Matemática e Estatística: uma área de formação em crescimento e com potencial

COMO SE DESTACA A MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA NA ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO?

É uma área de formação do ensino superior que se destaca em diferentes indicadores relevantes de entrada no mercado de trabalho. Por exemplo, é simultaneamente a área de formação com:

_Menor percentagem de recém-diplomados inscritos como desempregados no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP): em 2019, apenas 1,13% dos diplomados dos últimos quatro anos letivos se encontravam nesta situação.


_Maior salário médio entre os licenciados entre os 15 e os 24 anos: em 2018, o salário médio deste grupo era de 1252€, 25% acima do salário médio de todos os licenciados na mesma faixa etária.

Apesar do número de diplomados em Matemática e Estatística ser ainda relativamente baixo – 302 diplomados no ano letivo 2018/2019 - é a área de formação que registou o maior crescimento de diplomados desde 2013/2014 (43%).

Nota: não se mencionam as áreas de Serviços de segurança e Serviços de transporte pois são constituídas por muito poucos cursos do ensino superior, tornando-as pouco comparáveis com as restantes.

COMO SE CARACTERIZAM OS ALUNOS DESTA ÁREA DE FORMAÇÃO?

Não se verificam diferenças substanciais no género dos alunos desta área de formação. No entanto, enquanto os alunos inscritos em cursos de licenciatura, mestrados e doutoramentos da área de formação Matemática e Estatística são maioritariamente do sexo masculino (52%), a situação inverte-se nos alunos que terminam os cursos. De facto, as mulheres encontram-se mais representadas entre os alunos diplomados – 54%.

Quais são as saídas profissionais dos diplomados em Matemática e Estatística?

Estas são as profissões mais comuns dos diplomados em Matemática e Estatística que trabalham no setor privado:

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

Estes diplomados trabalham sobretudo nos seguintes setores de atividade:

_Atividades financeiras e de seguros

_Educação

_Serviços de informação e atividades informáticas

_Atividades de consultoria

Quanto é o salário médio destes diplomados?

Em 2018, os trabalhadores do setor privado que se formaram em Matemática e Estatística recebiam, em média, um salário mensal bruto de 2282€, valor esse que diminuiu 7,5% face aos valores de 2010 e que é significativamente superior na Área Metropolitana de Lisboa.

FONTE: FJN/BRIGHTER FUTURE

Entre os licenciados nesta área de formação, verifica-se uma disparidade salarial entre géneros bastante menor que para a média de todos os licenciados do ensino superior.

De facto, os homens licenciados em Matemática e Estatística ganham, em média, 20% mais do que as mulheres nas mesmas condições, o que compara com 38% no conjunto de todos os licenciados.

Clica AQUI para saberes mais sobre esta área de formação.

Partilha este artigo_