Há 200 anos, democratizou-se a leitura e a escrita, hoje em dia precisamos de democratizar as competências necessárias para a saúde mental

Até há alguns anos atrás, a saúde mental era um assunto tabu, desenvolver competências psicológicas era apenas acessível a executivos. Conforme a complexidade da vida acelera, o mesmo acontece com a necessidade de sermos mais resilientes, adaptativos, orientados para os valores, criativos, etc. – todas as dimensões interiores, que determinam cada vez mais o nosso sucesso na vida, e cuja falta muitas vezes leva a desafios de saúde mental.

Cada vez mais pesquisas mostram que desenvolver a mente por meio de intervenções baseadas em evidências científicas, não só é possível, como também é um ponto de alavancagem poderoso que impacta todos os outros aspetos da vida de cada um e, a longo prazo, a sociedade. Por exemplo, melhorar a gestão de contratempos impacta o stress, e torna-nos melhores funcionários, pais e até mesmo cidadãos mais empáticos.

Tal como as escolas públicas, há 200 anos, democratizaram a leitura e a escrita, hoje em dia a sociedade precisa de democratizar as competências interiores necessárias para a saúde mental e para o desenvolvimento. A questão é como? O mais difícil de conseguir, é usar ferramentas baseadas em ciência, fáceis de usar e relevantes o suficiente para sustentar a prática durante o tempo necessário para que funcionem.

Foi com esses desafios como objetivo que iniciamos a Fundação 29k, em conjunto com algumas das mentes mais brilhantes em psicologia. Mais de quatro anos e centenas de iterações depois, descobrimos uma solução que coloca ferramentas poderosas e de suporte social significativo nas mãos de qualquer pessoa, com um telefone, e faz isso gratuitamente.

A inovação não foi a tecnologia, mas sim o poder de ser ouvido e ouvir os outros, de forma honesta, a refletir no que realmente importa. Isso é feito de diversas formas, uma delas, através da partilha de embaixadores confiáveis, que partilham as suas experiências.

Uma outra forma, é a que existe nos programas mais longos, onde pequenos grupos de participantes têm a opção de se encontrarem uma vez por semana, em sessões de vídeo em direto. Para algumas pessoas pode ser intimidante, mas os dados demonstram que este formato mudou centenas de vidas ao permitir uma prática conjunta.

A iniciativa 29k está a desenvolver-se no sentido de disponibilizar apoio psicológico duradouro para todos e, tal como a wikipedia fez pela informação, fazê-lo pela saúde mental e desenvolvimento pessoal.

A plataforma 29k, acessível através da app 29k, oferece atualmente uma variedade de programas de várias semanas, baseados em evidências, que cobrem tópicos como ansiedade, stress, relacionamentos e autocompaixão. Cobre também exercícios de 2-20 minutos e meditações para o apoio no dia-a-dia, quando sentimos necessidade de nos acalmarmos, lidar com stress ou tomar uma grande decisão.

Todo o conteúdo é gratuito e foi criado por mais de 50 psicólogos, revisto por pares e está em contínuo desenvolvimento.

Em comparação com outros aplicativos de saúde mental ou bem-estar, a plataforma 29k não tem fins lucrativos, o que garante que todo o conteúdo está inteiramente direcionado para o interesse dos utilizadores, por outro lado tudo que é criado na plataforma permanece em open-source e fica disponível numa licença “creative commons".

A FJN, juntamente com a 29k, está a expandir a plataforma para o mundo de língua portuguesa, tendo sido convidadas mais organizações, pesquisadores e filantropos para se juntarem a nós, na solução de um dos desafios mais centrais e urgentes – como apoiar a saúde mental e o desenvolvimento de milhões de pessoas, gratuitamente.
Desenvolve o teu potencial __________ toda a informação sobre a app 29k FJN aqui
Partilha este artigo_