As profissões cujo salário médio mais variou nos últimos anos

Entre 2010 e 2018, o salário real médio no conjunto de trabalhadores por conta de outrem em empresas privadas e do setor empresarial do estado diminui 2,2%.

Era de 1135€ em 2010 e situava-se em 1110€ no ano de 2018.

No entanto, esta tendência negativa não foi constante ao longo do tempo, tendo o salário real médio diminuído de forma mais drástica entre 2010 e 2015, em cerca de 5,3%, e aumentado nos anos seguintes até 2018 em 3,3%.

AS PROFISSÕES COM VARIAÇÃO SALARIAL MAIS PRONUNCIADA

_ Com maior diminuição salarial

Entre 2010 e 2015, cerca de 85% das 211 profissões consideradas no Brighter Future tiveram um decréscimo salarial, sendo as seguintes as que mais se destacaram pela magnitude desta variação:

_ Com maior crescimento salarial

Entre 2015 e 2018, verificou-se um aumento do salário médio em 73% das profissões, tendo sido superior nas seguintes:

UM INDICADOR DE ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS?

De acordo com a teoria económica, o crescimento dos salários em profissões específicas pode sugerir escassez de competências usadas naquela ocupação, uma vez que sinaliza um excesso de procura por estes profissionais face à oferta disponível. No entanto, pode haver outras razões para uma evolução positiva do salário médio e este indicador não deve ser visto de forma isolada.

Conjugando esta informação com a evolução do número de trabalhadores por profissão, é particularmente relevante o facto de duas profissões na lista de profissões com maior crescimento do salário médio se encontrarem também entre as que tiveram uma maior aumento do número de trabalhadores entre 2010 e 2018:

_Programador Web e de multimédia

_Especialista de redes informáticas

Ambas as profissões fazem parte do grupo profissional “Especialistas em tecnologias de informação e comunicação”, refletindo a crescente importância destes profissionais no panorama empresarial em Portugal.

HÁ PROFISSÕES COM DECRÉSCIMO SALARIAL CONSTANTE?

Nas tabelas acima, a análise das profissões foi feita para os dois períodos distintos à luz da evolução do salário médio do conjunto de todos os trabalhadores por conta de outrem. Tendo em conta o período entre 2010 e 2018, verificaram-se oscilações negativas e positivas no salário real médio de todas as profissões, com exceção das profissões:

_Analista Financeiro

_Especialista em recursos humanos,

que sofreram perdas salariais em todos os anos, a uma média anual de 2,3%.

Partilha este artigo_