O 3º trimestre de 2021 foi o segundo trimestre com mais ofertas de emprego desde o início de 2020

As ofertas de emprego são um indicador informativo sobre a resposta dos empregadores às diferentes fases da crise pandémica. Estes dados para os meses de 2021 permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho neste ano, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período de 2020.

COMO TÊM EVOLUÍDO AS OFERTAS DE EMPREGO TRIMESTRAIS DESDE O 1º TRIMESTRE DE 2020?

As ofertas de emprego trimestrais têm tido uma forte oscilação justificada por variações sazonais, mas também pela situação pandémica e pelas medidas restritivas que condicionaram a atividade económica.

As ofertas de emprego do 1º e 2º trimestre de 2020 – período do aparecimento da pandemia – foram baixas. O 3º trimestre de 2020 revelou uma grande recuperação com um aumento de ofertas de 123% face ao trimestre anterior.

Desde o 3º trimestre de 2020 se que tem verificado uma queda progressiva das ofertas trimestrais de emprego. De facto, entre o 3º trimestre do ano anterior e o 1º trimestre deste ano, as ofertas trimestrais reduziram cerca de 53%, ou seja, as ofertas dos primeiros 3 meses de 2021 correspondem a menos de metade das ofertas dos meses de julho a setembro de 2020. Os períodos de confinamento parecem assim ter prejudicado a procura de emprego por parte dos empregadores.

Evolução das ofertas de emprego entre o 1º trimestre de 2020 e o 3º trimestre de 2021 (1º trimestre de 2020 =100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS1

O 3º TRIMESTRE DE 2021 CONTINUA A TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO INICIADA NO TRIMESTRE ANTERIOR

À semelhança do que aconteceu no final do primeiro período de confinamento, em 2020, também o final do período de confinamento, em Março de 2021, inverteu a tendência registada nos trimestres anteriores: face aos primeiros três meses de 2021, as ofertas do 2º trimestre registaram um aumento bastante significativo de aproximadamente 44%.

No 3º trimestre de 2021, as ofertas de emprego continuaram a trajetória de crescimento iniciada no trimestre anterior. Todavia, tal crescimento foi mais contido: entre o 2º e o 3º trimestre de 2021 as ofertas de emprego online cresceram cerca de 3%.

Comparando as ofertas dos primeiros três meses do ano – meses inevitavelmente marcados pelas medidas de confinamento – com as do 3º trimestre verificou-se um crescimento de aproximadamente 47%.

Verifica-se, deste modo, uma correlação negativa entre as medidas restritivas que condicionam a atividade económica e a evolução das ofertas de emprego ao longo dos trimestres.

ESTE É O SEGUNDO TRIMESTRE DESDE O INÍCIO DE 2020 COM MAIS OFERTAS DE EMPREGO

Apesar do crescimento no 3º trimestre de 2021, as ofertas ainda não recuperaram para o nível de ofertas registado no período homólogo de 2020. Estão ainda 31% abaixo das ofertas verificadas no 3º trimestre de 2020, ou seja, as ofertas conjuntas de julho a setembro de 2020 corresponderam a cerca de 1,4 vezes das ofertas registadas no mesmo período de 2021.

Não obstante, e analisando a evolução das ofertas trimestrais desde o início de 2020, o 3º trimestre de 2021 apresentou o 2º melhor resultado em termos de volume de ofertas de emprego, ultrapassando o registado no 2º trimestre de 2021.

COMO EVOLUÍRAM AS OFERTAS MENSAIS DE EMPREGO NO 3º TRIMESTRE DE 2021?

A análise da evolução mensal das ofertas de emprego permite-nos perceber que durante o 3º trimestre de 2021 não houve um crescimento contínuo e uniforme das ofertas tal como indiciado pela evolução trimestral.

De facto, comparando com o 1º mês do trimestre – julho de 2021 – verifica-se uma redução das ofertas mensais tanto em agosto como em setembro. Entre julho e agosto as ofertas reduziram cerca de 13% sendo que entre agosto e setembro inverteu-se a tendência anterior com as ofertas a crescerem cerca de 9%. Esta evolução poderá, em parte, ser atribuída à sazonalidade dado que também no ano transato registou-se uma queda significativa das ofertas entre julho e agosto de 2020 e um posterior crescimento das ofertas entre agosto e setembro de 2020.

