Novembro foi o segundo mês com menos ofertas de emprego desde o início de 2021

A análise da evolução das ofertas de emprego é um indicador relevante para perceber a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos e, no caso particular dos anos de 2020 e 2021, às diferentes fases da crise pandémica.

A ofertas de emprego permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho nos últimos meses, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO EM NOVEMBRO DE 2021 COMPARATIVAMENTE AOS MESES ANTERIORES?

Face ao mês anterior, as ofertas de emprego de novembro de 2021 registaram um decréscimo significativo de aproximadamente 41%.

Para além de ser a maior queda percentual a nível do volume de ofertas entre dois meses consecutivos registada, até ao momento, no ano de 2021, este resultado inverte também a tendência de crescimento verificada de agosto em diante: entre agosto e outubro verificou-se um aumento de aproximadamente 15% das ofertas de emprego online e outubro foi um dos meses do ano, a par de julho, com maior procura por parte dos empregadores.

Comparando com os dois primeiros meses do ano de 2021, ambos passados pelo menos parcialmente em confinamento, o volume das ofertas de novembro foi inferior ao registado em janeiro (redução de 12% face ao 1º mês do ano) mas superior ao volume de ofertas de fevereiro (crescimento de 21% entre fevereiro e novembro de 2021).

Evolução mensal das ofertas de emprego online entre janeiro de 2020 e novembro de 2021 (janeiro de 2020 = 100)

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE. (1)

Em suma, as ofertas de novembro foram inferiores ao volume de ofertas de todos os anteriores meses de 2021 com exceção do mês de fevereiro – mês fortemente marcado pela crise pandémica e subsequentes restrições com forte impacto económico e social.

COMO SE COMPARA A OFERTA DE EMPREGO EM NOVEMBRO DE 2021 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2020?

A queda das ofertas de emprego verificada em novembro de 2021 face aos meses anteriores poderá dever-se à altura do ano uma vez que a procura por parte dos empregadores tende a ser menor no último trimestre. No entanto, face ao mesmo mês de 2020, as ofertas de emprego em novembro de 2021 foram menores em 32%.

Do mesmo modo, comparando julho de 2020 – o mês com o maior número de ofertas em 2020 – com novembro de 2021, verificou-se uma redução nas ofertas de emprego de aproximadamente 63%, ou seja, as ofertas de julho de 2020 foram 2,7 vezes mais do que as ofertas de novembro de 2021.

FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO QUAIS FORAM AS PROFISSÕES QUE MAIS CRESCERAM? E DIMINUÍRAM?

Cerca de 80% das profissões do Brighter Future registaram uma redução das ofertas em novembro de 2021 face ao período homólogo de 2020. Para as seguintes profissões a queda a nível das ofertas de emprego foi superior a 70%:

_Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo

_Diretor de estratégia e planeamento

_Operador de máquinas para o fabrico de produtos têxteis, de pele com pêlo e couro

_Trabalhador não qualificado da indústria transformadora

_Técnico operador das tecnologias de informação e comunicação (TIC)

Em termos absolutos, a queda das ofertas foi mais acentuada nas seguintes profissões entre os dois períodos:

_Programador de software

_Analista de sistemas

_Leiloeiro, agente publicitário, literário, desportivo e teatral

Apesar do decréscimo generalizado das ofertas de emprego em novembro de 2021, houve algumas profissões que registaram um aumento muito significativo face ao mesmo mês de 2020. Esse é o caso das seguintes profissões que registaram um crescimento superior a 80%:

_Empregado de mesa e bar

_Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições

_Cozinheiro

_Técnico de engenharia civil

_Trabalhador de limpeza

_Trabalhador da recuperação de resíduos

As profissões de ‘Empregado de mesa e bar’, ‘Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições’ e ‘Cozinheiro’ foram também as profissões que, em termos absolutos, registaram o maior crescimento de ofertas de emprego.

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM NOVEMBRO DE 2021?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo do último ano devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas em novembro de 2021 foram semelhantes às do período homólogo do ano anterior.

De facto, existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas em novembro de 2021 que também estavam no top em novembro de 2020.

Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em novembro de 2021 é composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Top de profissões mais procuradas pelos empregadores em novembro de 2021 e variação face novembro de 2020

Apesar de sete das dez profissões serem as mesmas, a sua ordenação é bastante diferente. A profissão de ‘Programador de software’ é única do top que não mudou de posição face ao ano anterior, mantendo-se como a mais procurada de todas as profissões.

Destacam-se as subidas de seis e uma posição das profissões ‘Programador Web e de multimédia’ e ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ ao segundo e terceiro lugar do top, respetivamente.

No sentido oposto, as profissões de ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ e ‘Especialista em recursos humanos’ desceram uma posição encontrando-se, em novembro de 2021, na quarta e sexta posição do top, respetivamente.

A profissão de ‘Analista de sistemas’ teve uma queda mais acentuada ao descer cinco posições da segunda para a sétima posição do top em novembro de 2021.

Face a novembro de 2020, as três profissões que saíram do top foram:

_ Pessoal de informação administrativa

_ Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres

_ Agente imobiliário e gestor de propriedades

Das profissões que entraram no top destaca-se, a profissão de ‘Empregado de mesa e bar’ com uma subida de sessenta e quatro posições até ao oitavo lugar em novembro de 2021.

As profissões de ‘Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança’ e ‘Empregado de escritório, técnico de secretariado e operador de processamento de dados’ que, em novembro de 2020, não se encontravam entre as dez mais procuradas, subiram até à quinta e décima posições do top das profissões mais procuradas em novembro de 2021.

NOTAS:
(1) O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO DE FONTES ESTÁVEIS NO MÊS DE JANEIRO DE 2020.
Partilha este artigo_