A queda da oferta de emprego no último trimestre de 2020

COMO TERÁ EVOLUÍDO A OFERTA DE EMPREGO NO ÚLTIMO TRIMESTRE DO ANO?

A oferta de emprego no quarto trimestre de 2020 inverte a trajetória de crescimento do trimestre anterior e volta a decrescer de forma acentuada.

Recorrendo a um grupo estável de fontes de ofertas de emprego, é possível perceber que:

Entre o terceiro e quatro trimestre de 2020, as ofertas de emprego online reduziram de forma acentuada – 36% - invertendo a tendência de recuperação registada no trimestre anterior.

Esta redução de 36% foi superior à registada entre os dois primeiros trimestres durante a primeira fase da crise pandémica. Esta redução poderá ser justificada, por um lado, pelo efeito da sazonalidade à semelhança do que acontece nos valores do emprego total em Portugal nos últimos anos que tende a diminuir no final do ano e, por outro, pelo agravamento da crise pandémica nos últimos meses do ano que gerou repercussões no mercado de trabalho.

A grande maioria das profissões acompanhou esta tendência de decréscimo de ofertas de emprego, mas existem algumas exceções. De acordo com os dados, houve duas profissões que registaram um aumento de procura entre o terceiro e o quarto trimestre superior a 10%:

_ Conservador, notário e outros especialistas jurídicos

_ Técnico operador das tecnologias de informação e comunicação (TIC)

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS ENTRE OUTUBRO E DEZEMBRO DE 2020?

No quarto trimestre de 2020, o top das profissões com mais ofertas online é muito semelhante ao dos três trimestres anteriores. De facto, existem sete profissões que se encontram no top dez das profissões mais procuradas independentemente do trimestre analisado. As nove profissões mais procuradas nos últimos três meses de 2020 encontram-se todas no top das profissões mais procuradas no ano de 2020, ou seja, considerando simultaneamente os quatro trimestres do ano. A exceção é a profissão de ‘Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança ’.

O top de profissões mais procuradas pelos empregadores no quarto trimestre é composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio:

1º: Programador de software

2º: Analista de sistemas

3º: Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

4º: Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

5º: Representante comercial

6º: Especialista em recursos humanos

7º: Pessoal de informação administrativa

8º: Programador Web e de multimédia

9º: Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres

10º: Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança

A comparação do top dez das profissões com mais ofertas entre o terceiro e o quarto trimestre, revela uma única diferença: a entrada, no décimo lugar, da categoria profissional ‘Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança’ e a saída de ‘Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes’.

De acordo com os dados para o quarto trimestre, todas as profissões que se encontram no top dez das mais procuradas pelos empregadores registaram uma redução no número de ofertas face ao trimestre anterior, acompanhando assim a tendência geral do mercado.

Partilha este artigo_