Cursos_ exercícios_ meditações_

Todos os programas são baseados em pesquisa e ferramentas provadas cientificamente nas áreas da psicologia, e guiados pelos nossos embaixadores e amigos: 16 cursos com durações entre três e oito lições, 23 meditações e 26 exercícios individuais _
Deixa-te inspirar pelos nossos embaixadores
1.
Fátima Lopes

Autocompaixão

Este curso foi concebido para mudar a tua vida através da evolução da tua relação contigo mesmo. Vais trabalhar com base em exercícios definidos por meio de investigação de topo em autocompaixão. Vais aprender a identificar quando és demasiado crítico contigo mesmo, compreendendo porque o fazes e como isso te afeta. Mais importante ainda, vais explorar uma forma mais construtiva de te relacionares contigo próprio.

Estes exercícios têm sido comprovadamente úteis em muitos aspetos do dia-a-dia, desde o trabalho ao ensino e formação até à parentalidade e à autoestima. Existe evidência de que a prática da autocompaixão aumenta a felicidade e a motivação, diminui ansiedade e sintomas depressivos, bem como diminui o narcisismo e aumenta o altruísmo.

Fátima Lopes
2.
Paula Amorim

Ação baseada em valores

O curso ação baseada em valores fornece três ferramentas para criar uma relação mais construtiva e saudável com os desafios globais e sociais que enfrentamos nas nossas ações individuais. Aprende a ligar-te aos teus valores pessoais.  Concentra-te no que podes controlar. Torna-te um suporte mais positivo para as pessoas em dificuldade.

Paula Amorim
3.
José Neves

Stress e Resiliência

Dá o primeiro passo para seres mais resiliente e para uma vida menos stressante removendo as causas do stress e relacionando-te de uma forma diferente com o que não podes mudar.

Como seria a vida se fosse menos stressante? Este curso explora como viver uma vida com mais significado e como te tornares mais resiliente. Vai-te preparar a lidar melhor com as causas do stress e vai dar-te força para te relacionares de forma diferente com ele.

José Neves
4.
Catarina Furtado

Nutrir relações em tempos difíceis

Em tempos difíceis, poucas coisas são tão importantes como uma profunda ligação aos outros. Ao mesmo tempo, quando nos encontramos no meio da agitação, esquecemo-nos facilmente de nutrir as nossas relações.  

Este curso explora as formas mais poderosas de fortalecer e aprofundar as tuas relações.

Catarina Furtado
5.
Luís Portela

Valores

Na nossa vida diária muitas vezes perdemos contacto com o que é importante para nós. Isto é particularmente verdade quando lidamos com situações desafiantes. É também nestas alturas que temos tendência a abdicar das atividades que nos preenchem e satisfazem.

Conectar-nos com os nossos valores fundamentais é uma ferramenta poderosa para despoletar ações com significado em todos os momentos da nossa vida.

Luís Portela
6.
Carlos Oliveira

Encontrar significado nas dificuldades

Nestes tempos turbulentos dá o primeiro passo na caminhada para uma vida com mais significado e baseada no que é realmente importante para ti.

Na nossa vida diária facilmente perdemos noção do que é realmente importante para nós, em particular quando estamos a lidar com uma situação complicada ou a atravessar uma crise. É nestas alturas que temos tendência para abandonar as atividades que nos recarregam as baterias. Conectar-nos aos nossos valores mais profundos é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a tomar as ações com mais significado em qualquer área da nossa vida. Mesmo quando o mundo à nossa volta parece estar de cabeça para baixo temos a oportunidade de reiniciar a nossa vida levando-a numa direção com mais significado.

Carlos Oliveira
7.
José Neves

Lidar com a Ansiedade e a preocupação em momentos difíceis

Estás numa situação difícil com medo do que o futuro te reserva? Este curso vai dar-te ferramentas para lidares com a ansiedade e o stress. Não estamos sozinhos. Por vezes a nossa vida coloca-nos em situações inesperadas. Quando confrontados com um desafio é perfeitamente normal experimentar emoções fortes como stress, preocupação e ansiedade. É desta forma que o teu corpo e o teu cérebro te dizem que alguma coisa está errada.

Experimentar emoções difíceis pode impulsionar-nos para ações construtivas. Mas, em vez disso, muitas vezes ficamos bloqueados na nossa ansiedade e embarcamos em comportamentos que nos fazem sentir pior. Neste percurso vamos aprender um conjunto de ferramentas psicológicas que estão provadas como redutoras dos efeitos do stress, ansiedade e opressão.

José Neves
8.
Cristina Alves

Aprofundar relações

Como seria a tua vida se fosses capaz de te expressar plenamente nos relacionamentos, com coragem e com amor, de forma a criar segurança para os outros fazerem o mesmo, e aceitando e recebendo o amor que as outras pessoas têm para te oferecer?

