As competências mais relevantes nas profissões que pagam melhor

As competências são usadas com diferentes graus de intensidade nas várias profissões o que permite identificar as que são mais relevantes num conjunto de profissões, num setor de atividade económica, numa região ou no mercado de trabalho como um todo.

Neste insight apresentam-se as competências que foram mais utilizadas com maior intensidade no conjunto das profissões que pagavam, em média, um salário mais elevado em 2019.

Esta análise tem em consideração que, para se exercer uma profissão, é necessário saber executar as tarefas da mesma (aptidões) e ter conhecimento num conjunto de áreas (áreas de conhecimento).

QUAIS SÃO ENTÃO AS APTIDÕES E ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS RELEVANTES NAS PROFISSÕES QUE PAGAM MELHOR?

São aquelas que apresentam uma maior intensidade de utilização e apresentadas nos visuais seguintes.

As aptidões e áreas de conhecimento mais relevantes

FONTES: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS DE 2019

No top de 2019 surgiram as aptidões Leitura, Aprendizagem ativa, Resolução de problemas complexos, Avaliação e Análise de sistemas. Em geral, estas são aptidões relacionadas com análise de informação complexa e resolução de problemas. 

Estas foram também as aptidões mais relevantes nas profissões que pagavam melhor em 2018. Destaca-se apenas a subida à segunda posição da aptidão Aprendizagem ativa por troca com a aptidão Resolução de problemas complexos.

Em termos de áreas de conhecimento, as mais relevantes nas profissões que pagavam melhor em 2019 foram: Computadores e Eletrónica, Matemática, Língua Portuguesa, Serviços Pessoais e Administração e Gestão.

Comparativamente ao ano anterior, as cinco áreas de conhecimento mais relevantes nas profissões que pagam melhor foram exatamente as mesmas, com exceção da área de conhecimento de Administração e Gestão que subiu uma posição encontrando-se em 2019 na quinta posição por troca com a área de conhecimento Engenharia e Tecnologia.

Para chegar a estas conclusões, teve-se em conta o conjunto das pessoas ao serviço em empresas do setor privado e do setor empresarial do estado e consideraram-se apenas as profissões com um salário médio no nono decil dos salários em 2019.

Partilha este artigo_