Em agosto de 2022, as ofertas de emprego decresceram face a julho

A análise da evolução das ofertas de emprego é um indicador relevante para perceber a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos e, no caso particular dos últimos anos, às diferentes fases crise pandémica.

As ofertas de emprego permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho nos últimos meses, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO EM AGOSTO DE 2022 COMPARATIVAMENTE AOS MESES ANTERIORES?

As ofertas de emprego de agosto de 2022 diminuíram 15% em comparação com as de julho, invertendo a tendência de crescimento que se tinha verificado nesse mês: entre junho e julho de 2022 as ofertas cresceram 37%. 

A seguir a janeiro – mês ainda marcado pela pandemia – e a junho, o volume de ofertas de agosto foi, até ao momento, o mais baixo de 2022. De facto, verificou-se uma redução de 33% entre as ofertas de agosto em comparação com as de março, mês, até então, com o maior volume de ofertas do ano de 2022.

Não obstante, as ofertas de agosto de 2022 foram superiores ao volume de ofertas de qualquer um dos meses de 2021, período bastante marcado pela crise pandémica e pelos subsequentes efeitos no mercado laboral.

Evolução mensal das ofertas de emprego entre janeiro de 2021 e agosto de 2022 (janeiro de 2021 = 100)

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.1

COMO SE COMPARA A OFERTA DE EMPREGO EM AGOSTO DE 2022 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2021?

Apesar da redução face ao mês anterior, o volume das ofertas de emprego de agosto de 2022 foi 72% superior ao do mês homólogo do ano transato. Ou seja, o volume de ofertas em agosto de 2022 foi cerca de 1,7 vezes superior ao volume das ofertas do período homólogo de 2021.

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES QUE MAIS CRESCERAM E DIMINUÍRAM?

O forte crescimento, em termos agregados, do número de ofertas de emprego em agosto de 2022 face ao período homólogo do ano anterior também se traduziu, previsivelmente, no crescimento das ofertas de emprego para a maioria das profissões entre os dois períodos: 68% das profissões BF registaram um aumento do volume de ofertas comparativamente ao mês homólogo de 2021.

Destas, destacaram-se as seguintes com um crescimento a nível das ofertas de emprego superior a 350%, ou seja, para todas estas profissões o volume de ofertas em agosto de 2022 foi pelo menos 4,5 vezes superior ao verificado em agosto de 2021:

Em termos absolutos, o aumento das ofertas foi mais acentuado nas seguintes profissões, ao registarem um crescimento superior a 350 ofertas entre os dois períodos:

Apesar de estarem em minoria, houve também um conjunto de profissões com um decréscimo do volume das ofertas em agosto de 2022 face ao período homólogo de 2021 superior a 90%:

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM AGOSTO DE 2022?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo dos últimos anos devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas têm sido bastante consistentes ao longo do tempo.

De facto, existem seis profissões no top dez das profissões mais procuradas em agosto de 2022 que também estavam no top em agosto de 2021. Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em agosto de 2022 foi composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Top de profissões mais procuradas pelos empregadores em agosto de 2022 e variação face a agosto de 2021

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.

Os ‘Programadores de software’ e os ‘Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ mantiveram-se como as duas profissões mais procuradas no 1º e 2º lugar, respetivamente. Também os ‘Diretores de investigação e desenvolvimento’ não alteraram de lugar ao permanecerem na penúltima posição do top das mais procuradas em agosto de 2022.

Para as restantes e, apesar de seis das dez profissões serem as mesmas, a sua ordenação entre as mais procuradas foi diferente. Destacou-se a subida em duas posições dos ‘Representantes comerciais’ do 10º para o 8º lugar do top das profissões mais procuradas. No sentido inverso, os ‘Empregados de mesa e bar’ e os ‘Analistas de sistemas’ baixaram em uma posição encontrando-se, em agosto de 2022, na 4ª e 5ª posição do top, respetivamente.

Face a agosto de 2021, as quatro profissões que saíram do top foram as seguintes:

Todas as profissões supramencionadas encontravam-se desde a 5ª até à 8ª posição do top das mais procuras em agosto de 2021, respetivamente.

Por oposição, as seguintes profissões entraram no top das mais procuradas em agosto de 2022:

Destas profissões, destacaram-se as subidas em 14 posições do ‘Pessoal de informação administrativa’ e dos ‘Empregados dos centros de chamadas’ até à 3ª e 6ª posição do top das mais procuras em agosto de 2022, respetivamente.

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO DE FONTES ESTÁVEIS NO MÊS DE JANEIRO DE 2021. OFERTAS DE EMPREGO ONLINE DE FONTES ESTÁVEIS.
Partilha este artigo_