As médias de entrada no ensino superior voltaram a aumentar em 2021

A crise da Covid-19 afetou fortemente o setor da educação, que teve de se adaptar às restrições impostas pela pandemia. Uma das medidas adotadas, e que se manteve em 2021, foi permitir aos alunos realizarem exames nacionais apenas nas disciplinas que servem como provas de ingresso ao ensino superior.

Em 2020, esta medida excecional resultou no aumento da média das notas dos exames do 12º ano face a 2019. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este aumento verificou-se em quase todas as disciplinas – à exceção de Geometria Descritiva A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais – e chegou a ser superior a 3 valores em algumas disciplinas. Já em 2021, a média das notas dos exames nacionais caiu face a 2020, mas ainda continua acima dos valores de 2019 na maioria das disciplinas.

Um mercado de trabalho particularmente difícil para os jovens associado a melhores condições para os alunos se apresentarem a concurso, levou a um aumento no número de candidatos à primeiro fase do concurso nacional de acesso. De acordo com a DGES, entre 2019 e 2020, esse valor aumentou em 22% e, entre 2020 e 2021, em 2,3%. Apesar disso, quer o número de vagas quer o número de colocados reduziu em 2021 comparativamente ao ano anterior, em 1,5% e 3%, respetivamente.

A maior procura aliada a uma redução do número de vagas contribuiu para um aumento, embora ligeiro, das médias de entrada no ensino superior.

Neste insight analisam-se estas médias de entrada (as notas de candidatura dos últimos colocados pelo contingente geral da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso em 2021) e a sua comparação com 2020. Consideram-se os cursos de licenciatura e mestrado integrado do ensino superior público presentes no Concurso Nacional de Acesso.  

AS MÉDIAS DE ENTRADA AUMENTARAM PARA A MAIORIA DAS ÁREAS DE FORMAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Em termos agregados, em 2021, a média de entrada aumentou em 0,4 valores, de 13,78 para 14,14 valores. Apesar de menos pronunciado, este aumento acresce ao que se tinha verificado entre 2019 e 2020 (0,7 valores).

Enquanto de 2019 para 2020, as médias de entrada aumentaram em todas as áreas de formação, de 2020 para 2021, houve maior variabilidade. Por um lado, o aumento das médias de entrada foi mais acentuado nas áreas das ‘Ciências da vida’ e ‘Ciências veterinárias’ com uma variação superior a 1 valor e nas áreas da ‘Saúde’ e ‘Serviços de segurança’, com um aumento superior a 0,8 valores.  

Por outro lado, a média das notas dos últimos colocados em cursos das áreas dos ‘Serviços de transporte’ e ‘Matemática e estatística’ caiu em cerca de meio valor. Também se verificou uma queda nos cursos de ‘Informática’ e ‘Indústrias transformadoras’, embora de menor magnitude.  

Média das notas de candidatura dos últimos colocados no Concurso Nacional de Acesso de 2021, por área de formação

FONTES: DGES, FJN/BRIGHTER FUTURE (1)

QUAIS FORAM OS CURSOS COM AS MAIORES MÉDIAS DE ENTRADA EM 2021?

À exceção de um curso na área das ‘Humanidades’, os cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2021 são das áreas CTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas) e ‘Saúde’: quatro na área de formação das ‘Engenharias e afins’, outros quatro na área da ‘Saúde’ e um na área das ‘Ciências físicas’. Metade dos dez cursos com maior nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso em 2021 são novas licenciaturas, a maioria das quais operava anteriormente como mestrado integrado.

Cursos com as médias de entrada mais elevadas em 2021

FONTE: DGES, FJN/BRIGHTER FUTURE (2)

O número de cursos com médias de entrada acima dos 19 valores reduziu de quatro no CNA de 2020 para dois no CNA de 2021: um na área da ‘Engenharia e técnicas afins’ e outro na área de ‘Saúde’.

QUAIS FORAM OS CURSOS COM AS MÉDIAS DE ENTRADA MAIS BAIXAS EM 2021?

