As profissões em que compensa completar um mestrado (anos anteriores)

Para os jovens que estejam a considerar prosseguir os estudos é relevante perceber o ganho associado a níveis de escolaridade mais elevados.

Em 2018, os trabalhadores entre os 25 e os 34 anos que completaram um mestrado tinham, em média, um salário 20% mais elevado que os trabalhadores que completaram a licenciatura.

Este valor tem por base os trabalhadores em empresas do setor privado e do setor empresarial do estado.

Esta diferença salarial não é comum em todas as profissões, havendo até profissões em que os licenciados têm, em média, salários mais elevados que os mestres.

DIFERENÇA SALARIAL ENTRE MESTRADOS E LICENCIADOS POR PROFISSÃO EM 2018

FONTE: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS PARA 2018 E APENAS PARA OSTRABALHADORES ENTRE 25 E 34 ANOS. PREÇOS CONSTANTES DE 2020.

Analisando este indicador por profissão, conclui-se que:

  • Há profissões em que os mestres chegam a ganhar, em média, mais de 50% que os licenciados
    Operadores de instalações e máquinas, do fabrico de produtos químicos e fotográficos; e Pessoal de ambulâncias e outros profissionais de nível intermédio da saúde.

  • Há profissões em que os mestres têm um salário médio igual ao dos licenciados
    Por exemplo Farmacêuticos; Instrutores e monitores de atividade física e recreação; Designers de produto, têxteis, moda e de interiores.

  • Há uma minoria de profissões em que os mestres ganham, em média, menos que os licenciados
    Com destaque para os Operadores do fabrico de vidro, produtos cerâmicos, máquinas a vapor e caldeiras, de embalar e outros; Assistentes de viagem e comissários.
Partilha este artigo_