Somos um portal para o desenvolvimento do potencial humano, onde todos podem entrar

Por amor a Portugal e aos Portugueses, José Neves compromete-se com a criação da Fundação José Neves. Orientada para o futuro e com um forte espírito disruptivo.
José Neves, Fundador e CEO da Farfetch
José Neves, Fundador e CEO da Farfetch

Uma doação para transformar Portugal

“O meu compromisso é doar dois terços dos meus ativos, ao longo da minha vida, para perseguir este objetivo maior de elevar Portugal nos níveis de desenvolvimento humano” - José Neves.

É português e é o fundador.

O empresário que procura a inspiração, para além do seu percurso. A sua grande ambição é proporcionar novos meios de crescimento pessoal e profissional a todos os que vivem em Portugal, país da sua origem.

José Neves, Carlos Oliveira e António Murta

São digitais, disruptivos e inovadores

A Fundação nasce da força motriz e da inspiração maior do José Neves, o seu Fundador, que se une a Carlos Oliveira e António Murta, cofundadores.

“Temos uma estratégia para governar a Fundação, com o mesmo empreendedorismo, visão estratégica e paixão que aplicamos nas nossas vidas e empresas.” - Carlos Oliveira.

Valores fortes para inspirar um país inteiro

“Estamos conscientes da importância da educação para o desenvolvimento do potencial humano e acreditamos na aposta da “Educação para o futuro” como o motor de evolução de Portugal.” - António Murta.

Queremos criar oportunidades para desenvolver o potencial humano de Portugal e potenciar a aprendizagem ao longo da vida como uma ferramenta. Para tal, vamos inovar e partilhar a nossa experiência.

Têm em comum uma energia disruptiva

Um percurso comum

Partilham da mesma origem, ligada ao digital e ao empreendedorismo. Seguem os seus percursos com uma visão estratégica mas também com uma paixão que lhes permite governar as suas empresas com resultados interessantes e com um registo de inovação. Deste percurso semelhante resulta uma ambição conjunta de desenvolver o seu país, também comum.
José Neves, Carlos Oliveira e António Murta
1.
História da Fundação

HERITAGE

A Fundação José Neves é uma organização Portuguesa sem fins lucrativos, que iniciou a sua atividade em maio de 2019.

Foi reconhecida pelo Governo Português – Presidência do Conselho de Ministros a 21 de agosto de 2019, através do Despacho 7380/2019 publicado no Diário da República 159, página 22. Rege-se pela Lei Quadro das Fundações (Lei nº 24/2012, atualizada pela Lei nº 150/2015) e Portaria 75/2013.

Maio de 2019 marca o início da atividade da Fundação José Neves. A educação foi identificada como o principal motor para um País do conhecimento e consequentemente, mais desenvolvido e mais feliz. Deu-se início ao mapeamento das principais necessidades da sociedade neste âmbito da educação de forma a responder às exigências do futuro e do desenvolvimento de Portugal e foram definidos os principais eixos de atuação da Fundação.

A FJN nasce em 2019 da vontade de José Neves e da sua ambição de transformar Portugal num país mais desenvolvido, através do conhecimento. O seu objetivo é ajudar a colocar Portugal no topo do índice do desenvolvimento humano da ONU, nos próximos 20 anos.

A estratégia da FJN consiste em investir os seus recursos em projetos e iniciativas ligados à educação, atuando no acesso à aprendizagem ao longo da vida. Foca-se no desenvolvimento do potencial humano para impulsionar a identificação e desenvolvimento de competências para o futuro, de forma a ajudar à transformação do país, numa sociedade do conhecimento e num país digital.

2.
Carta do Fundador

Na Fundação José Neves temos como missão contribuir para a transformação de Portugal num “país de conhecimento”, através da educação e do desenvolvimento humano.

Queremos que a Fundação seja disruptiva e impactante.

Na Fundação José Neves temos como missão contribuir para a transformação de Portugal num “país de conhecimento”, através da educação e do desenvolvimento humano. Queremos que a Fundação seja disruptiva e impactante.

A nossa ambição é ajudar a elevar significativamente o estatuto e a posição de Portugal nos rankings internacionais de educação e de desenvolvimento humano nos próximos 20 anos.

Acreditamos que para atingir esse nível de desenvolvimento, temos de ter uma estratégia diferenciadora e investir recursos consideráveis que permitam fazer a diferença e gerar impacto em áreas essenciais para as pessoas, como a saúde, a cidadania e a igualdade social.

O meu compromisso como Fundador, é dotar a Fundação de meios significativos, assumindo o compromisso de doar dois terços dos meus ativos, ao longo da minha vida, para perseguir este objetivo maior.

Iremos focar os recursos da Fundação na educação, com uma forte aposta nas competências do futuro e do mundo digital, para no presente, preparar o futuro. Abrindo as portas para um Portugal mais desenvolvido, onde o conhecimento e as competências são o motor de transformação para um futuro melhor.