A maioria dos cursos com as médias de entrada mais baixas são do ensino politécnico e localizam-se no interior de Portugal. À exceção de um destes cursos, as notas de candidatura do último colocado pelo contingente geral da 1º fase desceram em 2021 face a 2020.

Esta redução foi superior a três valores nos cursos de ‘Enologia’ e ‘Engenharia Informática’ da ‘Universidade de Évora - Escola de Ciências e Tecnologia’ e superior a dois valores no curso de ‘Gestão (regime noturno)’ do ‘Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Tecnologia e Gestão’.

Cursos com as médias de entrada mais baixas em 2021

FONTE: DGES, FJN/BRIGHTER FUTURE (3)

QUANDO COMPARADA A LISTA DOS CURSOS COM AS MÉDIAS DE ENTRADA MAIS ELEVADAS E MAIS BAIXAS EM 2021, SOBRESSAEM VÁRIAS DIFERENÇAS.

Primeiro, enquanto as médias de entrada mais elevadas se verificaram em cursos do ensino universitário localizados em grandes centros urbanos, as médias mais baixas registaram-se em cursos do ensino politécnico localizados em regiões do interior.

Segundo, com exceção da área ‘Engenharia e técnicas afins’ não há sobreposição entre as áreas de formação dos cursos destas duas listas. Dos dez cursos com médias de entrada mais baixas, quatro são de ‘Ciências empresariais’, dois de ‘Agricultura, silvicultura e pesca’ e de ‘Indústrias transformadoras’ e apenas um curso das áreas de ‘Engenharia e técnicas afins’ e ‘Artes’.

Em média, parece haver uma associação positiva entre as médias de entrada e o número de vagas dos cursos. O gráfico seguinte ilustra esta correlação positiva (0,36), bem como uma maior concentração das médias de entrada mais elevadas no ensino universitário.

Número de vagas e médias de entrada por curso e subsistema de ensino, em 2021

FONTE: DGES, FJN/BRIGHTER FUTURE (4)

AS MÉDIAS DE ENTRADA E VAGAS DE TODOS OS CURSOS EM 2021

A tabela seguinte apresenta as médias de entrada e as vagas de 2021 para todos as licenciaturas e mestrados integrados do ensino superior público com essa informação disponível e com pelo menos um aluno colocado no concurso nacional de acesso de 2021.

Podes filtrar a lista apresentada através da pesquisa. Por exemplo, podes pesquisar por um termo específico (ex: Design), uma instituição de ensino (ex: Nova) ou uma localidade (ex: Bragança).

FONTE: 1º FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO DE 2021 (DGES)

No Brighter Future, podes ainda pesquisar diretamente os cursos que te interessam e encontrar para cada um deles algumas informações: provas de ingresso, estatísticas sobre número de inscritos e diplomados, desemprego dos recém-diplomados, entre outras.

NOTAS:
(1) SÃO APRESENTADAS AS MÉDIAS DAS NOTAS DOS ÚLTIMOS COLOCADOS NA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM TODOS OS CURSOS DE LICENCIATURA E MESTRADO INTEGRADO DE CADA ÁREA DE FORMAÇÃO (2 DÍGITOS DA CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO 2005).
(2) SÃO APRESENTADOS OS 10 CURSOS COM MAIOR NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2021. É TAMBÉM APRESENTADA A NOTA DO MESMO CURSO EM 2020.
(3) SÃO APRESENTADOS OS 10 CURSOS COM MENOR NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2021. É TAMBÉM APRESENTADA A NOTA DO MESMO CURSO EM 2020.
(4) SÃO APRESENTADAS O NÚMERO DE VAGAS E NOTA DE CANDIDATURA DO ÚLTIMO COLOCADO PELO CONTINGENTE GERAL DA 1ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO EM 2020 DAS LICENCIATURAS E MESTRADO INTEGRADO DO ENSINO PÚBLICO.
Partilha este artigo_