Este curso explora como desenvolver relacionamentos e como dar passos ambiciosos para que o teu verdadeiro eu ganhe vida nas relações. Se desejas fortalecer uma relação com um amigo, parceiro, colega ou familiar, este curso pode ajudar-te a começar. A fórmula básica apoiada na ciência é: gastar tempo x ser corajoso x ser amável x estar atento = ligação mais profunda.

Cristina Alves
9.
António Horta-Osório

LIDERANÇA

A liderança é uma competência relevante transversal à maioria dos aspetos das nossas vidas. Este curso em 8 lições, que tem por Embaixador,  um líder carismático e  relevante  em Portugal e no mundo, António Horta Osório, é um curso testado e validado por treinadores paralímpicos e por membros de equipas de estações espaciais.

Concebido para te ajudar a liderar em todas as áreas da tua vida, este curso vai dar-te uma variedade de competências   sociopsicológicas que te vão permitir implementar de uma forma mais segura e bem sucedida as tuas estratégias de liderança.  De que estás à espera para ser o líder em todas as áreas da tua vida?

António Horta-Osório
10.

LIDAR COM AS CRISES

Estás numa situação difícil com medo do que o futuro te reserva? Este curso vai dar-te ferramentas para lidares com a mudança e agir com sabedoria. Não estás sozinho.

A vida coloca-nos a todos em situações inesperadas e perante um desafio é normal experienciar emoções fortes como stress, preocupação, ansiedade. E se, muitas vezes,  as emoções difíceis nos impulsionam para ações construtivas, outras, pelo contrário, deixam-nos bloqueados na nossa ansiedade e levam-nos a adotar comportamentos que nos fazem sentir ainda pior.

Neste curso, vais aprender um conjunto de ferramentas psicológicas que podem reduzir os efeitos da tensão, do stress e da ansiedade. Criado na mesma altura em que rebentou a guerra na Ucrânia, este curso existe também em Ucraniano e Russo, a pensar em todas as pessoas desses países que vivem em Portugal.

11.

ALIVE

ALIVE, acrónimo para Actively Living and Interconnecting Vitally in on Embedded-world, ou seja, viver ativamente e interligar-se vitalmente num mundo Interconectado.  Este é o curso inovador, teste piloto da aplicação de um novo modelo psicológico que vais fazer.

O objetivo deste modelo é focar e envolveres-te em fazer o que é importante para ti, conectares-te com outras pessoas e potenciar o sentimento de pertença.

A investigação mostra que as pessoas que se envolvem em intervenções relacionadas com o ALIVE tendem a recuperar mais depressa de doenças, estão mais satisfeitas com a vida e menos deprimidas.  Estás à espera de quê para começar a viver ALIVE?

12.
Nenny

____ Como construir relações?

O que é importante para ti num amigo, numa amiga? Tens receio em exprimir os teus sentimentos? Queres construir relações melhores?

Relações - como funcionam?

As relações são fundamentais para os seres humanos - e muitas vezes são muito difíceis de gerir. Neste curso vamos abordar estes temas:

  • O que é importante nas relações para ti?
  • Ferramentas concretas para melhorar as relações
  • Pratica as tuas competências de construção de relações
Nenny
13.
António Casalinho

____ Sê teu amigo

És muito crítico de ti próprio? És muito duro contigo? Queres sentir-te mais confiante de quem és?

Sê o teu amigo.

Este curso foi estruturado para mudar a tua vida, alterando a relação que tens contigo através de exercícios baseados em investigação na área de autocompaixão. Vais aprender a identificar quando estás a ser muito crítico contigo e a entender a razão disso acontecer e como isso te afeta. Mais importante ainda, vais explorar uma maneira mais construtiva de te relacionares contigo mesmo. Praticar a autocompaixão aumenta a felicidade, a motivação, o altruísmo e reduz a ansiedade, os sintomas depressivos e o narcisismo.

António Casalinho
14.
Rita Rocha e Zicky Té

____ Lidar com o stress

Os exames criam-te ansiedade? Ficas em stress com competições e/ou avaliações? Tens dificuldade em lidar com a pressão social?

Como seria a tua vida se o stress fosse um problema menor?

Sentir stress é normal. Muitas pessoas passam por situações de stress no dia-a-dia e têm dificuldade em gerir todas as solicitações - todas as coisas que "devem" e "podem" fazer. Aprender a lidar com o stress pode ajudar-nos em várias situações. Neste curso, vais aprender como mudar as coisas que podes controlar e a encontrar novas formas de lidar com o que não consegues.

Rita Rocha e Zicky Té