As ofertas de emprego de fevereiro de 2023 reduziram face ao início do ano

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos ao permitirem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de anos anteriores.  

No presente Insight analisamos os dados das ofertas de emprego do mês de fevereiro de 2023 comparando, os mesmos, quer face aos meses anteriores como ao período homólogo de 2022.  

Como evoluíram as ofertas de emprego em fevereiro de 2023 comparativamente aos meses anteriores?

As ofertas de emprego de fevereiro de 2023 decresceram 21% face às de janeiro, invertendo a tendência de crescimento verificada no início do ano de 2023 em comparação com os últimos meses de 2022.  

Apesar da redução significativa do número de ofertas de emprego em fevereiro de 2023 comparativamente com o mês anterior, o volume de ofertas em fevereiro de 2023 foi superior ao registado em qualquer um dos meses do 4º trimestre de 2022. De facto, comparando com dezembro – mês de 2022 com o mais baixo volume de ofertas de emprego – o número de ofertas de fevereiro foi superior em 23%.

Evolução das ofertas de emprego entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass
Notas: O índice 100 é uma normalização do número global de ofertas de emprego em janeiro de 2021.

Como se compara o volume das ofertas de emprego em fevereiro de 2023 face ao período homólogo de 2022 e 2021?

 As ofertas de fevereiro de 2023 decresceram, quer face ao mês anterior como face ao período homólogo do ano anterior. Comparativamente a fevereiro de 2022, o volume de ofertas decresceu cerca de 42%. Face a fevereiro de 2021, período ainda fortemente marcado pela crise pandémica e pelos subsequentes efeitos no mercado laboral, o cenário é bastante diferente, com as ofertas de emprego de 2023 a crescerem cerca de 36%.

 Que profissões registaram maior e menor procura em fevereiro de 2023, face ao mesmo período de 2022?

 O forte decréscimo, em termos agregados, do número de ofertas de emprego em fevereiro de 2023 face ao período homólogo do ano anterior também se traduziu, previsivelmente, na redução das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 85% das profissões Brighter Future registaram uma redução do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2022.

Destas, destacaram-se as seguintes com um decréscimo a nível das ofertas de emprego superior a 90%:

_Operadores de máquinas para o fabrico de produtos de borracha, plástico e papel

_Designers de produto, têxteis, moda e de interiores

_Auxiliares de enfermagem

_Operadores de instalações, da extração mineira e de processamento de minerais

_Sociólogos, antropólogos e especialistas relacionados

Em termos absolutos, a redução das ofertas foi mais significativa para as seguintes profissões, que registaram um decréscimo superior a 350 ofertas em fevereiro de 2023, face ao período homólogo do ano anterior:

_Programadores de software

_Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_Empregados de mesa e bar

_Especialistas em recursos humanos

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um crescimento do volume das ofertas em fevereiro de 2023 face ao período homólogo de 2022 superior a 60%:

_Médicos

_Autores, escritores, tradutores e linguistas

_Instrutores e monitores de atividade física e recreação

_Analistas financeiros

_Diretores de estratégia e planeamento

_Diretores gerais e gestores executivos de empresas

Quais foram as profissões mais procuradas pelos empregadores em fevereiro de 2023?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem seis profissões no top dez das profissões mais procuradas em fevereiro de 2023 que também estavam no top em fevereiro de 2022. Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em fevereiro de 2023 foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Profissões mais procuradas em fevereiro de 2023 e variação face a fevereiro de 2022

Fonte:FJN/Brighter Future, Burning Glass

Apesar de janeiro de 2022 e 2023 partilharem as mesmas seis profissões, o posicionamento de cada uma entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo.

Os ‘Programadores de software’ e os ‘Analistas de sistemas’ mantiveram-se como as duas profissões mais procuradas na 1ª e 2ª posição do ranking, respetivamente. Também os ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ e os ‘Representantes comerciais’ não alteraram deposições comparativamente ao período homólogo de 2022, mantendo-se no 4º e último lugar do ranking, respetivamente.

Face a fevereiro de 2022, os ‘Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados’ subiram três posições ocupando, em fevereiro de 2023, a 6ª posição do top. No sentido oposto, os ‘Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ baixaram do 5º lugar em fevereiro em 2022 para a penúltima posição do top em fevereiro de 2023.

Que profissões entraram e quais as que saíram do top das mais procuradas?

Face a fevereiro de 2022, as quatro profissões que saíram do top foram as seguintes:

_ Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_ Especialistas em recursos humanos

_ Empregados de mesa e bar

_ Programadores Web e de multimédia

No sentido oposto, as quatro profissões que entraram no top das mais procuradas em fevereiro de 2023 foram as seguintes:

_ Diretores de investigação e desenvolvimento

_ Pessoal de informação administrativa

_ Especialistas em publicidade e marketing

_ Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares

Destas profissões, destacaram-se as subidas em 11 posições do ‘Pessoal de informação administrativa’ e dos ‘Contabilistas, auditores, revisores oficiais de contas e similares’ até ao 5º e 8º lugar do top das mais procuras em fevereiro de 2023, respetivamente.

Partilha este artigo_