Apostaremos na educação em todo o seu ciclo, dando particular destaque à educação contínua dos portugueses, aumentando o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais. Queremos que esta aposta provoque um efeito de contágio em todas as áreas de emprego.

Portugal pode não ter os recursos naturais que lhe permita  competir mundialmente, mas tem uma geração de portugueses com potencial, qualidades humanas e intelectuais que podem colocar o país no caminho da liderança mundial do mundo digital.

A nossa visão estratégica assenta em quatro pilares que guiarão a nossa atuação:

  1. Criar oportunidades equitativas de acesso à educação, através de soluções de financiamento a estudantes, inovadoras e sem fins lucrativos; de forma a promover o acesso generalizado à educação de qualidade e de futuro, apostando na formação ao longo da vida e no desenvolvimento do potencial humano.
  2. Potenciar as competências do futuro, através da dinamização do seu desenvolvimento desde muito cedo, da identificação das competências e das profissões do futuro, da sensibilização para a importância de investir em formação para o reskill e upskill; assumindo-se como uma força motriz da educação.
  3. Projetar a educação do futuro, adequando os formatos do ensino em Portugal, à evolução da sociedade e à velocidade da era digital, contribuindo para a valorização da educação ao longo da vida; alinhando-a com os desafios do futuro.
  4. Despertar para a importância do equilíbrio entre as dimensões intelectual e espiritual do conhecimento, contribuindo para fortalecer o lado humano, moral, ético e o despertar desta consciência em cada indivíduo, e consequentemente promover valores essenciais para o equilíbrio da sociedade.

É deste percurso dos fundadores, ligado à economia digital que surge uma estratégia clara para governar a Fundação, com o mesmo empreendedorismo, visão estratégica e paixão que aplicam nas suas vidas e empresas. A nossa missão é ser uma força de mudança que contribua para transformar Portugal num dos países mais desenvolvidos do mundo. Prometemos fazê-lo seguindo um conjunto de valores que sejam transformadores pela forma como se gerem empresas e instituições. Não nos basta termos sucesso no “que” fazemos, mas também em “como” o fazemos.

Por amor a Portugal e aos Portugueses,
José Neves
3.
Biografia de José Neves

É português e é um dos gestores mais influentes do mundo da moda

José Neves é fundador, co-chairman e CEO da Farfetch - o primeiro “unicórnio” de origem portuguesa listado na bolsa americana.  

Nascido no Porto em 1974, José Neves tem no seu ADN o espírito de inovação e a paixão pelo empreendedorismo - valores que cedo se revelaram.

O empresário e gestor criou a primeira empresa, a Grey Matter, aos 19 anos. A empresa desenvolvia software para a indústria do calçado e da moda. Aos 21 anos, José Neves lança a marca de sapatilhas Swear e, mais tarde (em 2001) lança a Bstore, que lhe valeu um British Fashion Award.

Toda a sua experiência e interesse pelo design, pela indústria da moda e pela tecnologia, levaram-no a lançar em 2008 a Farfetch: a empresa de e-commerce que reúne numa plataforma digital boutiques e criadores da indústria de luxo do setor da moda e que hoje é uma referência mundial. Com sede em Londres, a empresa está presente um pouco por todo o mundo (Porto, Guimarães, Braga, Lisboa, Nova Iorque, Los Angeles, Tóquio, Xangai, São Paulo).

Ao longo do seu percurso, José Neves e a Farfetch receberam várias distinções, tais como: o prémio “Visionário” atribuído nos Fashion Futures Awards (em 2017) ou a distinção de Empreendedor do Ano (2013) atribuída pela Ernst & Young, entre muitos outros. José Neves integrou também a lista das 500 pessoas que estão a moldar a indústria da moda global (BoF500), em 2015, 2016 e 2017.

Em 2019, José Neves anunciou a criação da Fundação José Neves e assumiu o compromisso de doar dois terços dos seus ativos, ao longo da vida, a esta Fundação. A ambição é ajudar a transformar Portugal através da educação e do desenvolvimento do potencial humano, elevando os níveis de desenvolvimento do País.

José Neves
4.
Carlos Oliveira, Co-Fundador

Carlos Oliveira

É cofundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves. Com um percurso ligado à economia, à inovação e ao empreendedorismo, ocupa atualmente o cargo de conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), sendo o único representante português. Criou aos 22 anos, a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. Ocupou o cargo de Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional.

Carlos Oliveira
5.
António Murta, Co-Fundador

António Murta

É Managing Partner, cofundador e CEO da Pathena. O seu percurso está ligado há várias décadas ao empreendedorismo. Cofundou e foi CEO da tecnológica de retalho, a Enabler, comprada, em 2006, pelo grupo indiano Wipro Foi também Sócio Fundador e Business Angel de várias empresas de TI e MedTech.

António Murta