Em agosto de 2021, as ofertas de emprego caíram face a julho de 2021 e agosto de 2020

A análise da evolução das ofertas de emprego é relevante para perceber a resposta dos empregadores às diferentes fases dos ciclos económicos e, no caso particular dos anos de 2020 e 2021, às diferentes fases da crise pandémica.

As ofertas de emprego permitem não só perceber a dinâmica de procura pelo mercado de trabalho nos últimos meses, mas também analisar variações homólogas, ou seja, variações verificadas face ao mesmo período do ano anterior.

COMO EVOLUIU A OFERTA DE EMPREGO EM AGOSTO DE 2021 COMPARATIVAMENTE AOS MESES ANTERIORES?

As ofertas de emprego de agosto de 2021 registaram um decréscimo de aproximadamente 13% face ao mês anterior, invertendo a tendência de crescimento registada nos três meses anteriores: entre maio e julho verificou-se um aumento de 19% das ofertas de emprego online.

Apesar da redução face aos meses anteriores, comparando com os três primeiros meses do ano de 2021 – sobretudo janeiro e fevereiro, meses fortemente marcados pela crise pandémica e subsequentes restrições com forte impacto económico e social – as ofertas de agosto registaram um crescimento significativo. Face ao primeiro mês de 2021, as ofertas cresceram cerca de 29%. A variação entre fevereiro e agosto foi mais significativa com as ofertas a aumentarem 78%, ou seja, as ofertas de agosto foram mais de 1,7 vezes das ofertas de fevereiro. O crescimento face a março foi mais contido com as ofertas a variarem cerca de 16% entre março e agosto de 2021.

O volume de ofertas de emprego em agosto de 2021 foi também ligeiramente superior ao verificado no mês de maio de 2021: variação de 3,4% entre maio e agosto de 2021.

Em suma, apesar da inversão de crescimento face ao mês anterior, as ofertas de agosto foram superiores às ofertas de todos os meses do 1º trimestre e do mês de maio de 2021.

Evolução mensal das ofertas de emprego online de fontes estáveis entre janeiro de 2020 e agosto de 2021 (janeiro de 2020 = 100)

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.1

COMO SE COMPARA A OFERTA DE EMPREGO EM AGOSTO DE 2021 FACE AO PERÍODO HOMÓLOGO DE 2020?

Apesar da forte queda das ofertas de emprego entre julho e agosto de 2020 (-35%), o volume de ofertas em agosto de 2021 foi inferior ao registado no período homólogo de 2020. Face a agosto de 2020, as ofertas de emprego de agosto de 2021 caíram cerca de 17%.

FACE A AGOSTO DE 2020, QUAIS FORAM AS PROFISSÕES EM QUE AS OFERTAS DE EMPREGO MAIS CRESCERAM E DIMINUÍRAM?

Cerca de 65% das profissões do Brighter Future registaram uma redução das ofertas em agosto de 2021 face ao período homólogo de 2020. Para as seguintes profissões a queda a nível das ofertas de emprego foi superior a 60%:

_ Compositor, músico, cantor, bailarino e coreógrafo
_ Ator, apresentador, criativo e outros artistas
_ Fiscal, cobrador de transportes públicos e guia intérprete
_ Professor dos ensinos universitário e superior
_ Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
_ Vendedor ambulante (exceto de alimentos) e prestador de serviços na rua
_ Técnico de eletrónica
_ Técnico de nível intermédio da área financeira, avaliação imobiliária e da estatística

Em termos absolutos, a queda das ofertas foi mais acentuada nas seguintes profissões, ao registarem uma redução superior a 150 ofertas entre os dois períodos:

_ Programador de software
_ Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
_ Representante comercial

Em contraste, e apesar do decréscimo generalizado das ofertas, as ofertas de emprego de algumas profissões registaram um crescimento superior a 60%.

_ Empregado de mesa e bar
_ Ajudante de cozinha e assistente na preparação de refeições
_ Diretor financeiro
_ Fisioterapeuta
_ Diretor dos serviços das tecnologias da informação e comunicação (TIC)
_ Rececionista, exceto de hotel

QUAIS FORAM AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS EM AGOSTO DE 2021?

Apesar da volatilidade registada no número de ofertas mensais de emprego ao longo do último ano devido, em grande parte, às diferentes fases da crise pandémica e aos subsequentes impactos na atividade económica, as profissões mais procuradas em agosto de 2021 são semelhantes às do período homólogo do ano anterior.

De facto, existem sete profissões no top dez das profissões mais procuradas em agosto de 2021 que também estavam no top no mesmo mês do ano de 2020.

Tal como verificado para os meses anteriores, o top de profissões mais procuradas em agosto de 2021 é composto, na sua maioria, por profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio.

Top de profissões mais procuradas pelos empregadores em agosto de 2021 e variação face agosto de 2020

FONTE: BURNING GLASS; FJN/BRIGHTER FUTURE.

As profissões de ‘Programador de software’ e ‘Operador de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ mantêm-se como as duas mais procuradas na primeira e segunda posição do top, respetivamente.

Apesar de sete das dez profissões serem as mesmas, a sua ordenação é bastante diferente. Destaca-se as subidas de uma posição das profissões ‘Analista de sistemas’ e ‘Especialista em recursos humanos’ à quarta e quinta posição, respetivamente.

No sentido oposto, a profissão de ‘Técnico de apoio aos utilizadores das tecnologias da informação e comunicação (TIC)’ teve uma queda de três posições da terceira para a sexta posição do top. Também a profissão de ‘Representante comercial’ caiu seis posições, encontrando-se na última posição do top em agosto de 2021.

Face a agosto de 2020, as três profissões que saíram do top foram:

_ Pessoal de informação administrativa
_ Trabalhador não qualificado da indústria transformadora
_ Mecânico e reparador de máquinas e de veículos terrestres

Das profissões que entraram no top destaca-se, a profissão de ‘Empregado de mesa e bar’ com uma subida de vinte e uma posições até ao terceiro lugar em agosto de 2021. As restantes duas profissões que entraram no top das mais procuradas foram as seguintes:

_ Engenheiro biomédico, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ótico e de segurança: com uma subida de 11 posições
_ Diretor de investigação e desenvolvimento: com uma subida de 8 posições

1O ÍNDICE 100 É UMA NORMALIZAÇÃO DO NÚMERO GLOBAL DE OFERTAS DE EMPREGO DE FONTES ESTÁVEIS NO MÊS DE JANEIRO DE 2020.
Partilha este artigo_