Uma partilha para o desenvolvimento do talento em Portugal

Partilhamos com Portugal um instrumento de promoção da empregabilidade, e identificação de tendências, e necessidades do mercado de trabalho para contribuir para um país mais desenvolvido e competitivo. A todos os que possam contribuir para esta vontade, damos as nossas boas-vindas.

Uma partilha de dados e insights

Acrescentar às bases de dados existentes, o valor de uma relação entre eles, de uma leitura indicadora de tendências e insights, pode provocar no país a transformação numa sociedade de conhecimento. Já são alguns os parceiros que reconhecem o poder desta correlação e permitiram que nos inspirassemos na informação que já disponibilizam.

Dados sobre Educação

Aceder à evolução do número de de diplomados de cursos e áreas de formação, bem como perceber a sua empregabilidade e saídas profissionais mais comuns, são exemplos de dados que usamos para dar respostas a dúvidas concretas, dos estudantes, profissionais, empresas ou instituições.

Informações sobre Competências

Saber quais as competências mais relevantes para o mercado de trabalho em Portugal, as competências detalhadas pedidas pelos empregadores e as que estão relacionadas com empregos mais bem pagos, são dados críticos que exploramos para trazer informação nova aos portugueses.

Indicadores sobre Emprego

Saber o potencial salarial de cada profissão, as profissões que tem crescido ou diminuído mais em Portugal, as condições de trabalho mais comuns, os níveis de educação e competências necessárias para exercê-las, potencia escolhas mais acertadas.

Já temos uma estreita relação

Apoiamo-nos e inspiramo-nos na recolha já existente, sobre alguns dados de extrema importância.
Com alguns parceiros e entidades
1.
Universidade do Minho e Universidade de Aveiro

O Brighter Future conta com a consultoria científica de investigadores da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro: Carla Sá, João Cerejeira, Miguel Portela (Universidade do Minho) e Hugo Figueiredo (Universidade de Aveiro).

2.
INE

A FJN e o Instituto Nacional de Estatística (INE) assinaram um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do Brighter Future. O INE apoia o desenvolvimento desta ferramenta através do acesso e transmissão de dados. Em particular, o acesso a microdados das bases de dados "Quadros de Pessoal" e "Inquérito ao Emprego", permite a divulgação de informação detalhada sobre o mercado de trabalho e os trabalhadores portugueses.

3.
Burning Glass

A Burning Glass reúne informação sobre ofertas de emprego anunciadas em Portugal em diversas fontes online. A base de dados categoriza as ofertas de emprego e as respetivas descrições em atributos relevantes para a análise do mercado de trabalho - profissão, setor de atividade, competências detalhadas, nível de educação procurado e região. A Burning Glass revela quais as competências detalhadas que os empregadores mencionam nas ofertas de emprego.

4.
DGES e DGEEC

A FJN mantem contacto regular com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) no sentido de recolher dados relevantes sobre a educação em Portugal. Em particular, da DGEEC, trabalhamos com os dados do Infocursos calculando estatísticas sobre os cursos e áreas de formação do ensino superior. Da DGES, recebemos e divulgamos os dados do concurso nacional de acesso ao ensino superior.