O impacto da Covid-19 na oferta de emprego em 2020

A crise sanitária que atravessamos modificou de forma considerável o mercado de trabalho.

Fê-lo de uma forma desigual, uma vez que algumas profissões e setores de atividade são considerados essenciais ou passíveis de serem executadas em teletrabalho, enquanto outras são menos suscetíveis de se adaptar ao novo contexto laboral provocado pela pandemia.

Neste sentido, é importante seguir com frequência as dinâmicas de procura e do mercado de trabalho, através da oferta de emprego por parte dos empregadores. Tendo como base os anúncios de empregos publicados em diversas fontes, o Brighter Future revela a evolução das ofertas de emprego e as profissões mais procuradas durante o ano de 2020 e a sua comparação com 2019.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO DURANTE O ANO DE 2020?

As ofertas de emprego variaram de forma significativa ao longo do ano de 2020. No gráfico é possível ver a variação para cada mês.

Evolução das Ofertas de Emprego Mensais em 2020 (Janeiro = 100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

Considerando as ofertas do mês de Janeiro como referência:

Verificou-se uma redução contínua das ofertas nos primeiros quatro meses do ano, sobretudo entre o mês de Março e Abril, com uma queda de 46%.

Foi em Abril – o primeiro mês completo passado em confinamento geral - que se registou o valor mais baixo de ofertas de emprego em todo o ano de 2020. Como exemplo, as ofertas em Abril correspondem a cerca de 40% das ofertas do mês de Janeiro.

Nos meses seguintes verificou-se uma progressiva recuperação das ofertas de emprego, tendo Julho alcançado o valor máximo, correspondendo a cerca de 206% das ofertas do mês de Janeiro e a cerca de 512% das ofertas de Abril.

Nos últimos quatro meses do ano de 2020, as ofertas de emprego decresceram de forma sucessiva até Dezembro, mês no qual se registou o segundo valor mais baixo de ofertas de emprego online: no último mês do ano de 2020 as ofertas de emprego corresponderam a cerca de 58% das ofertas do mês de Janeiro, mas ainda assim a cerca de 145% das ofertas de Abril.

Analisando os dados por trimestre, verifica-se uma queda generalizada entre o primeiro e o segundo trimestre, uma forte recuperação no terceiro trimestre e uma redução acentuada no número de ofertas de emprego entre o terceiro e o quarto trimestre. A queda das ofertas de emprego foi maior no último trimestre do ano do que entre Abril e Junho (segundo trimestre), o que poderá ser justificado, pelo menos em parte, pelo efeito sazonal.

Variação do total de ofertas de emprego durante 2020

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

UMA TENDÊNCIA PARTILHADA PELA MAIORIA DAS PROFISSÕES

Em geral, estas flutuações ao longo dos trimestres de 2020 foram partilhadas pela grande maioria das profissões analisadas no Brighter Future.

Variação das ofertas de emprego durante 2020, por profissão

Considerando o grupo de profissões com alguma expressão de procura em cada trimestre, verifica-se que:

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

É portanto evidente que em todos os trimestres houve algumas profissões em contraciclo.

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES EM CONTRACICLO?

Do primeiro para o segundo trimestre, apesar da tendência negativa, estas profissões tiveram um aumento de procura acima dos 45%:

_Enfermeiro

_Programador de aplicações

_Farmacêutico

_Técnico e assistente farmacêutico

_Operador de máquinas do fabrico de produtos alimentares e similares

_Ator, apresentador, criativo e outros artistas

_Técnico de gás, técnico da produção, agente de métodos e técnico de robótica

Das profissões com menos número absoluto de ofertas, destacam-se também as profissões ‘Técnico de eletricidade’ e ‘Carteiro e similares’, cuja procura mais do duplicou.

No terceiro trimestre, apesar da tendência positiva, houve apenas uma profissão que sofreu uma queda de procura face ao segundo trimestre:

_Técnico e assistente farmacêutico


No último trimestre do ano, apesar da tendência negativa, houve duas profissões que registaram um aumento de procura:

_Conservador, notário e outros especialistas jurídicos

_Técnico operador das tecnologias de informação e comunicação (TIC)

AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM 2020

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas de emprego ao longo dos trimestres de 2020, as profissões mais procuradas foram muito semelhantes ao longo do ano.

Existem sete profissões que se encontram no Top 10 das profissões mais procuradas em todos os trimestres, não sendo surpreendente que a maioria corresponda também às sete profissões com maior número de ofertas no ano de 2020.

Em termos anuais, o top de profissões mais procuradas pelos empregadores é composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio:

As profissões com mais ofertas de emprego em 2020 e comparação com 2019

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

Como comparar o Top 10 de 2020 com os dados de 2019?

Face aos dados de 2019, as seis profissões mais procuradas pelos empregadores em 2020 são exatamente as mesmas, mas ordenadas de forma diferente. Destaca-se a subida, da sexta para a terceira posição, da profissão de ‘Analista de sistemas’, e a descida em duas posições das profissões de ‘Representante Comercial’ e de ‘Especialista em recursos humanos’.

As profissões de ‘Programador de software’ e ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ mantiveram em 2020 as mesmas posições de liderança que no ano de 2019, no primeiro e segundo lugar do ranking, respetivamente.

As últimas quatro posições em 2020 são ocupadas por profissões que em 2019 não se encontravam no Top 10. Destaca-se, no sétimo lugar, a profissão de ‘Pessoal de informação administrativa’, com uma subida de nove posições no ranking, e nas duas posições subsequentes as profissões de ‘Programador Web e de multimédia’ e ‘Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres’, ambas com uma subida de quatro posições no ranking.

As quatro profissões que saíram do top das mais procuradas pelos empregadores em 2020 face a 2019 são as seguintes:

_Vendedor e encarregado de lojas

_Empregado de mesa e bar

_Leiloeiro, agente publicitário, literário, desportivo e teatral

_Empregado de escritório, técnico de secretariado e operador de processamento de dados

Partilha este artigo_