A procura por competências aumentou desde 2019

2020 e 2021 foram anos atípicos: a crise pandémica, as restrições impostas e os subsequentes efeitos económicos e sociais modificaram o mercado de trabalho.

Houve alterações na procura por parte dos empregadores e tanto empregadores como trabalhadores tiveram de se adaptar a um novo contexto laboral marcado, em muitas profissões e setores de atividade, pelo trabalho a partir de casa e com recurso a tecnologias de informação e comunicação.

SERÁ QUE ESTAS ALTERAÇÕES SE REPERCUTIRAM NA PROCURA POR COMPETÊNCIAS POR PARTE DOS EMPREGADORES?

Neste insight, analisa-se a evolução das competências pedidas em ofertas online de emprego entre 2019 e 2021 e as competências mais procuradas no último ano.

As competências estão organizadas em três grandes grupos:
  • Competências técnicas:
    comumente chamadas “hard skills”, são competências relevantes para uma tarefa ou profissão específica;
  • Competências digitais:
    competências técnicas que permitem o uso de tecnologias de informação e comunicação;
  • Competências transversais:
    comumente chamadas “soft skills”, são competências mais transversais por natureza e referem-se à capacidade do individuo em interagir com os outros e com o meio ambiente.

A PROCURA POR COMPETÊNCIAS AUMENTOU DESDE 2019

Os dados das ofertas de emprego em 2020 e 2021 revelam um aumento da procura por competências por parte dos empregadores.

Em 2021, 87% das ofertas de emprego pediram pelo menos uma competência técnica, 82% pelo menos uma competência transversal e 63% pelo menos uma competência digital. Independentemente do tipo de competência, estes valores representam um aumento da procura face a 2019.

O aumento de procura de competências mais expressivo diz respeito às competências digitais entre 2019 (54%) e 2020 (66%) – 12 pontos percentuais. Apesar da queda para os 63% em 2021, o aumento de procura por competências digitais parece ser sustentado face ao período pré-pandémico.

Proporção de ofertas que pedem pelo menos uma competência, por tipo de competência e ano

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS.

HÁ CADA VEZ MAIS PROCURA POR COMPETÊNCIAS DIGITAIS

De uma outra perspetiva, no conjunto de todas as competências pedidas em ofertas de emprego, há um equilíbrio no peso das competências técnicas, transversais e digitais, apenas com uma ligeira desvantagem para as digitais.

Em 2021, 35% das competências pedidas eram técnicas, seguindo-se as transversais (34%) e, por último, as competências digitais (32%). Esta igualdade esconde, no entanto, uma evolução díspar nos últimos dois anos.

Face a 2019, o peso relativo das competências transversais no total das competências pedidas caiu em 2020 e voltou a aumentar em 2021, mantendo-se ainda abaixo do valor em 2019. Já o peso das competências técnicas caiu quer em 2020 quer em 2021. Em sentido oposto, o peso das competências digitais aumentou nos dois anos, de 27% em 2019 para 32% em 2021.

Distribuição das competências pedidas nas ofertas de emprego, por tipo de competência e por ano

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS.

A PROCURA POR ALGUMAS COMPETÊNCIAS MAIS DO QUE DUPLICOU

Dentro de cada tipo de competência – técnica, transversal e digital – foram várias as competências cuja procura aumentou de forma muita significativa.

Do top das competências que mais cresceram entre 2020 e 2021, destacaram-se as competências técnicas com um crescimento bastante significativo: todas as 5 competências técnicas cuja procura mais aumentou variaram pelo menos 93%, ou seja, o número de ofertas de emprego que pediram estas competências quase duplicou entre 2020 e 2021. Deste grupo destacou-se a competência ‘organizar reuniões’ com uma variação de aproximadamente 207%.

Das competências digitais que mais cresceram entre 2020 e 2021, destacaram-se as competências relacionadas com programação informática, designadamente as competências de ‘Python’, ‘JavaScript’ e ‘Java’. Para todas competências digitais do top 5, a procura aumentou pelo menos 43% em 2021 face ao ano anterior.

No caso das competências transversais, o crescimento foi mais contido, com as 5 competências transversais que mais cresceram entre 2020 e 2021 a variarem pelo menos 15%. A competência ‘trabalhar numa equipa de serviços de hotelaria e restauração’ destacou-se das restantes pelo aumento de 43% da sua procura nas ofertas de emprego entre 2020 e 2021.

Top competências com maior crescimento entre 2020 e 2021 por tipo de competência

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS.1

AFINAL, QUAIS FORAM AS COMPETÊNCIAS MAIS PROCURADAS EM 2021?

As competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego não têm variado nos últimos anos, havendo apenas ligeiras alterações na sua ordenação. Quer em 2021 quer nos dois anos anteriores, as dez competências mais procuradas representaram cerca de 21% do total de competências mencionadas nas ofertas de emprego.

Os empregadores parecem destacar competências para lidar com situações de mudança, para resolver problemas, para trabalhar em equipa, competências digitais básicas e relacionadas com o serviço aos clientes.

Competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego em 2021

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS.

O grupo das competências transversais é o mais bem representado neste top, com metade das dez competências mais pedidas nas ofertas de emprego. De seguida surgem as competências técnicas com três competências no top, sendo as restantes duas competências digitais.

A competência ‘adaptar-se à mudança’ permaneceu como a competência mais pedida pelos empregadores nas ofertas de emprego. Das restantes competências transversais destaca-se ‘criar soluções para problemas’ com uma subida de uma posição. Todas as competências do top que perderam posições foram competências técnicas: ‘prestar apoio a clientes’ e ‘serviço ao cliente’.

As competências digitais, apesar de estarem em minoria, ocuparam a segunda e terceira posição do top: ‘utilizar computadores’ permaneceu como a segunda competência mais pedida pelos empregadores nas ofertas de emprego. Também a competência digital ‘utilizar os programas do Microsoft Office’ manteve a terceira posição em 2021 depois de, em 2020, ter subido três posições no top face a 2019.

Vê no visual seguinte as dez competências mais procuradas em 2021 entre as digitais, técnicas e transversais:

Competências mais procuradas pelos empregadores nas ofertas de emprego em 2021, por tipo de competência

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS.

1CONSIDERAM-SE AS COMPETÊNCIAS MENCIONADAS EM PELO MENOS 1000 OFERTAS DE EMPREGO EM 2020.
Partilha este artigo_