As ofertas de emprego continuaram a crescer no 2º trimestre de 2022

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a dinâmica do mercado de trabalho e a procura por parte dos empregadores. São especialmente importantes para perceber os perfis com maior procura mas também a resposta dos empregadores às diferentes fases da crise pandémica. Estes dados para os meses de 2021 e 2022 permitem não só entender a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de anos anteriores.

O SEGUNDO TRIMESTRE DE 2022 É O QUE REGISTA MAIS OFERTAS DE EMPREGO DESDE O INÍCIO DE 2021

As ofertas de emprego trimestrais têm tido uma forte oscilação justificada por variações sazonais, mas também pela situação pandémica e por medidas de controlo da pandemia que condicionaram a atividade económica.

As ofertas de emprego do 1º trimestre de 2021, período marcado pelo agravamento da situação pandémica e pela subsequente implementação de medidas restritivas, foram baixas. Nos trimestres seguintes, verificou-se uma recuperação: face ao 1º trimestre de 2021, as ofertas de emprego do 2º trimestre aumentaram cerca de 9% e entre o 2º e 3º trimestre de 2021 o crescimento foi de 6%. O aumento de 15% das ofertas de emprego entre o 1º e o 3º trimestre de 2021 inverteu-se no 4º trimestre, marcado por um novo agravamento da situação pandémica, com o volume de ofertas de emprego a registar uma queda de 5% face ao trimestre anterior.

O ano de 2022 trouxe um aumento das ofertas de emprego quer face aos trimestres anteriores quer face aos trimestres homólogos de 2021. No 1º trimestre de 2022, as ofertas de emprego voltaram a uma trajetória de crescimento ao registarem um aumento bastante expressivo face ao trimestre anterior – 62%. O 2º trimestre de 2022 continuou a trajetória de crescimento do trimestre anterior com um ligeiro aumento de 3%. Comparando com o mesmo trimestre de 2021, o aumento foi de 69%.

Ou seja, o volume das ofertas do 2º trimestre de 2022 foi cerca de 1,7 vezes superior ao volume das ofertas no período homólogo de 2021.

Evolução trimestral das ofertas de emprego entre o 1º trimestre de 2021 e o 2º trimestre de 2022 (1º trimestre de 2021 =100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS1

COMO EVOLUÍRAM AS OFERTAS MENSAIS DE EMPREGO NO 2º TRIMESTRE DE 2022?

A análise da evolução mensal das ofertas de emprego permite-nos perceber que durante o 2º trimestre de 2022 não houve um crescimento contínuo das ofertas. De facto, o número de ofertas de emprego em março de 2022 foi superior ao volume de ofertas mensais de qualquer um dos meses do 2º trimestre de 2022: entre março e abril verificou-se uma redução de aproximadamente 21%. Nos meses seguintes, entre abril e maio, houve uma ligeira recuperação de 5%. Todavia, entre maio e junho, registou-se uma queda bastante acentuada das ofertas na ordem dos 31%.

Na verdade, o volume de ofertas de junho foi inferior ao dos restantes meses do 1º semestre de 2022, com exceção de janeiro de 2021, mês ainda marcado pelo agravamento da crise pandémica.

Evolução das ofertas de emprego entre janeiro de 2021 e junho de 2022 (janeiro 2021=100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS2

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES COM MAIOR VARIAÇÃO DE PROCURA NO 2º TRIMESTRE DE 2022 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2021?

Das profissões Brighter Future com expressão de procura no 2º trimestre de 2021, 86% registaram um crescimento de ofertas no mesmo trimestre de 2022.

Destas destacaram-se as seguintes profissões cujas ofertas aumentaram mais de 200% no 2º trimestre de 2022 face ao período homólogo do ano anterior, ou seja, o número de ofertas no 2º trimestre de 2022 foi 3 vezes superior ao número de ofertas no 2º trimestre de 2021:

  • Rececionistas de hotel
  • Auxiliares de educadores de infância e de professores
  • Diretores de compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados
  • Rececionistas, exceto de hotel
  • Psicólogos

Em termos absolutos, o aumento das ofertas foi mais significativo para seguintes profissões ao crescerem mais de 1000 ofertas no 2º trimestre de 2022 face ao período homólogo do ano anterior:

  • Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados
  • Empregados de mesa e bar
  • Especialistas em recursos humanos

No polo oposto, encontram-se as profissões em contraciclo, ou seja, profissões que, apesar do crescimento de ofertas de emprego em termos agregados, registaram um decréscimo de ofertas no 2º trimestre de 2022 face ao período homólogo de 2021. As seguintes profissões registaram uma redução superior a 50%:

  • Vendedor ambulantes e em mercados ou quiosques
  • Trabalhadores qualificados em isolamentos acústicos e térmicos e vidro
  • Diretores das indústrias de construção e de engenharia civil
  • Pessoal de companhia, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais
  • Biólogos, botânicos, zoólogos e especialistas relacionados

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS PELOS EMPREGADORES NO 2º TRIMESTRE DE 2022?

Apesar de todas estas oscilações verificadas ao longo dos meses e em relação a períodos homólogos, há um conjunto de 8 profissões que se mantiveram no top dez das mais procuradas pelos empregadores no 2º trimestre de 2022 comparativamente ao período homólogo do ano anterior:

  • Programadores de software
  • Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
  • Empregados de mesa e bar
  • Analistas de sistemas
  • Especialistas em recursos humanos
  • Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
  • Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança
  • Representantes comerciais

Profissões mais procuradas no 1º trimestre de 2022 e variação face ao 1º trimestre de 2021

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS

Apesar de o 1º trimestre de 2021 e 2022 partilharem as mesmas 8 profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não foi exatamente o mesmo.

As profissões dos ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’, ‘Especialista em recursos humanos’, ‘Empregados de mesa e bar’ e ‘Especialistas em recursos humanos’ subiram posições entre as mais procuradas, encontrando-se, no 2º trimestre de 2022, na 2ª, 3ª e 5ª posição do top, respetivamente.

No sentido oposto, as profissões dos ‘Analistas de sistemas’ e dos ‘Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança’ que no 2º trimestre do ano anterior se encontravam, respetivamente, no 2º e 6º lugar do top desceram duas posições.

No caso dos ‘Técnicos de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’, a redução foi mais acentuada com uma queda de 3 posições no ranking, do 4º para o 7º lugar do top das mais procuradas.

Os ‘Programadores de software’ e os ‘Representantes comerciais’ foram os únicos que não alteraram de posição face ao período homólogo de 2021 mantendo-se na 1ª e 9ª posição entre as mais procuradas, respetivamente.

QUE PROFISSÕES ENTRARAM E SAÍRAM DO TOP DAS MAIS PROCURADAS?

As duas profissões que entraram no top das mais procuradas no 2º trimestre de 2022 foram:

  • Empregados de escritório, técnicos de secretariado e operadores de processamento de dados
  • Vendedores e encarregados de lojas

No sentido oposto, as duas profissões que saíram do top das mais procuradas no 2º trimestre de 2022 foram as seguintes:

  • Programadores Web e de multimédia
  • Diretores de investigação e desenvolvimento

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO NO 1º TRIMESTRE DE 2021.
2O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO EM JANEIRO DE 2021.

Partilha este artigo_