Pandemia aumentou ofertas de emprego nos setores da Saúde, da Distribuição e da Produção Alimentar

A crise provocada pela Covid-19 deu origem a alterações no mercado de trabalho de forma abrupta e inesperada. De forma a acompanhar a transformação social, o Brighter Future, portal da Fundação José Neves que reúne a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal, revela quais são as profissões com maior procura até ao terceiro trimestre de 2020 e quais as principais mudanças que surgiram na sequência da pandemia.

Os setores que registaram um maior aumento da empregabilidade são os da Saúde, da Distribuição e da Produção Alimentar. Em concreto as profissões de Enfermeiro, Operador de máquinas, de fabrico de produtos alimentares e similares e de Carteiro e similares.

Por sua vez, as profissões que sofreram maior queda na procura são as de Rececionista de hotel, Gerente de restauração, Compositor, Músico, Cantor, Bailarino e Coreógrafo.

Independentemente dos efeitos da pandemia, os dados recolhidos e analisados pela plataforma Brighter Future indicam que no topo da lista com mais ofertas de emprego mantêm-se profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao setor do comércio. São os casos de: Programador de Software; Analista de Sistemas; Operador de Caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas; Pessoal de Informação Administrativa; Especialista em Recursos Humanos; Técnico de Apoio aos Utilizadores das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Programador Web e Multimédia; Representante Comercial; Empregado de aprovisionamento, armazém, de serviços de apoio à produção e transportes; Mecânico e Reparador de máquinas.

Em resultado das mais recentes dinâmicas de emprego, as profissões de Vendedor e Encarregado de Lojas saíram desta lista no terceiro trimestre do ano. No segundo trimestre já havia caído a procura por Empregados de mesa e de bar.

Do primeiro para o segundo trimestre de 2020, cerca de 80% das profissões registaram um decréscimo de ofertas de trabalho, mas o cenário melhorou no entretanto. Os dados do Brighter Future indicam que, do segundo para o terceiro trimestre, a grande maioria das profissões recuperou da queda verificada nos primeiros seis meses. Apenas duas mantiveram uma evolução negativa: Professor de línguas fora do ensino oficial e Diretor e Gerente de outros serviços (planeia, dirige e coordena a oferta de serviços prestados por agências de viagens, centros de conferências, centros de chamadas, centros comerciais ou parques de campismo, entre outros). Nas  restantes profissões registaram-se sinais de retoma, embora muitas apresentem ainda níveis de procura que ficam aquém do período pré-pandemia, entre janeiro e março.

Outro dado relevante a ter em conta na análise do portal da Fundação José Neves indica que o aumento de ofertas de emprego tem um carácter mais constante em profissões como a de enfermeiro, em que a procura quadruplicou desde o início do ano.

Já em relação às competências do futuro em Portugal, existem duas aptidões emergentes, que são consideradas essenciais para os próximos anos e que ganharam maior preponderância com a crise pandémica: Aprendizagem Ativa e Estratégias de Aprendizagem.

A Aprendizagem Ativa é a capacidade de compreender as implicações de nova informação para os processos de decisão e de resolução de problemas atuais e futuros. É uma aptidão mais relacionada com profissões como a de Engenheiro Químico, Biólogo e Médico.

Estratégias de Aprendizagem define-se como a capacidade de selecionar e utilizar métodos de formação e instrução adequados ao ensino de novas matérias. Trata-se de uma aptidão essencialmente usada em profissões do setor da educação.

Partilha este artigo_