As competências mais relevantes nas profissões que pagam melhor

As competências são usadas com diferentes graus de intensidade nas várias profissões o que permite identificar as que são mais relevantes num conjunto de profissões, num setor de atividade económica, numa região ou no mercado de trabalho como um todo.

Neste insight apresentam-se as competências que são mais utilizadas com maior intensidade no conjunto das profissões que pagavam, em média, um salário mais elevado em 2018.

Esta análise tem em consideração que, para se exercer uma profissão, é necessário saber executar as tarefas da mesma (aptidões) e ter conhecimento num conjunto de áreas (áreas de conhecimento).

QUAIS SÃO ENTÃO AS APTIDÕES E ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS RELEVANTES NAS PROFISSÕES QUE PAGAM MELHOR?

São aquelas que apresentam uma maior intensidade de utilização e apresentadas nos visuais seguintes.

Aptidões mais relevantes

LEITURA DO GRÁFICO: QUANTO MAIS A MANCHA SE APROXIMA DO CÍRCULO MAIS EXTERIOR, MAIOR É A RELEVÂNCIA DESSA COMPETÊNCIA FONTES: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS DE 2018

No top surgem as aptidões leitura, resolução de problemas complexos, aprendizagem ativa, avaliação e análise de sistemas. Em geral, estas são aptidões relacionadas com análise de informação complexa e resolução de problemas.

Áreas de conhecimento mais relevantes

LEITURA DO GRÁFICO: QUANTO MAIS A MANCHA SE APROXIMA DO CÍRCULO MAIS EXTERIOR, MAIOR É A RELEVÂNCIA DESSA COMPETÊNCIA FONTES: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS DE 2018

Em termos de áreas de conhecimento, as mais relevantes nas profissões que pagam melhor são Computadores e Eletrónica, Matemática, Língua Portuguesa, Serviços Pessoais e Engenharia e tecnologia.

Para chegar a estas conclusões, teve-se em conta o conjunto dos trabalhadores nas empresas do setor privado e do setor empresarial do estado e consideraram-se apenas as profissões com um salário médio acima dos 1860€, que corresponde ao nono decil dos salários em 2018.

Partilha este artigo_