Apesar da queda das ofertas mensais de aproximadamente 5% entre o primeiro e o último mês do trimestre (julho e setembro), qualquer um dos meses do 3º trimestre registou um volume de ofertas superior a qualquer um dos meses do 1º trimestre do ano. De facto, entre o 1º mês do 1º semestre do ano e o 1º mês do 2º semestre do ano – entre janeiro e julho – as ofertas de emprego aumentaram cerca de 48%.

Evolução das ofertas de emprego entre janeiro de 2020 e setembro de 2021 (janeiro 2020=100)

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE, BURNING GLASS2

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES COM MAIOR VARIAÇÃO DE PROCURA NO 3º TRIMESTRE DE 2021 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2020?

Das profissões Brighter Future com expressão de procura no 3º trimestre de 2020, 84% registaram um decréscimo de ofertas no mesmo trimestre de 2021.

Destas destacam-se as seguintes profissões cujas ofertas reduziram mais de 60% no 3º trimestre de 2021 face ao período homólogo do ano anterior:

_Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo
_Matemático, atuário, estaticista e demógrafo
_Ator, apresentador, criativo e outros artistas
_Técnico de operação e controlo de processos industriais
_Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
_Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes
_Instalador de ar condicionado e de sistemas de refrigeração
_Enfermeiro
_Especialista em higiene e saúde ambiental e laboral
_Diretor geral e gestor executivo de empresas

Em termos absolutos, a redução das ofertas foi mais significativa para algumas das profissões com uma forte componente tecnológica. Destacam-se as seguintes profissões com uma redução superior a 500 ofertas no 3º trimestre de 2021 face ao período homólogo do ano anterior:

_Programador de software
_Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
_Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes
_Representante comercial
_Analista de sistemas
_Programador Web e de multimédia
_Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)

No polo oposto, encontram-se as profissões em contraciclo, ou seja, profissões que, contrariamente ao decréscimo de ofertas de emprego em termos agregados, registaram um crescimento de ofertas no 3º trimestre de 2021 face ao período homólogo de 2020. As seguintes profissões registaram um crescimento superior a 30%:

_Empregado de mesa e bar
_Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições
_Estafeta, bagageiro e distribuidor
_Trabalhador qualificado da transformação de alimentos
_Diretor de recursos humanos
_Carteiro e similares
_Cozinheiro
_Trabalhador não qualificado da indústria extrativa e construção
_Cabeleireiro, esteticista e similares
_Governante doméstico e encarregado de limpeza e de trabalhos domésticos

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS PELOS EMPREGADORES NO 3º TRIMESTRE DE 2021?

Apesar de todas estas oscilações verificadas ao longo dos meses e em relação a períodos homólogos, há um conjunto de 7 profissões que se mantêm no top dez das mais procuradas pelos empregadores no 3º trimestre de 2021 comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

_Programador de software
_Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas
_Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
_Especialista em recursos humanos
_Analista de sistemas
_Representante comercial
_Programador Web e de multimédia

As 3 profissões que saíram do top das mais procuradas no 3º trimestre de 2021 face ao trimestre homólogo do ano anterior foram as seguintes:

_Pessoal de informação administrativa
_Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres
_Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes

Já as 3 profissões que aparecem apenas no top no 3º trimestre de 2021 são:

_Empregado de mesa e bar
_Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança
_Empregado de escritório, técnico de secretariado e operador de processamento de dados

Apesar de o 3º trimestre de 2020 e 2021 partilharem as mesmas sete profissões, o posicionamento de cada profissão entre as mais procuradas não é exatamente o mesmo. As profissões ‘Analista de sistemas’ e ‘Representante comercial’ que no 3º trimestre do ano anterior se encontravam, respetivamente, no 4º e 5º lugar desceram duas posições. O mesmo se verificou com a profissão ‘Programador Web e de multimédia’ com uma queda de 3 posições no ranking, encontrando-se, em 2021, na 9º posição.

No sentido oposto, a profissão de ‘Especialista em recursos humanos’ subiu 3 posições, do 7º lugar no 3º trimestre de 2020 ao 4º lugar no 3º trimestre de 2021.

As três primeiras profissões do top – ‘Programador de software’, ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ e ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ – foram as únicas que não alteraram de posições face ao período homólogo de 2020.

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO NO 1º TRIMESTRE DE 2020.
2O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO EM JANEIRO DE 2020.
Partilha este artigo_