em 2018, perto de 37% das trabalhadoras em empresas tinham concluído uma formação de nível superior (CTeSP) ou superior.

O valor correspondente para os homens era de apenas 23%. Esta diferença tem-se vindo a alargar desde 2010, sendo cerca de 11 pontos percentuais nessa altura.

MAS CONTINUAM A GANHAR MENOS DO QUE OS HOMENS

Esta maior apetência das mulheres pelo ensino superior não é ainda correspondida com um cenário de igualdade salarial.

EM MÉDIA, AS MULHERES COM ENSINO SUPERIOR COMPLETO TÊM SALÁRIOS MENSAIS QUE, AOS 25 ANOS, SÃO CERCA DE 90% DOS SALÁRIOS REAIS DOS HOMENS. AOS 34, CONTUDO, DESCEM PARA CERCA DE 80%.

Existem, contudo, diferenças muito significativas entre profissões. Nesta análise mais detalhada, tem-se em conta apenas as 100 profissões mais representativas no universo dos diplomados dos 25 aos 34 anos de idade.

AS PROFISSÕES COM MAIOR PARIDADE SALARIAL ENTRE DIPLOMADOS

Entre as profissões com maior paridade salarial entre géneros encontram-se três em que o salário médio das mulheres inclusive supera o dos homens:

_Técnico em redes, sistemas de computadores e Web

_Pessoal dos serviços de proteção e segurança

_Educador de infância

Entre as profissões com paridade salarial quase absoluta encontram-se igualmente Psicólogos, Especialistas do trabalho social, Jornalistas e Técnicos da banca.

Profissões com maior paridade salarial entre diplomados em 2018

Fonte: FJN/Brighter Future, Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS, INE).(1)

AS PROFISSÕES COM MAIOR DISPARIDADE SALARIAL ENTRE DIPLOMADOS

Entre as profissões mais desiguais encontram-se uma sobre-representação das posições de direção e chefia além de profissões qualificadas associadas às áreas Engenharia Industrial, Saúde, Farmácia e Direito.

Esta última área profissional merece destaque na medida em que, no caso dos advogados e solicitadores, o salário das mulheres não chega, em média, a 70% do dos homens.

Há desigualdades evidentes também em profissões de apoio administrativo e comercial (administrativos e secretários especializados e operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas), que tipicamente são constituídas maioritariamente por mulheres.

Fonte: FJN/Brighter Future, Quadros de Pessoal (GEP/MTSSS, INE).(1)

(1) Nota: Apresenta-se o rácio entre os salários mensais das mulheres e homens com ensino superior completo (incluindo CTeSP). O valor de 1 representa uma situação de paridade. São apenas consideradas as 100 profissões mais representativas deste universo, medida pelo número de diplomados empregados.
Partilha este artigo_